Uma das mais belas cascatas gaúchas

 O local:

Verão, Sol, temperaturas acima dos 30º. Igredientes perfeitos para um passeio refrescante a uma das inúmeras cascatas que ornamentam a nossa região com sua beleza e imponência! Algumas dessas exuberantes quedas d'água se destacam pela sua localização. E não estou me referindo à sua posição em relação a um grande centro urbano, embora também conveniente! Localizada em uma região salpicada de quedas d'água, a Cascata do Chuvisqueiro, é um exemplo que merece destaque. Por vários motivos, diga-se de passagem!

Situada na pequena cidade de Riozinho, numa região de transição entre a Serra e o Litoral Norte, mais precisamente na encosta sudeste da Serra Gaúcha, o Arroio Chuvisqueiro, que também deu nome à cascata, derrama suas águas frias e límpidas em um desnível de pouco mais de 70 metros, formado por um afloramento de rochas vulcânicas. A coloração avermelhada das rochas é uma das principais características. Esta região de relevo acidentado também é repleta de paredões de rocha, que despontam em meio à vegetação. Isso graças a sua característica geológica, por estar posicionada caprichosamente em um ponto de transição entre solos de  origem vulcânica e uma bacia sedimentar.  Como resultado, temos um incrível vale moldado pelas águas do Rio Rolante, que também demarca a divisa entre os municípios de Riozinho, a leste e Rolante, a oeste do rio. Juntamente com um de seus principais afluentes, o Arroio Chuvisqueiro, formam um dos pontos de água doce mais balneáeis do Rio Grande do Sul.

As águas dos riachos são bem frias e muito limpas, pois nascem no interior do município de São Francisco de Paula, em locais sem ocupação urbana, a uma altitude superior a 900 metros, escoando pela encosta da serra. Estas irão compor, em conjunto com outros arroios, a bacia do Rio dos Sinos. 

Riozinho é uma cidade de menos de 5 mil habitantes, circundada de montanhas e repleta de belezas naturais. Embora tenha sido emancipada em 1988, começou a ser colonizada na segunda metade do século XIX, por imigrantes húngaros, poloneses, prussianos e poloneses. Poucos anos mais tarde, chegaram os alemães e italianos, que deram à cidade seus traços arquitetônicos atuais. 

A Cascata do Chuvisqueiro fica dentro de um parque administrado pelo Município de Riozinho. No local há uma estrutura para a recepção dos visitantes, contando com churrasqueiras, quiosque central com lanchonete, banheiros e sinal Wi-Fi, trilhas sinalizadas, além das estruturas particulares circundantes, que disponibilizam até área para camping. 

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

Onde fica:

Riozinho localiza-se a 106 quilômetros de Porto Alegre e a pouco mais de 70 do litoral. Tem como principal acesso a RS-239, que inicia em Novo Hamburgo, no entroncamento com a BR-116 e segue até a localidade de Barra do Ouro, no município de Maquiné. Embora evitada no trecho entre Riozinho e Maquiné, por suas condições de trafegabilidade, a RS-239 corta uma região de serra e oferece paisagens incríveis. Ver detalhes

Já a Cascata do Chuvisqueiro situa-se na localidade de mesm nome, a norte do município. Para chegar até lá a partir da RS-239, é preciso ingressar na Estrada do Chuvisqueiro, na altura da localidade de Alto Rolante. Depois, são mais 12,5 quilômetros de estrada não pavimentada até o parque. A distância do centro de Riozinho até a cascata é de 15 quilômetros. Ver detalhes

O que fazer:

Após sairmos da RS-239, seguimos pela Estrada do Chuvisqueiro, que possui razoável sinalização e condições de trafegabilidade. Não é necessário um 4X4 para chegar até lá. Ao longo da estradinha, que margeia o Rio Rolante por cerca de 8 quilômetros, há diversas pousadas e balneários.

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

A bela Cascata do Chuvisqueiro é visível da estrada, a quase 2 quilômetros de distância! 

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

Pouco antes do acesso ao parque, há uma pequena ponte de madeira rústica, sobre o Arroio Chuvisqueiro.

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

Ao chegarmos, o mais impressionante foi a quantidade de veículos presentes nas imediaçõse. O parque recebe visitantes de diversas cidades, da Região Metropolitana, Vale dos Sinos e até ônibus de excursões de cidades mais distantes. Diversas barracas e até motorhomes ocupavam as áreas de camping. Não podia faltar o charmoso letreiro na entrada.

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

No local, não há sinal de celular. Mas aqui, a única coisa que você deve se preocupar é deixar a tela de lado e aproveitar a natureza.

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

Na recepção do parque, pagamos a entrada (na ocasião, R$12,00 por pessoa) e recebemos as pulseirinhas. Dali até a cascata, a caminhada é de cerca de 200 metros.

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

À sombra das árvores, pessoas fazem churrasco, tocam violão ou até mesmo se refrescam nas águas frias do Arroio Chuvisqueiro.

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

No final de semana em que visitamos o parque, a temperatura chegou a 35ºC, mesmo assim, a água é bem fria, uma das principais características que atraem tantos visitantes ao local. O calor do dia contrasta com o frescor das águas, uma associação perfeita! É como se a água tivesse saído de um ambiente refrigerado.

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

O nome Chuvisqueiro deriva do chuvisco que a água produz ao cair pela falésia. Existem acessos à parte inferior e superior da cascata.

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

A sombra das árvores e a água ajudam a refrescar e amenizar o calor. 

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

O arroio de águas calmas é ornamentado com rochas de diversas cores, que se desprenderam da falésia ao longo de milhares de anos.

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

Os frequentadores buscam, além da água limpa e refrescante, justamente o contato com a natureza e o chuvisco da magnífica queda d'água.

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

E não são só os turistas que aproveitam a sombra das árvores!

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

Havia fila no bar do quisque central. Reparamos que um dos quisques não estava funcionando. Pelo movimeto do dia, alguém certamente deixou de vender.

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

Se a sua intenção não for tomar banho de rio, aproveite ao menos para molhar os pés e mãos. É uma sensação revigorante!

Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho, RS

Era meia-tarde quando saímos do parque e à medida que andávamos pela estradinha poeirenta, mais carros passavam no sentido contrário. Eram dezenas, talvez centenas de pessoas chegando aos balneários espalhados ao longo do Rio Rolante e do Arroio Chuvisqueiro. Um movimento não tão surpreendente, dada a condição climática do dia. A visita ao parque da Cascata do Chuvisqueiro não requer agendamento. O parque funciona diariamente, das 07:00 às 18:00.

Próximo à Cascata do Chuvisqueiro, você também poderá visitar outras quedas d'água, como Cascata das Três Quedas, a pouco mais de 1 quilômetro de distância, por uma trilha em meio a uma propriedade particular. Um pouco mais distantes, despontam a Cascata do Quebra-Queixo, a Cascata São Judas e a Cascata do Sossego. No lado de Rolante, a Cascata das Andorinhas é a opção para quem gosta de se aventurar em trilhas. A região é repleta de cabanas, pousadas e áreas de camping, então, se você resolver passar o final de semana, não será um problema. 

A cidade de Riozinho faz divisa a oeste com o município de Rolante, a leste com Maquiné, município do litoral, a sul com Caraá e a norte com a serrana São Francisco de Paula. Essa região é riquíssima em atrativos naturais como cascatas, serras colinas, rios balneáveis e locais para trilhas, turismo rural e ecológico. Embora bastante procurada por moradores da região, ainda é um roteiro turístico pouco usual e que merece sua atenção para o próximo passeio de férias ou de final de semana. A sua proximidade com pontos turísticos consagrados, como Gramado e o Litoral Norte o torna perfeito uma daquelas escapadas do óbvio!

Acesse também nossa página no Facebook e confira mais informações sobre turismo e atrações no Sul do Brasil. Sua interação, comentário ou sugestão sempre será bem vindo. Mas não esqueça de se desligar da telinha e ir conferir ao vivo cada uma das atrações listadas no site!


Até a próxima!


Ir ao resumo


Posts relacionados:

Um Parador na Rota do Sol e da Serra

São Francisco de Paula - RS

A milenar arte da Falcoaria em São Chico



Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR