Pavos: surpresas da Segunda Légua em Caxias do Sul

 O local:

Caxias do Sul é rica em atrações turísticas, seja em sua sede administrativa, seja em seu interior. Aliás, cada passeio pelo interior da maior cidade da Serra Gaúcha é capaz de revelar uma surpresa diferente. É o caso da Segunda Légua, na região sudoeste do município, onde está localizada a Pavos Brassaria, uma pequena cervejaria instalada em um casarão em estilo rústico. 

Logo a Serra Gaúcha, famosa pela produção de vinhos, possui também ótimas cervejarias. A Pavos é um daqueles lugares onde você pode degustar cervejas artesanais, acompanhados de deliciosos petiscos, tudo isso em um ambiente magnífico e embalado por clássicos do Rock!

interior de Caxias do Sul

Onde fica:

A Pavos Brassaria localiza-se às margens da Estrada da Uva, na Segunda Légua, interior de Caxias do Sul, bem em frente à centenária capela de São Virgílio. Ver detalhes

O que fazer:

A região da Segunda Légua, com seus parreirais e onde até a estrada de acesso leva o nome de Estrada da Uva, mais parece um pequeno universo voltado para o vinho. Pois saiba que é exatamente neste ambiente que se encontra uma das várias cervejarias instaladas em Caxias do Sul. Mais do que isso, aos finais de semana, este pedacinho bucólico e calmo da capital da Serra Gaúcha ganha notas de Rock'n Roll

interior de Caxias do Sul

A Pavos Brassaria é uma micro cervejaria instalada em um casarão cuja construção data de 1877. Mas não é só isso que chama a atenção. O estabelecimento conta com um belo jardim e ambiente aconchegante. Os estabelecimentos em forma de "garden", ou seja, que contam com ambientes ao ar livre, sempre existiram, porém, de uns tempos para cá, tem ganhado cada vez mais adeptos, uma tendência que pode ser explicada por vários fatores: a fuga do stress do dia a dia, o período de isolamento social dos últimos anos, a ascensão do chamado turismo de experiências, ou simplesmente pela busca pelo tão desejado ar puro!

interior de Caxias do Sul

E neste caso, a cervejaria não poderia estar em melhor localização, bem em frente à centenária capela de São Virgílio, uma igrejinha construída pelos primeiros imigrantes italianos, em 1880.

interior de Caxias do Sul

A cervejaria também conta com este ambiente, utilizado para eventos e adornada com móveis e utensílios antigos. Um verdadeiro mini museu.

interior de Caxias do Sul
interior de Caxias do Sul

Desde cômodas e utensílios entalhados em madeira até os velhos cestos de vime crua e a tradicional sacola de palha trançada, fazem parte do pequeno acervo.

interior de Caxias do Sul
interior de Caxias do Sul

As paredes de pedra rústica foram mantidas e dão ao ambiente o toque de aconchego.

interior de Caxias do Sul

Mas até agora, só mencionamos o ambiente em si, então, que tal falarmos da especialidade do local: as cervejas?

Atualmente, a Pavos produz diversas variedades de cervejas, das mais leves e tradicionais às mais encorpadas. No cardápio, cada uma delas ganhou nome de estrela do pop. Por exemplo, a Pilsen é a Michael Pilsen, uma homenagem a Michael Jackson, maior artista pop de todos os tempos. A variedade Belgian Pale Ale é a  Belgian Elvis, relembrando o Rei do Rock.

interior de Caxias do Sul

Para acompanhar as deliciosas cervejas, o cardápio também conta com pizzas feitas à base de massa artesanal, com 24 horas de fermentação. Na ocasião, degustamos a de Parma com Figo, estrela do menu, que harmoniza muito bem com qualquer tipo de cerveja. O cardápio também conta com porções, doces, salgados diversos e até um delicioso chocolate quente!

No dia em que estivemos na Pavos, ainda fomos surpreendidos com este encontro de entusiastas de Scania 111, conhecido popularmente por Jacaré. 

interior de Caxias do Sul

O interminável caminhão Scania 111 e 111S era o "peso pesado" das estradas nos anos 70 e ainda hoje são vistos exemplares puxando carga Brasil afora. Estes, com placa preta, são veículos de colecionador.

interior de Caxias do Sul

No garden, há um espaço para as crianças e um belo gramado. Quando ocorre eventos de música ao vivo, o próprio gramado é o palco do espetáculo!

interior de Caxias do Sul

Aí é só se acomodar à sombra e desfrutar do ambiente, da música, da gastronomia e da natureza!

interior de Caxias do Sul

A cervejaria Pavos Brassaria funciona aos finais de semana, das 11:00 as 20:00. O espaço também pode ser reservado para eventos fechados, durante a semana. Para reservas, é só entrar em contato pelo telefone (54)99662-6968 ou diretamente no site da empresa: https://pavosbrassaria.com.br/ .

Acesse também nossa página no Facebook e aproveite um amplo conteúdo sobre turismo regional no Sul do Brasil. Curta, comente, compartilhe e programe sua próxima viagem ou passeio!


Até a próxima!


Veja também: 

Edificações históricas e belas paisagens em Loreto - interior de Caxias do Sul

Pelo interior de Caxias do Sul: Santa Lúcia do Piaí

Um mergulho na história da música gaúcha: Criúva - Caxias do Sul

Pelo interior de Caxias do Sul: Estrada do Imigrante - Terceira Légua

A curiosa história do Vale Profondo

Caxias do Sul: histórica e contemporânea




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR