Encantado: a cidade do maior Cristo do mundo

 O local:

De uns tempos para cá, a cidade de Encantado, no Vale do Taquari, tornou-se notícia no mundo todo. Esta bela cidade de pouco mais de 20 mil habitantes, que já dispunha de atributos e belezas naturais para o turismo, ganhou recentemente, não um simples protetor, mas o maior do mundo!  O Cristo Protetor começou a ganhar forma muito antes do início de sua construção. A Associação Amigos de Cristo é uma associação privada sem fins lucrativos, formada por um grupo de voluntários engajados no projeto da construção e manutenção do Cristo Protetor de Encantado. O local, no alto do Morro das Antenas, é um dos pontos mais altos da cidade e foi doado por uma família da cidade. Aliás, tudo no projeto levou apenas recursos privados e segue recebendo doações para sua conclusão.

O monumento, estátua de Cristo de braços abertos, possui uma altura total de 43,5 metros, sendo 6 metros de pedestal. A envergadura dos braços é de 39 metros. Tais dimensões deram ao Cristo Protetor de Encantado o título de maior estátua do gênero no mundo, superando até mesmo o famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Uma prova da grandeza deste projeto, que está transformando definitivamente o turismo da região do Vale do Taquari. 

O Cristo Protetor segue em obras, mas está recebendo visitantes. Desta forma, alguns cuidados devem ser tomados se você pretende visitar o monumento nos próximos meses, antes de sua inauguração oficial (prevista para novembro de 2023). Por isso, fomos até lá para conferir. Na ocasião, fizemos um tour pela cidade de Encantado, uma pequena cidade localizada ao lado do Rio Taquari e cercada de morros, característica predominante na região. 

pontos turísticos de Encantado, RS

Onde fica:

Encantado localiza-se a 144 quilômetros de Porto Alegre, bem ao lado do Rio Taquari, em uma região onde o vale é bem demarcado pelas montanhas do entorno. O acesso principal da cidade se dá pela RS-129, uma rodovia estadual que atravessa todo o Vale do Taquari e segue para o norte do estado. Ver detalhes

O Cristo Protetor localiza-se na comunidade de Garibaldi, interior do município e tem como acesso a Estrada dos Imigrantes e a Estrada São José, vias totalmente pavimentadas que dão acesso à Lagoa da Garibaldi. A Estrada do Cristo fica à direita da lagoa e tem 2,6 quilômetros de extensão. Ver detalhes

O que fazer:

Já que a cidade está se preparando para aumentar sua representatividade no turismo religioso, não podemos deixar de mostrar a bela Igreja Matriz São Pedro. Caprichosamente situada ao final da Rua Padre Anchieta, a igreja construída em estilo neogótico chama a atenção de quem ingressa ao centro da cidade, tanto pelas suas cores, quanto pelas suas duas torres. Em frente à igreja, o belo mural decorado homenageia os imigrantes que chegaram de barco e construíram a cidade.

pontos turísticos de Encantado, RS

Ao lado da igreja, outra homenagem ao padroeiro da cidade, em seu barco de pesca.

pontos turísticos de Encantado, RS
pontos turísticos de Encantado, RS

Palmeiras e uma pequena gruta complementam a bela praça em frente à igreja.

pontos turísticos de Encantado, RS

Em seu interior, a Igreja Matriz São Pedro é tão suntuosa quanto suas fachadas bicolores.

pontos turísticos de Encantado, RS

O teto abobadado e os belíssimos vitrais doados por moradores da cidade são os destaques da igreja.

pontos turísticos de Encantado, RS

Com o perdão da redundância, muito antes de se tornar destaque no turismo religioso, Encantado já encantava os visitantes com atrações e eventos. A cidade é palco da Suinofest, um dos principais eventos gastronômicos da região. O evento, que ocorre normalmente no mês de junho de cada ano, reúne milhares de visitantes de todo o estado, em busca das delícias da culinária local. 

pontos turísticos de Encantado, RS

Na localidade de Garibaldi, a cerca de 6 quilômetros do centro de Encantado, encontra-se a Lagoa da Garibaldi, um dos cartões postais da cidade e ponto de encontro de centenas de pessoas, aos finais de semana. O caminho até a lagoa é todo asfaltado e permite avistar o Cristo Protetor.

pontos turísticos de Encantado, RS

Por enquanto, a estrada entre a Lagoa da Garibaldi e o Cristo Protetor está em fase de pavimentação. 

pontos turísticos de Encantado, RS

Enquanto a estrada está em obras, o fluxo de veículos é alternado na parte estreita, a fim de permitir o acesso dos visitantes, que chegam de todas as partes do Brasil. Da Lagoa da Garibaldi até o Cristo Protetor, são pouco mais de 2,5 quilômetros. Enquanto aguardávamos a oportunidade de passagem, admirávamos a paisagem.

pontos turísticos de Encantado, RS

Chegando ao nosso destino, fomos cordialmente recepcionados pelos voluntários da Associação Amigos de Cristo, que corrdenam um passeio guiado no entorno do imponente monumento.

pontos turísticos de Encantado, RS

Após a conclusão, o visitante poderá subir de elevador até um mirante, posicionado na abertura em forma de coração, no peito do Cristo.

pontos turísticos de Encantado, RS

De qualquer forma, mesmo aos pés do Cristo, que está posicionado no alto de um morro com pouco mais de 400 metros de altitude, a vista é incrível! Deste ponto, avista-se a cidade de Encantado, contornada pelo Rio Taquari e as colinas do entorno.   

pontos turísticos de Encantado, RS

A previsão de conclusão das obras do entorno do Cristo Protetor e da estrada de acesso é para novembro de 2023. Até lá, recomendamos cautela e um pouco de paciência aos visitantes. Como a obra não levou nenhum recurso público, está sendo custeada por doações e contribuições de visitantes. Mesmo não estando pronto, o Cristo Protetor já recebeu mais de 150 mil visitantes de 40 países diferentes.

Enquanto o Cristo e seu entorno não ficam prontos, a visitação está restrita aos finais de semana e feriados. A visita deve ser guiada, por segurança. A utilização de drones deve ter autorização prévia, que pode ser solicitada através do WhatsApp (51)99817-0985.

Após a conclusão das obras, o complexo turístico contará com uma capela de vidro, um amplo jardim com chafariz e lavandário, além de bares e restaurantes.  

Informações sobre a condição da via, visitação ou reservas para grupos podem ser obtidas no site oficial do Cristo Protetor: https://www.cristoencantado.com.br/ ou através do e-mail imprensa@cristoencantado.com.br


Até a próxima!


Ir ao resumo


Veja também:

Um moinho raiz em Vespasiano Corrêa

Do alto da colina

Delícias da Colônia: de Colinas a Estrela

Forquetinha: o Vale Encantado

Paisagem de pintura no Morro Gaúcho: Arroio do Meio, RS

Arroio do Meio, RS

Um lugar especial: Parque Histórico de Lajeado, RS







Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR