Pelo interior de Caxias do Sul: Santa Lúcia do Piaí

O local

Santa Lúcia do Piaí é um distrito de Caxias do Sul. Distante cerca de 35 quilômetros do centro da cidade, a localidade já pertenceu a São Sebastião do Caí e a São Francisco de Paula, antes de se tornar um dos sete distritos caxienses. Recebeu este nome em homenagem à santa padroeira da comunidade, fazendo, também, menção ao Arroio Piaí, que corta a região. Embora seus principais acessos sejam pavimentados, talvez o mais belo e instigante seja pela estrada municipal que inicia na BR-116, na localidade de Vila Cristina e que margeia o Rio Caí por cerca de 15 quilômetros.
Este canto de Caxias do Sul foi colonizado por imigrantes europeus de diversas etnias. Primeiramente, por poloneses, os quais, segundo relatos de moradores locais, foi quase totalmente dizimada por uma epidemia de varíola, no final do século XIX. Depois, vieram os alemães e italianos.

Onde fica

A comunidade de Santa Lúcia do Piaí fica a sudeste do centro e tem seus principais acessos através do Bairro Cruzeiro, passando pelas ruas Luiz Michelon, Antônio Broilo e Padre Ângelo Tronca, até a estrada de acesso à Sexta Légua. O outro acesso bastante utilizado é através da estrada municipal que inicia na Rota do Sol e passa pelas comunidades de Fazenda Souza e São Roque. Utilizamos um caminho pelo sul, que inicia na BR-116, em Vila Cristina e possui cerca de 6 quilômetros com pavimentação asfáltica. Depois, foram mais 16 quilômetros por uma estrada não pavimentada, mas em condições razoáveis. Ver detalhes

O que fazer

A primeira surpresa apareceu na subida da serra. A Pedra Malakoff, uma rocha vulcânica com formato chapado e que é atração turística do município de Nova Petrópolis, pode ser avistada de um ponto da estrada. A visão é magnífica.

Vista da Pedra Malakoff

Alguns quilômetros a seguir, chegamos à pequena igreja de Santo Antônio.
Capela Santo Antônio

Depois de mais alguns quilômetros pela estrada poeirenta, chegamos à vila de Santa Lúcia do Piaí. Uma bela praça com chafariz é o cartão de visitas do local.
Praça de Santa Lúcia do Piaí

Os casarões antigos de arquitetura européia também marcam a pequena vila, de cerca de 3 mil habitantes.
Comunidade de Santa Lúcia do Piaí

A imponente igreja, à frente da praça, que antes havia recebido uma missa festiva, estava fechada. 
Igreja de Santa Lúcia do Piaí

No acesso por Fazenda Souza, há um belo pórtico. Ao lado, as bandeiras dos países de origem dos povos que colonizaram o distrito. 
Pórtico de Santa Lúcia do Piaí
Entrada de Santa Lúcia do Piaí

No local onde, segundo relatos, o padre jesuíta Cristóvão de Mendonça foi assassinado por índios, no século XVII, foi construído uma capela e um monumento em sua homenagem, fazendo menção à sua importância na introdução da pecuária na região.  
Monumento ao Padre Cristóvão de Mendonça

Na comunidade de São Roque, uma igreja antiga de madeira é derrotada pelo tempo e, por isso, abandonada.
Antiga Igreja São Roque

Antes de encerrarmos nosso passeio, fizemos uma pausa em Ana Rech para um café e para admirarmos a decoração de Natal e encerrar nosso passeio pelo interior de Caxias do Sul.
Praça de Ana Rech

Santa Lúcia do Piaí reserva muitas surpresas. O distrito que mescla paisagens de mata fechada e de campos, planaltos e montanhas, é mais um dos belos roteiros pelo interior de Caxias do Sul.
Não deixe de acessar nossa página no Facebook e conferir mais fotos deste e de outros passeios. Acesse www.facebook.com/viciadosemestrada.

Ir ao resumo



Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR