Os templos de Foz do Iguaçu

Os locais:

Foz do Iguaçu é um dos destinos mais visitados do Brasil, justamente pela quantidade e variedade de suas atrações. São maravilhas naturais, parques, templos, além da gigante Itaipu Binacional e da proximidade com a fronteira com Paraguai e Argentina. A maior parte desses pontos turísticos são pagos. Entretanto, existem alguns locais fascinantes na cidade com entrada gratuita!

Foz do Iguaçu não é tão cosmopolita apenas pelo fato dela ser uma cidade fronteiriça, mesmo por se tratar de uma tríplice fronteira, em meio a 3 países da América do Sul. Claro que o fluxo de brasileiros, paraguaios e argentinos contribuiu para que a cidade adquirisse tal característica. Muito antes da construção de Itaipu Binacional, quando a cidade não passava de 20 mil habitantes, já recebia imigrantes oriundos de diversas partes do mundo, incluindo o Oriente Médio e até da Terra do Sol Nascente. Eles trouxeram consigo seus costumes, contribuindo para que a cidade se tornasse multicultural. 

Este foi um episódio do desenvolvimento de Foz, como é carinhosamente chamada por seus habitantes. Assim, alguns bairros tradicionais da cidade foram ganhando forma, com pequenos núcleos de moradores oriundos de diversos países do mundo. Hoje, eles contam suas histórias com muito estilo, arquitetura e gastronomia.  

Templo Chen Tien

Mesquita de Foz do Iguaçu:

Uma prova de quão cosmopolita é a cidade de Foz do Iguaçu é o Bairro Jardim Central, um verdadeiro reduto árabe em meio à cidade fronteiriça brasileira. Na Rua Meca, 599, a 2 quilômetros do Centro, encontra-se a Mesquita de Foz do Iguaçu, o símbolo máximo desta que é uma das maiores religiões do mundo, em número de seguidores.

Existem pouquíssimas mesquitas no Brasil, uma delas é esta bela edificação, construída em estilo tipicamente arabesco, com direito a cúpula com salão oval. A Mesquita de Foz do Iguaçu foi concluída em 1983 e é administrada pelo Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu.

Mesquita de Foz do Iguaçu

A mesquita é aberta à visitação, entretanto, como estava ocorrendo uma celebração, ficamos admirando do lado de fora. Não haviam placas de proibição, mas fomos orientados a não fotografar o interior da mesquita, em respeito à celebração. De qualquer forma, fomos muito bem recebidos e convidados a retornar!

Mesquita de Foz do Iguaçu

O bairro Jardim Central possui outras peculiaridades que merecem destaque, como os nomes das ruas, fazendo menção a locais do Oriente Médio e também as docerias e cafés, nas proximidades da mesquita. Foi na Albayan Doceria Árabe, quase em frente à mesquita, que paramos para saborear os deliciosos doces. São doces de diferentes tipos, folheados, bolinhos recheados, alguns se assemelham a trufas. Destaque para a Baklawa, um folheado recheado de um creme com nozes e o Ataif, que se assemelha a um pastelzinho e com recheio de nozes, limão e água de flor de laranjeira. 

Mesquita de Foz do Iguaçu

Se você for visitar Foz do Iguaçu, reserve um tempo para visitar este pequeno mundo árabe, vivenciar esta cultura radiante e fascinante!

A Mesquita de Foz do Iguaçu está aberta à visitação de segunda a sexta, das 09:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30. Aos sábados, a mesquita abre somente na parte da manhã. A entrada é gratuita.

Templo Budista Chen Tien:

Seguindo do centro para o norte da cidade, sentido à Itaipu Binacional, pela Avenida Tancredo Neves, você avistará placas indicando a direção do templo budista, junto ao aeródromo, à esquerda. É no Bairro Jardim Califórnia, um bairro residencial tranquilo de Foz do Iguaçu, que está localizado o Templo Budista Chen Tien, um local de incrível beleza e paz.

Templo Chen Tien

O Budismo não é pregado como uma religião, mas sim como uma filosofia de vida. Dentre os valores seguidos, o Budismo defende o desapego a bens materiais e o respeito aos seres vivos, até mesmo aos mais singulares, como as formigas. Ao chegar às dependências do templo, você pode adquirir um guia na loja de souvenires, ou simplesmente passear e contemplar. Se optar em adquirir um guia, nele contém a explicação sobre o significado de cada estátua.

Templo Chen Tien

Ao circular pelos belos jardins ornamentados, parece até que se está em algum país do oriente, onde o Budismo predomina.

Templo Chen Tien

Construído em 1996, no final da Rua Josivalter Vila Nova, quase ao lado do Rio Paraná, o Templo Chen Tien é um local que inspira a reflexão e a meditação. 

Templo Chen Tien

Ao todo, são 120 estátuas cuidadosamente posicionadas no parque, cada uma com seu significado.

Templo Chen Tien

Ao fundo, no final de uma grande fileira de estátuas douradas, repousa um Buda de mais de 7 metros de altura. 

Templo Chen Tien

Representado em sua tradicional posição de meditação, o Buda era bastante disputado para fotografias.

Templo Chen Tien

Então, preferimos fotografá-lo de longe, mostrando toda sua grandiosidade! 

Templo Chen Tien

O elefante é frequentemente representado em imagens budistas. É associado a Buda, devido à sua imponência e força.

Templo Chen Tien

Aliás, grande parte das imagens budistas remetem à força e à bravura, mas não no sentido da guerra, mas como essência espiritual. A iconografia budista varia conforme sua vertente.

Templo Chen Tien

Além de toda a representatividade e personalidade, algumas estátuas buscam compor um espaço zen, como esta grande dourada, deitada em frente ao templo.

Templo Chen Tien

Não podia deixar de registrar a pequenina lagartixa passeando tranquilamente pelo jardim, sem medo de se aproximar dos humanos, afinal, ali ela não seria incomodada.

Templo Chen Tien

Em meio aos jardins zelados com esmero, o templo ostenta seu telhado em estilo oriental, com as sutis curvaturas.

Templo Chen Tien

O apreço oriental pela simplicidade associada à riqueza de detalhes encanta e ao mesmo tempo inspira visitantes.

Templo Chen Tien
Templo Chen Tien

Seja qual for o seu objetivo, meditar, aprender um pouco mais sobre esta cultura oriental ou simplesmente contemplar os belos jardins decorados e fotografar, o Templo Chen Tien é uma ótima atração da cidade de Foz do Iguaçu.

Templo Chen Tien

Vale ressaltar que em frente ao templo, há placas advertindo os visitantes sobre a proibição de fotografar em seu interior. Então aproveite o passeio e fotografe apenas do lado de fora.

O Templo Chen Tien é aberto à visitação, de Terça a Domingo, das 9:30 às 16:30 e a entrada é gratuita. Junto ao templo, há uma loja de souvenires, onde você também poderá obter um guia, que conta a história do templo e o significado de cada estátua. A loja também comercializa lanches, sorvetes e bebidas.

Os templos de Foz do Iguaçu são sensacionais. Se você for visitá-los, respeite as regras de conduta de cada um deles e aproveite!


Até a próxima!


Ir ao resumo



Veja também:

As Três Maravilhas de Foz do Iguaçu: Itaipu Binacional








Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR