MARCADORES

Mostrar mais

Delícias da Colônia: de Colinas a Estrela, RS

O local:

O Roteiro Delícias da Colônia, que passa pelas cidades de Imigrante, Colinas e Estrela, no Vale do Taquari, já foi abordado anteriormente, quando visitamos o Convento São Boaventura, a Cascata das Orquídeas e o Cactário Horst. Mas ele não termina por aí. Neste roteiro, há várias outras atrações, que iremos ver a seguir.
Delícias da Colônia parece remeter a atrações meramente gastronômicas, mas o roteiro não se resume só a delícias para o paladar. Aqui, há maravilhas para ver, sentir, tocar e ouvir, além do degustar. De belas paisagens a jardins floridos, do canto dos pássaros à boa e velha música alemã. Um roteiro pouco conhecido no Rio Grande do Sul, mas que pode resultar em um maravilhoso passeio!
O roteiro, que inicia na cidade de Imigrante, passa por Colinas, outra encantadora cidade às margens do Rio Taquari e que também recepciona muito bem seus visitantes, encerrando no interior de Estrela.
Colinas, RS

Onde fica:

Colinas, conforme mencionado anteriormente, localiza-se às margens do Rio Taquari, há 126 quilômetros de Porto Alegre e há 21 da maior cidade da região, Lajeado. Ver detalhes

O que fazer:

Ao passear pelas ruas de Colinas, o visitante logo percebe que esta não é só mais uma pequena e pacata cidade gaúcha. A verdade é que ela recebe bastante turistas, principalmente na Páscoa. A cidade é limpa, organizada e repleta de flores e casas em arquitetura enxaimel. Como viemos de Imigrante, a Praça Eldo Schöller foi a nossa primeira parada em Colinas. A praça chama a atenção pelas esculturas vegetais e pelo trenzinho ornamentado, alegria das crianças.
Praça Eldo Schöller, Colinas, RS

Nota-se esmero, principalmente para agradar o público infantil.
Colinas, RS

A vista da Rua Olavo Bilac, ao lado da Praça Eldo Schöller é realmente incrível.
Paisagem em Colinas, RS

Dali, é possível avistar também o Rio Taquari, entre as montanhas.
Vista do Rio Taquari, Colinas, RS

E as flores dão às ruas o charme e à cidade sua identidade.
Rua Olavo Bilac, Colinas, RS

Seguindo pela Rua Parobé e depois, pela Rua General Osório, encontra-se a Praça dos Pássaros, cartão postal da cidade de Colinas.
Praça dos Pássaros, Colinas, RS

Junto à Praça dos Pássaros, funciona uma feira, onde é possível adquirir lembrancinhas, produtos artesanais, além de pães, cucas e biscoitos. 
Feira do Artesanato, Colinas, RS

O relógio solar, os cogumelos e duendes fazem parte da ornamentação da praça, que também conta com uma quadra esportiva e banheiros bem conservados.
Relógio Solar, Colinas, RS

Atrás da Praça dos Pássaros passa a linha férrea, onde há este túnel, que além de ser utilizado para a passagem de trens, serve de cenário para books fotográficos.
Túnel da linha férrea em Colinas, RS

Seguindo para o interior do município, no sentido a Roca Sales, alguns casarões antigos, em estilo colonial, chamam a atenção.
Casarão em estilo colonial no interior de Colinas, RS

Entre Colinas e Roca Sales, esta é a vista que se tem do Rio Taquari.
Vista do Rio Taquari

Voltando pela RS-129, sentido a Estrela, encontra-se a Sirlei Chocolates e Biscoitos. Um ótimo lugar para saborear deliciosos chocolates artesanais.
Sirlei Chocolates

O estabelecimento é estiloso e todo ornamentado e funciona de segunda a sábado, das 08:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30, além de feriados, em horários diferenciados. 
Sirlei Chocolates

Seguindo por mais 4,5 quilômetros, também no sentido a Estrela, e depois, acessando a Estrada Boa Vista, à esquerda, encontra-se o Alambique da Família Berwanger. Um local acolhedor e inspirador.
Alambique da Família Berwanger, Estrela, RS

O local mantém o estilo germânico colonial.
Alambique da Família Berwanger, Estrela, RS

Além de degustar ótimos destilados produzidos artesanalmente pela Família Berwanger, também dá para desfrutar da tranquilidade e da bela decoração.
Alambique da Família Berwanger, Estrela, RS

Decoração esta, também de cunho religioso.
Alambique da Família Berwanger, Estrela, RS

Voltando à RS-129, seguindo por mais 700 metros, até o entroncamento com a Rua Adauto Cardoso, seguimos pela estrada não pavimentada, onde o Arroio Boa Vista é cruzado por uma estreita ponte de piso de madeira, que permite a passagem de um veículo por vez. Cerca de 500 metros após a ponte, há a entrada de uma fazenda, sinalizada por placas. Trata-se do Recanto do Avestruz.
Recanto do Avestruz, Estrela, RS

A fazenda, que já foi o maior criador de avestruz do Rio Grande do Sul, hoje conta com poucos animais, em virtude de limitações impostas pela legislação e também pelo mercado. As curiosas aves gigantes, ao perceberem o movimento, aproximam-se da cerca. Tome cuidado, pois elas confundem qualquer objeto que estiver ao seu alcance com comida, incluindo câmeras e celulares.
Recanto do Avestruz, Estrela, RS

Na fazenda, também são comercializados produtos artesanais, derivados do avestruz.
Recanto do Avestruz, Estrela, RS

E para finalizar o passeio, nada melhor do que um entardecer com uma vista linda dessas, ótima para recompor as energias!
Paisagem rural no interior de Estrela, RS

O interior do Rio Grande do Sul é repleto de locais maravilhosos e surpreendentes, por serem pouco conhecidos. Paisagens de vales e montanhas, rios, fazendas, locais acolhedores e de pessoas hospitaleiras. Se o seu objetivo for buscar um local tranquilo, dotado de belas paisagens e atrações gastronômicas, o Roteiro Delícias da Colônia é uma boa opção.
Visite também nossa página no Facebook e confira mais fotos deste e de vários outros lugares incríveis da nossa região.
Se você gostou desta matéria, inscreva-se no blog e receba novidades toda a semana, em seu e-mail. Prestigie nossas atrações turísticas. Assim, você relaxa e, ao mesmo tempo, estimula a economia.

Até a próxima!


Ir ao resumo




Pesquise e reserve sua vaga em hotéis e pousadas para sua próxima viagem em:















Comentários

Posts mais populares

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Goio-Ên: RS - SC

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira