Paisagem de pintura no Morro Gaúcho: Arroio do Meio, RS

O local:

O Morro Gaúcho é um dos diversos morros que circunda o Vale do Rio Taquari, no município de Arroio do Meio. Esta região se destaca, principalmente pelas suas belezas naturais e paisagens rurais. E neste conceito, o Morro Gaúcho não decepciona. Do alto do morro, que já foi jazida de extração de basalto para a construção civil, o que encontramos foram paisagens que mais parecem pinturas, verdadeiras obras primas da natureza!
Por se tratar de uma região de transição entre a bacia sedimentar do Vale do Taquari e das formações rochosas vulcânicas, típicas do planalto e da serra, ela acaba sendo premiada com este tipo de relevo, que mescla montanhas e vales, esculpidos pela ação dos rios e pela caprichosa e lenta erosão por intemperismo, ao longo de milhares de anos.
Vista do Rio Taquari

Onde fica:

O Morro Gaúcho localiza-se há 15 quilômetros do centro de Arroio do Meio. Para chegar lá, é necessário utilizar a RS-130, no sentido a Roca Sales. Nas proximidades do Km-87, placas já começam a anunciar o acesso ao ponto turístico, 1000 metros antes. O acesso ao morro, no Km-88, à esquerda de quem segue no sentido a Roca Sales, não é pavimentado, porém, possui boas condições para o tráfego. São 6 quilômetros de estradinha estreita até o topo do morro. Ver detalhes

O que fazer:

Como o topo do Morro Gaúcho está em uma altitude de cerca de 470 metros acima do nível do mar, ou seja, mais de 400 metros acima da altitude média da região, não espere uma subida fácil. Mesmo assim, subimos com um carro 1.0, sem maiores problemas. A maior atenção que se deve ter aqui é a estrada estreita, que não permite, em alguns trechos, a passagem de dois carros em sentidos opostos. Alguém sempre terá que encontrar um refúgio e aguardar. Ao chegar no topo, descobrimos que o local é bastante visitado, tanto por pessoas da própria região, quanto de fora. 
Acesso ao alto da pedreira, Morro Gaúcho

Além da placa de boas vindas, advertindo os visitantes a contemplarem a natureza, sem poluir ou retirar algo do lugar, o que chama a atenção são os diversos pontos de observação, que possibilitam avistar algumas cidades do entorno.
Vista do lado norte

A antiga pedreira é utilizada como estacionamento.
Antiga pedreira

Ao lado da placa de boas vindas, há uma estradinha que dá acesso à parte superior da pedreira, que pode ser acessada a pé, pois tem apenas uns 200 metros. Entretanto, alguns veículos Off-Road e motos conseguem se aventurar e vencer a rampa. 
Vista de cima da pedreira

A vista, do lado sul, permite avistar uma parte da cidade de Arroio do Meio.
Vista do lado sul

Lá no alto, nos vários pontos de observação, casais contemplam o pôr do sol, degustando um bom chimarrão e tornando o ambiente mais romântico.
Vista do lado sul

Seguindo pela trilha, no alto da pedreira, chega-se a outro ponto de observação, desta vez, no lado norte, onde é possível avistar a cidade de Roca Sales.  
Vista do lado norte

E com um céu limpo e o frio, tudo parecia ainda mais bonito!
Vista da cidade de Roca Sales

Retornando do alto da pedreira, ao lado da placa de boas vindas, tem-se a vista mais bonita do morro, no lado sudeste. 
Vista do Rio Taquari

Neste lado, a vista panorâmica do Rio Taquari e de uma parte do município de Arroio do Meio mais parece uma pintura. Não por acaso, é o ponto de observação mais disputado pelos visitantes.
Vista do Rio Taquari

Se você for passar algumas horas no alto do Morro Gaúcho, leve consigo o que for consumir, pois lá não há nenhum bar ou restaurante. Leve, também, umas cadeiras dobáveis, pois não há nenhuma estrutura, como bancos e outros itens que possam proporcionar certo conforto. Porém, não deposite o lixo no local, a fim de deixá-lo limpo e bonito para todos.
Aproveite o passeio e confira também os demais pontos turísticos da cidade de Arroio do Meio e da região.
Se você gostou desta matéria, inscreva-se no link na parte superior de sua tela e receba novidades sobre turismo regional toda a semana, em seu e-mail.
Acesse também nossa página no Facebook e confira mais fotos deste e de outros lugares incríveis da nossa região. Quem sabe, um deles possa se tornar seu próximo destino!


Até a próxima!






Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR