Dois Lajeados: um pequeno paraíso
O local:
Existem diversos paraísos escondidos por aí, esperando por serem descobertos. O local que iremos apresentar a seguir não é exatamente escondido, embora este paraíso não seja citado com tanta frequência em nossa literatura turística tradicional.
Um pequenino município, situado na encosta superior do nordeste do Rio Grande do Sul, não receberia tal título somente pelo seu porte. Dois Lajeados é mais do que uma simples cidade pacata do interior, é um legítimo Pequeno Paraíso! Dotada de belezas naturais, esta cidadezinha acolhedora é um excelente destino para quem busca contato com a natureza, hospitalidade e boas aventuras!
Dois Lajeados pode ser pequena em número de habitantes, mas tem diversas atrações espalhadas pelos seus 133 Km² de área. A cidade é cortada pela EF-491, mais conhecida por Ferrovia do Trigo, que para poder ser construída em região tão acidentada, precisou perfurar montanhas e "saltar" vales inteiros. Seus inúmeros túneis e viadutos a tornam tão especial, não só para a Rumo Logística, empresa que detém a concessão da ferrovia, mas para os turistas que visitam a região. A mais famosa estrutura que compõe a Ferrovia do Trigo é o Viaduto 13, localizado na cidade vizinha, Vespasiano Corrêa.
O território de Dois Lajeados também é cortado pelo Rio Lajeado, que possui duas nascentes, daí o nome da cidade. Ela também é delimitada a leste pelo Rio Carreiro e a oeste pelo Rio Guaporé. Toda essa riqueza hídrica, associada ao relevo acidentado, garante à cidade paisagens impressionantes! São diversos mirantes de vales, cachoeiras, cavernas, além dos túneis e viadutos da linha férrea.
Onde fica:
Dois Lajeados situa-se no entroncamento das rodovias RS-129 e ES-431, a uma distância de 180 quilômetros de Porto Alegre. A RS-129 liga a região do Vale do Taquari ao norte do estado, enquanto que a RS-431 inicia em Bento Gonçalves e termina justamente no trevo de Dois Lajeados. Além de seus atributos, citados anteriormente, sua posição estratégica, na divisa entre as regiões turísticas da Serra Gaúcha e do Vale do Taquari e praticamente o meio do caminho entre a capital e o norte do estado torna esta simpática cidade uma excelente opção, tanto para uma parada, quanto para uma visita. Ver detalhes
O que fazer:
Dois Lajeados é uma daquelas cidadezinhas de interior, cujo pórtico de acesso parece estar convidando a um "city tour". Pequeno Paraíso é um adjetivo muito conveniente para este cantinho gaúcho, com pouco mais de 3 mil habitantes. Mas esqueça daquele estereotipo de cidade pacata e parada no tempo. Ao contrário disso, Dois Lajeados é muito procurada por quem busca fortes emoções!
No centro da cidade, junto a uma acolhedora praça, encontra-se a Igreja São Roque, com sua torre visível lá de cima, de quem transita pela rodovia RS-129.
Mesmo com o forte calor que estava fazendo, não resisti e fui fotografar a bela e acolhedora Praça da Matriz.
Se não fosse fotografado, ninguém acreditaria! Nossa visita ocorreu em meio a uma intensa onda de calor no Sul do Brasil. Neste dia, já estava nublado e o calor havia diminuído, mesmo assim, o relógio da praça ainda marcava 37ºC!
A igreja é pequena, mas suas linhas em estilo góticos, com torre central com 33 metros de altura, dotada de relógio e conjunto de 3 sinos vindos da Alemanha, chama a atenção de quem passa na Rua Dr. Afrânio Hidalgo Lemos.
A praça é um convite para um bom chimarrão, ou um sorvete, dependendo do clima do dia!
O paisagismo garante bons pontos de sombra aos visitantes.
Esta casinha fica toda decorada nas épocas de Natal e Páscoa e faz a alegria das crianças.
A fonte da praça possui até uma pequena cascata artificial.
Ao lado da praça, as placas indicam o caminho para os demais pontos turísticos da cidade, a oeste, na direção do vale do Rio Guaporé. Nessa direção, você irá encontrar os viadutos, túneis de linha férrea e algumas cascatas.
A pouco mais de 2,5 quilômetros do centro de Dois Lajeados encontra-se o Parque Denardi, um dos locais responsáveis por dar ao Pequeno Paraíso, uma dose de emoção!
O parque localiza-se em uma propriedade particular, na área rural do município e conta com diversas atrações.
O interior do castelinho é um labirinto, uma atração para quem gosta de desafios.
O lago conta com pedalinhos, para a diversão de toda a família.
O pequeno lago com peixes ornamentais faz parte do paisagismo.
O Parque Denardi ainda conta com área de camping, piscinas e um restaurante, mas a principal atração são os passeios de 4X4, por trilhas e estradas do interior. Na ocasião, embarcamos num dos passeios, até o vale do Rio Carreiro.
A turma era grande, por isso, lotamos dois veículos. No caminho, há belas paisagens!
Onde vales e colinas são pintados de verde pelas araucárias, parreirais e mata nativa.
As nuvens de chuva pairavam e até pareciam dançar um elegante balé ao nosso entorno. A chuva era bastante esperada, tendo em vista o calor.
Alguns pingos chegaram até nós, mas estava tão quente que ninguém se incomodou com a possibilidade do banho de chuva.
Os últimos metros do percurso, de cerca de 40 minutos, foram por uma trilha na mata.
Em um ponto da trilha, tivemos que remover uma árvore caída para abrir caminho. Nada que atrapalhasse!
No final do percurso, os dois veículos off-road pararam para que todos pudessem descer e admirar a paisagem.
E a paisagem aqui realmente merecia ser admirada.
A vista do rio, serpenteando montanhas, recompensou todo o esforço! Este ponto do vale do Rio Carreiro tem pouco mais de 200 metros de profundidade, o que garante uma paisagem de encher os olhos.
Dali, podíamos avistar a barragem da Hidrelétrica Linha Emília. O leito rochoso do Rio Carreiro, associado à profundidade do vale, favoreceu a instalação da represa neste ponto.
Uma fina névoa cobria o leito do rio. Poderíamos ficar ali durante horas, mas chegou o momento de retornar, então, valeu aquela última olhadinha!
Após retornarmos ao parque, a chuva chegou somente para amenizar o calor! Ela não espantou os pescadores.
Não espantou sequer os que passeavam de pedalinho.
Um passeio refrescante e revigorante!
A cidade de Dois Lajeados conta com diversos outros pontos turísticos, que serão abordados em breve aqui, para você saber tudo sobre este singelo e pequeno paraíso! São 2 viadutos com fácil acesso, túneis da linha férrea (alguns abandonados), cascatas e mirantes, que ganharão matérias exclusivas.
Outro destino turístico grandioso nas proximidades de Dois Lajeados é o Cristo Protetor, em Encantado, distando 43 quilômetros de Dois Lajeados. Este e outros são os vários motivos que podem lhe instigar a visitar a região e passar um dia, ou talvez, um final de semana!
Acesse nossa página no Facebook e confira mais sobre nossas atrações turísticas. Curta, compartilhe, comente, prestigie e contribua para deixar o nosso turismo mais forte.
Até a próxima!
Veja também:
Tranquilidade e velocidade: Guaporé - RS
Comentários
Postar um comentário