Arroio do Meio, RS
O local:
Arroio do Meio é um pequeno município gaúcho de formação originariamente germânica, localizado às margens do Rio Taquari. Um lugar belo e tranquilo! Com pouco mais de 20 mil habitantes, esta cidade do Vale do Taquari é composta por relevo que mescla montanhas e vales, pelos quais transitam, além do grande e majestoso Rio Taquari, também o Rio Forqueta, um de seus principais afluentes e diversos outros arroios que escoam das encostas da Serra Gaúcha e compõe esta grande bacia hidrográfica.
Por estas e outras que Arroio do Meio representa uma boa opção de roteiro, com belas paisagens e aroma de pães de forno, cucas e biscoitos artesanais.
Onde fica:
Arroio do Meio fica entre os municípios de Lajeado, cidade referência da região e de Encantado. Distante cerca de 125 quilômetros da capital, seu principal acesso se dá pela RS-130, rodovia estadual que margeia o Rio Taquari, de Encantado a General Câmara, próximo à sua foz. O município é delimitado a sul pelo Rio Forqueta e a leste pelo Rio Taquari. Ver detalhes
O que fazer:
A nossa primeira parada foi para contemplar a bela Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Rua Monsenhor Jacob Seger, no Centro, em frente à Praça Flores da Cunha. Seu estilo neogótico e sua torre de cerca de 46 metros de altura torna a igreja, inaugurada em 1940, visível de boa parte da cidade.
A Praça Flores da Cunha é um ponto de encontro para moradores e também para visitantes.
Atrás da Praça Flores da Cunha há uma rua coberta, utilizada em eventos diversos ou simplesmente para caminhar à sombra.
A cidade é calma e bonita, com ruas arborizadas e belos jardins.
Também no centro da cidade, a Área de Lazer Pérola do Vale é um local especial. Um lindo parque que conta com academia ao ar livre, banheiros, quadras esportivas e um belo lago repleto de aves aquáticas.
Seja para caminhar, seja para sentar-se e contemplar a natureza, o parque é uma excelente opção de lazer.
Um local para recarregar as baterias!
Após uma caminhada no parque, paramos em uma padaria ao lado da Praça Flores da Cunha, a fim de degustar algumas delícias da colônia. E elas realmente fazem jus ao nome do roteiro.
Às margens do Rio Taquari, há um espaço que também é utilizado por moradores e visitantes para lazer. O espaço sob a sombra das árvores conta com mesas e churrasqueiras.
Neste local, uma escadaria dá acesso ao rio.
Descendo a escada, pausa para contemplar o Rio Taquari.
Saindo da cidade e seguindo pela RS-130, sentido a Encantado, cerca de 7 quilômetros após o trevo de acesso, há uma pequena placa indicando o caminho para o Morro São José, por uma estradinha à esquerda.
À medida que subimos, a vista vai ficando mais encantadora.
A vista das montanhas e do vale é decorada também pelo Rio Taquari, que rega a região com suas águas agitadas.
Quando o GPS apontava altitude de cerca de 300 metros, chegávamos ao Galpão da Integração.
O local é um centro de eventos, mas possui um mirante que é aberto à visitação.
A decoração une capricho e rusticidade.
O mirante permite uma belíssima vista do Vale do Taquari.
Uma vista como esta é realmente inspiradora. Permanecemos ali por pouco mais de uma hora, tomando um bom chimarrão e apreciando esta paisagem magnífica.
Arroio do Meio possui outras atrações, como o Morro Gaúcho, a Casa do Museu e a Rota da Forqueta, os quais serão mostrados em futuras postagens deste blog. A Ponte de Ferro (já mostrada em postagens anteriores), que liga Arroio do Meio a Lajeado, também é uma das atrações turísticas do município. Para mais informações sobre turismo nesta bela cidade, acesse o site http://www.arroiodomeiors.com.br/.
Não deixe de visitar nossa página no Facebook: www.facebook.com/viciadosemestrada e curtir as fotos deste e de outros lugares incríveis da nossa região.
Não deixe de visitar nossa página no Facebook: www.facebook.com/viciadosemestrada e curtir as fotos deste e de outros lugares incríveis da nossa região.
Comentários
Postar um comentário