O incrível Parque das Aves de Foz do Iguaçu

 O local:

Foz do Iguaçu, um dos roteiros mais incríveis do Brasil e do Mundo, não se restringe às Cataratas, à Hidrelétrica Itaipu Binacional ou à sua proximidade com o país vizinho, o Paraguai. Algumas atrações da cidade são praticamente indispensáveis, como o fantástico Parque das Aves, um parque zoológico dedicado à preservação de aves de diversas espécies. Na verdade, trata-se da única instituição do mundo dedicada na preservação de aves da Mata Atlântica.

Debruçado sobre uma área de cerca de 16 hectares, bem ao lado do Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves não é somente um parque temático ou um criador autorizado, mas também é um verdadeiro santuário para animais nativos da Mata Atlântica, alguns deles oriundos de apreensões do tráfico de animais. No final de 1993, o casal de biólogos ingleses, Dennis e Anna Croukamp, adquiriram a área com o objetivo de construir o parque. A inauguração foi em outubro de 1994, após chegarem os primeiros animais.

Hoje, o parque conta com cerca de 1300 metros de trilhas, nas quais você poderá observar mais de 1.500 exemplares de 140 espécies de aves, mamíferos e répteis nativos da Mata Atlântica da América do Sul.

Foz do Iguaçu, PR

Onde fica:

O Parque das Aves fica localizado na Avenida das Cataratas, 12.450, Km 17,1, Vila Yolanda, a 850 metros da sede do Parque Nacioal do Iguaçu. Ver detalhes

O que fazer:

Você pode adquirir os ingressos de forma antecipada ou diretamente nos guichês na entrada. Para evitar fila, recomendo a aquisição antecipada. Ao ingressar no parque, você irá percorrer trilhas em meio à mata nativa. Mas não é só isso. Ao longo da trilha, guias orientam os visitantes e belas surpresas irão aparecer!

Foz do Iguaçu, PR

Nos primeiros metros, as estrelas do espetáculo já começam a dar o ar da graça. Flamingos, garças, saracuras, perdizes, papagaios, tucanos, araras, mutuns, enfim, aves de diversas espécies atraem a atenção.

Foz do Iguaçu, PR

Os papagaios, acomodados no início da trilha, não são nada tímidos.

Foz do Iguaçu, PR

Mas este estava um tanto reservado, tirando um bom cochilo à sombra de bananeiras. Ele não quis dar entrevista!

Foz do Iguaçu, PR

Em um momento do nosso passeio, fomos surpreendidos por este simpático tucano-de-bico-verde, que parecia querer nos cumprimentar. 

Foz do Iguaçu, PR

O tucano empoleirou-se no corrimão e ficou fazendo gracejos, sem se intimidar com a proximidade conosco. 

Foz do Iguaçu, PR

Parecia até estar fazendo pose para fotos! O tucano-de-bico-verde habita as matas das regiões Sul e Sudeste do Brasil e se alimenta basicamente de frutos e pequenos animais vertebrados e invertebrados.

Foz do Iguaçu, PR

Um pouco abaixo da trilha, surge um laguinho salpicado de guarás vermelhos.

Foz do Iguaçu, PR

E não podia faltar as garças-brancas, nativas das florestas úmidas da América do Sul.

Foz do Iguaçu, PR

Este mutum recepciona os visitantes com leves bicadas nos dedos. A bicada não dói, mas recomendo cautela aos sensíveis.

Foz do Iguaçu, PR

E o que dizer do perdiz curioso?

Foz do Iguaçu, PR

Ele ficou esperando abrirmos a porta para seguir pela trilha. Parecia até querer nos acompanhar. Um ótimo guarda-costas.

Foz do Iguaçu, PR

As trilhas são sinalizadas e as aves catalogadas. Elas são separadas por classes e espécies, a fim de não haver desentendimentos. Afinal, algumas espécies se entendem muito bem com outras pela sua proximidade comportamental, mas nem todas.

Foz do Iguaçu, PR

Este mutum-de-penacho também ficou interessado em interagir conosco. 

Foz do Iguaçu, PR

O pequeno papagaio também demonstrou ser bem sociável e cordial. Ele veio conversar à borda da grade.

Foz do Iguaçu, PR

Bem no meio da trilha, um quiosque é um ótimo lugar para relaxar à sombra das árvores.

Foz do Iguaçu, PR
Foz do Iguaçu, PR

O espaço destinado às araras certamente é o mais animado e ruidoso.  

Foz do Iguaçu, PR

À medida que nos aproximávamos delas, o ruído provocado pela algazarra ficava mais intenso. 

Foz do Iguaçu, PR

E são 3 espécies de araras presentes no parque. Embora elas não se misturem, convivem harmoniosamente no mesmo espaço. A arara-vermelha ou araracanga é a espécie mais reservada.

Foz do Iguaçu, PR

Já as araras-amarelas ou araras-canindé se misturam com a azuis.

Foz do Iguaçu, PR

A vermelha, mais rabugenta, parecia se incomodar com a algazarra das demais.

Foz do Iguaçu, PR

De qualquer forma, ela só se arrepia para fazer as demais manterem distância.

Foz do Iguaçu, PR

Um pouco mais à frente, alguns marrecos-irerê descansam ao lado do lago.

Foz do Iguaçu, PR

O parque dispõe também de algumas espécies de répteis, com tartarugas e lagartos.

Foz do Iguaçu, PR

E eles dispõem de uma piscina temática!

Foz do Iguaçu, PR
Foz do Iguaçu, PR

Eis que retornamos ao ponto de partida, onde graciosos flamingos dão um verdadeiro espetáculo de balé. Essas aves aquáticas pernaltas possuem características únicas, como a tonalidade de rosa que varia conforme sua alimentação, sua capacidade de produzir uma espécie de leite e também sua expectativa de vida de cerca de 80 anos. Em virtude de suas pernas extremamente longas e finas, em relação ao tamanho do corpo, os flamingos dormem em pé. 

Foz do Iguaçu, PR

Se você pretende viajar a Foz do Iguaçu, inclua o Parque das Aves em seu roteiro. Para adquirir ingressos de forma antecipada, acesse  site https://www.parquedasaves.com.br/. Viva essa experiência incrível, fotografe sem se preocupar em fazer pose, afinal, as estrelas do espetáculo aqui são os alados e cobertos de penas!

Uma das grandes qualidades do Parque das Aves é permitir uma experiência inesquecível aos seus visitantes, graças às aves extremamente dóceis, que se aproximam dos humanos sem nenhuma timidez. 

Acesse também nossa página no Facebook e confira mais informações sobre turismo e atrações no Sul do Brasil. Sua interação, comentário ou sugestão sempre será bem vindo. Mas não esqueça de se desligar da telinha e ir conferir ao vivo cada uma das atrações listadas no site!


Até a próxima!


Ir ao resumo


Posts relacionados:

As Três Maravilhas de Foz do Iguaçu: as Cataratas

As Três Maravilhas de Foz do Iguaçu: o Marco das Três Fronteiras

As Três Maravilhas de Foz do Iguaçu: Itaipu Binacional

Os Templos de Foz do Iguaçu






Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR