As Três Maravilhas de Foz do Iguaçu: Marco das Três Fronteiras

 O local:

Seguimos a nossa série de matérias sobre as 3 Maravilhas de Foz do Iguaçu mostrando um encontro de gigantes. E é justamente no ponto onde as águas do Rio Iguaçu encontram o Rio Paraná, num espetáculo natural que forma uma das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, não por acaso, deu nome a uma das cidades mais visitadas do Sul do Brasil. Não bastasse isso, também é o ponto de encontro e três nações sul-americanas. Caprichosamente, o encontro dos rios forma um "T", de Tríplice Fronteira, onde Brasil, Argentina e Paraguai podem ser enquadrados em uma única fotografia!

Este é o Marco das Três Fronteiras, o encontro de 3 países, separados apenas pelos majestosos rios Paraná e Iguaçu. Cada um dos países limítrofes construiu seu próprio marco em seus domínios, uma espécie de mini obelisco com as cores de sua bandeira.

Mas para quem espera que o Marco das Três Fronteiras seja uma simples demarcação de limites transformada em um monumento, está enganado! Trata-se de um ambiente que mescla história, cultura e gastronomia, com uma excelente estrutura para recepcionar os visitantes. O marco brasileiro, localizado em Foz do Iguaçu, faz parte do roteiro 3 Maravilhas, um roteiro que inclui a usina hidrelétrica Itaipu Binacional e também as icônicas Cataratas do Iguaçu. No site https://www.comboiguassu.com.br/produto/combo-3-maravilhas/ é possível adquirir o passaporte para visitar as três maravilhas, com valor bem mais em conta em relação aos ingressos individuais. 

Marco das Três Fronteiras

Onde fica:

O Marco das Três Fronteiras localiza-se no Bairro Jardim Eldorado, extremo sudoeste da cidade de Foz do Iguaçu. Para chegar até lá, partindo do centro da cidade, utilizando o caminho mais fácil e sinalizado, utilize a Avenida General Meira, que inicia no entroncamento com as avenidas das Cataratas e Paraná. A Avenida General Meira corta a cidade por 4,5 quilômetros. Quase no final do percurso, o acesso ao marco é bem sinalizado, numa saída à direita. Ver detalhes  

O que fazer:

Ao chegar, após acessar um amplo estacionamento, a primeira impressão que o Marco das Três Fronteiras deixa é a de uma edificação antiga. Junto ao monumento, funciona o Memorial Cabeza de Vaca, um museu dedicado ao explorador espanhol Álvar Núñes Cabeza de Vaca, já citado anteriormente neste site, na matéria publicada sobre as Fortalezas Históricas de Florianópolis

Marco das Três Fronteiras

Cabeza de Vaca desbravou a Região Sul do Brasil, de leste a oeste, em sua segunda expedição ao Novo Mundo, em 1540, quando desembarcou na Ilha de Florianópolis, onde iniciaria sua jornada. Uma vez empossado governador da província de Rio da Prata e do Paraguai, tinha como missão restabelecer um assentamento em Buenos Aires. A expedição teria seu fim em Assunção.

Marco das Três Fronteiras

No caminho, Cabeza de Vaca acabaria "descobrindo" as Cataratas do Iguaçu, sendo o primeiro europeu a avistá-las.

Marco das Três Fronteiras

O explorador de Jerez de La Frontera jamais poderia imaginar que estaria diante de algo que se tornaria, quase 5 séculos depois, um dos maiores pontos de visitação do mundo! Também não poderia imaginar que teria um memorial em sua homenagem, próximo às cataratas que outrora maravilharam seus sentidos.

Marco das Três Fronteiras

O memorial conta parte dessa história, com quadros ilustrados, vídeo, uma edificação que relembra as Missões Jesuíticas e também com elementos que caracterizam a época, como a fonte europeia e a figura do indígena Guarani, numa alusão ao encontro do velho e novo mundo.

Marco das Três Fronteiras

O arco de pedra com o sino é um dos elementos jesuíticos que adorna o memorial.

Marco das Três Fronteiras

A cruz adornada com cestos de palha também remete ao trabalho jesuítico instalado na região, cujo objetivo era apresentar aos povos indígenas a religião cristã católica.

Ao fundo, a principal atração do parque: o obelisco com as cores da bandeira brasileira, em frente ao mirante dos rios. Um ponto disputado pelos turistas para fotografar.

Marco das Três Fronteiras

A estrutura, construída originalmente em 1903, permaneceu quase abandonada durante décadas, até receber uma importante obra de revitalização, concluída em 2016. 

Marco das Três Fronteiras

Com isso, o Marco das Três Fronteiras passou a ser um dos principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu.

Marco das Três Fronteiras

Mais do que um encontro de 3 nações, o marco também é um encontro de 3 culturas.

Marco das Três Fronteiras

Nas dependências do parque, funciona o Restaurante Cabeza de Vaca, onde são servidos pratos típicos do Brasil, Argentina e Paraguai. 

Marco das Três Fronteiras

Uma bela oportunidade para degustar as delícias de cada país.

Marco das Três Fronteiras

Cada detalhe do parque foi pensado para contar a história do desbravamento e início do povoamento europeu na região de Foz do Iguaçu.

Marco das Três Fronteiras

No local, também há uma loja de souvenires, além de um parque infantil com brinquedos e um labirinto, que fazem a alegria da criançada!

Marco das Três Fronteiras

Do mirante, pode-se avistar o lado argentino do marco, que também é bastante movimentado.

E o lado paraguaio também!

Logo abaixo do marco, encontra-se o Espaço das Américas, um ambiente temático voltado para a cultura indígena.

O Marco das Três Fronteiras funciona de terça a domingo, das 14 às 21 horas. Para contemplar todas as atrações do parque, reserve em torno de uma a duas horas. Se for jantar, reserve um pouco mais tempo e aproveite!

Para adquirir os ingressos, além de poder comprar na bilheteria local, você pode acessar o site oficial do Marco: https://marcodastresfronteiras.com.br/ ou comprar o Passaporte das Três Maravilhas em https://www.comboiguassu.com.br/combo-3-maravilhas/ e somente validar na entrada. Este último, além do acesso ao marco, dá direito ao acesso ao Parque Nacional do Iguaçu e também à Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional. Além disso, concede descontos em restaurantes e estacionamentos nos locais. Mas o melhor de tudo, o passaporte lhe dará passagem livre nas atrações, sem precisar enfrentar filas para a obtenção de ingressos. 

Acesse também nossa página no Facebook e confira esta e outras maravilhas da Região Sul do Brasil. Curta, comente, compartilhe, mas não fique só no mundo digital! Inclua-as em seus próximos roteiros de férias ou de finais de semana e aproveite!


Até a próxima!


Ir ao resumo





Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR