Edificações históricas e belas paisagens em Loreto - interior de Caxias do Sul

O local:

Loreto é mais uma daquelas simpáticas comunidades do interior de Caxias do Sul. Esta, em especial, por ser uma das mais antigas do município. A comunidade de Nossa Senhora de Loreto pertence à região caxiense chamada de Segunda Légua, há cerca de 15 quilômetros do Centro da cidade, a sudoeste. A paisagem rural, tranquila e com as igrejinhas históricas é uma marca das regiões colonizadas por imigrantes italianos. Marcas que ficam bem evidentes também no casarão de pedra da Família Santini, construído em 1878 e mantido com zelo por seus proprietários.
interior de Caxias do Sul

Os imigrantes vindos da Itália, na segunda metade do século XIX, chegavam de navio a Porto Alegre e eram largados à própria sorte, para subir a serra em meio à mata fechada, pois não haviam estradas. Ao terminar a subida íngreme, já estafados da longa jornada, tinham a região da Segunda e Terceira Légua como ponto de parada. Alguns, seguiram sua jornada e colonizaram outras regiões da Serra Gaúcha, enquanto outros ali se estabeleceram, segundo títulos de posse concedidos pelo governo da época. As primeiras edificações a serem construídas nas vilas eram as igrejas e as escolas. As singelas igrejinhas e até algumas casas seguem de pé e hoje, ornamentam a região. 

Onde fica:

Loreto localiza-se a sudoeste da cidade de Caxias do Sul. Seu principal acesso é asfaltado e inicia na Rua Conceição, no Bairro Desvio Rizzo. Após a comunidade de Conceição da Linha Feijó, utiliza-se a Estrada da Uva até o trevo, que dá acesso a Forqueta (à direita) e a Loreto (à esquerda). Mais 6 quilômetros e chega-se a Loreto. Ver detalhes

O que fazer:

Antes de chegar a Loreto, paramos para contemplar e fotografar a antiga Capela de São Virgílio, construída em 1880.
Igreja de São Virgílio, Segunda Légua, Caxias do Sul

A capela é pequena e simples, mas tem um grande significado para sua comunidade. Um verdadeiro patrimônio histórico e cultural.
Igreja de São Virgílio, Segunda Légua, Caxias do Sul

Ao lado, o campanário ainda ostenta o tradicional sino, que badala avisando os fiéis sobre o horário das missas.
Igreja de São Virgílio, Segunda Légua, Caxias do Sul

Seguindo até Loreto, a capela da comunidade também é antiga. Foi construída em 1885.
Capela Nossa Senhora de Loreto, Segunda Légua, Caxias do Sul

A velha casa da Família Santini, construída em 1878, foi uma das primeiras a serem erguidas na região e hoje é uma das atrações de Loreto. A edificação histórica fica localizada próximo à Capela São Valentin.
interior de Caxias do Sul
interior de Caxias do Sul
interior de Caxias do Sul
Casa histórica de 1878, Loreto, Caxias do Sul

Não por acaso a estrada que corta a região da Segunda Légua chama-se Estrada da Uva. Parreirais não faltam e cobrem as montanhas como tapetes. Seguindo no sentido a São Valentim, encontra-se paisagens encantadoras de montanhas e pequenas propriedades rurais. Além de contemplar a paisagem, o visitante poderá visitar a cervejaria Schatz Bier. Ali, influências italianas misturam-se às alemãs, com uma cervejaria entre os parreirais. Veja horário de atendimento e condições de visitação em www.schatzbier.com.br.
Paisagem em São Valentim, Segunda Légua, Caxias do Sul

Para quem quiser sair do conforto das estradas pavimentadas, a dica é descer a Estrada da Uva até o Vale do Caí, em Vale Real. Uma forma diferente e emocionante de descer a Serra.
Circular pelo interior de Caxias do Sul é permitir surpreender-se com belas paisagens, patrimônios históricos construídos pelos primeiros imigrantes, além da excelente gastronomia típica, oferecida nas festas locais.
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos deste e de outros lugares incríveis. Se você gostou desta matéria, inscreva-se no link na parte superior de sua tela e receba novidades no seu e-mail semanalmente. 





Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR