Este lugar existe! Conheça O Canto do Encantador
O local:
Antônio Prado, na Serra Gaúcha, é considerada a cidade mais italiana do Brasil. Isso graças ao seu conjunto arquitetônico em estilo colonial italiano, um casario em pleno centro da cidade, perfeitamente preservado, que conta parte da história da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Aliás, já havíamos mostrado a cidade anteriormente, na matéria Turismo 4 em 1 em Antônio Prado, RS.
É no interior desta pequena cidade serrana de pouco mais de 13 mil habitantes que encontramos O Canto do Encantador, um daqueles lugares para você visitar e se esquecer dos problemas cotidianos!
O Canto do Encantador é uma exuberante propriedade rural de cerca de 9 hectares, transformada em ponto de visitação. Do portão de acesso, já se tem a sensação de estar ingressando em um paraíso. Mas o objetivo principal do local é o convívio com os animais, uma experiência fantástica e que tem atraído visitantes de diversas localidades.
Onde fica:
O Canto do Encantador fica na localidade de Linha Camargo, a pouco mais de 8 quilômetros a nordeste do centro da cidade. Para chegar até lá, partindo do centro, você deve se dirigir ao pórtico principal da cidade, ingressando na ERS-122 e entrando à esquerda na Avenida das Indústrias, ao lado do Posto Kamboin. Também há acesso através da rótula da ERS-437, à direita, através da Estrada Linha Camargo. A terceira possibilidade para quem transita no sentido Flores da Cunha a Antônio Prado, pela ERS-122, converter à direita, 350 metros após a Nostra Cantina, pela estradinha que passa pela Linha Amarílio. De qualquer forma, será de 4 a 6 quilômetros de estrada não pavimentada, mas que não requer muita preocupação do motorista. Ver detalhes
O que fazer
A primeira impressão de quem chega ao Canto do Encantador fica por conta do belo lago, rodeado por um verdadeiro tapete verde. A propriedade localiza-se em meio a parreirais, que durante a época da vindima, exalam um perfume inconfundível. Aochegarmos, um grupo de galinhas de angola fazia algazarra ao lado do parquinho e doestacionamento.
O visitante recebe uma pulseirinha de cor diferente, caso for utilizar a piscina.
Em frente ao lago, um deck de madeira abriga os pedalinhos.
E a piscina, em meio a um amplo deck, fica convidativa em um dia de verão.
Em uma de nossas visitas, aproveitamos um dos quiosques e fizemos um churrasco. A utilização das churrasqueiras requer agendamento.
Pausa para um relaxante passeio de pedalinho!
Mas o ponto alto do passeio é a interação com os animais. Antes de ser um local de visitação, a propriedade rural era utilizada apenas como criador autorizado, por isso conta com diversas espécies de aves, pequenos mamíferos e répteis, além da variedade de peixes ornamentais do lago.
Foi após receber algumas sugestões e pedidos, que os proprietários decidiram transformar a bela chácara em um local para receber visitantes. Os animais, acostumados com a interação com humanos, são extremamente dóceis. É fácil fazer amizade com os avestruzes, basta se aproximar da cerca oferecer-lhes uma folha de couve!
O cercado das cabras parecia vazio, até chegarmos próximo à grade.
Logo elas vieram nos receber.
Ao lado do lago, o cisne negro mostra toda sua elegância.
Já o majestoso ganso não queria muita conversa.
Enquanto observávamos os periquitos, o tucano fazia graça, pendurado na tela. Parecia querer chamar nossa atenção. Ele faz um barulho característico com o bico, que parece algo batendo em madeira. Por isso, é conhecido como tucano-toco.
Em frente ao tucano, temos a hipnotizante arara-canindé. A ave pertencente à família dos psitacídeos é uma das mais belas da nossa fauna. Não por acaso, é a ave símbolo do Brasil. Ela também se pendura na tela e corteja quem passa. Se parar para conversar, então, conquista sua amizade!
Uma das novidades do parque é a mini cabra, um animal cativante!
A mini-cabra é um animal de fazenda, criado exclusivamente para ser de estimação ou ornamental. Também é utilizada para tratamentos terapêuticos, por seu temperamento dócil e brincalhão.
Os coelhos são os preferidos das crianças. Os filhotes são colocados num cercadinho na grama, para brincar e mordiscar as folhas verdes.
Às 16 horas, todos os visitantes são convidados a acompanhar a alimentação dos animais. O passeio inicia no entorno do lago, com a alimentação dos peixes. Quando o primeiro punhado de ração é jogado, eles se reúnem na borda e o alvoroço é tão grande que alguns acabam pulando nas pedras. Como não há pescaria, alguns deles passam de 10 quilos.
O avestruz, maior ave do planeta, pode passar de 2 metros de altura e chegar a 150 quilos. São aves curiosas e se aproximam da cerca para conferir a movimentação. Estes, no caso, são tão dóceis que você pode até acariciá-las.
Ele fica chamando a atenção do grupo, fazendo movimentos rápidos com suas asas.
Para mexer com o imaginário infantil, os porcos receberam os nomes dos personagens do desenho animado! Eles são de uma espécie que não tem cheiro.
Na ocasião, a Peppa estava um pouco arredia, ao passo que o George estava mais sociável.
De qualquer forma, nada como uma folha de couve para alegrar a vida!
Ao lado do cercado dos avestruzes fica esta ave simpática, o emu, a segunda ave mais alta do mundo. A ave originária da Austrália possui grandes pés com 3 dedos. A exemplo dos demais, ele também faz amizade com todo mundo, após receber um agradinho.
Tanto que ficou bem à vontade na presença das pessoas.
Além das aves gigantes, a propriedade conta com pavões, galinhas, patos, gansos, além de algumas pequenas aves canoras, que ornamentam o local com suas cores variadas e alegram o dia com seu canto. Eis que chegamos ao belíssimo Faisão-dourado, também conhecido como faisão chinês. Esta ave asiática é um pouco menor que uma galinha e os machos possuem penagem colorida, com topete dourado e peito vermelho. Já as fêmeas possuem penas com padrão listado, com alternância de marrom e branco.
Na ala dos mamíferos, encontramos coelhos, porquinhos da Índia e as incríveis chinchilas, roedores nativos dos Andes e que possuem uma pelagem super macia. Por este motivo, a espécie beirou a extinção até a primeira metade do século XX, em virtude da caça descontrolada. A pele da chinchila é utilizada até hoje na indústria do vestuário, mas somente de animais criados em cativeiro. Essas são de estimaçao. A maciez ao tocá-los é única e incomparável!
Uma curiosidade sobre as chinchilas é que elas não podem se molhar em hipótese alguma, pois seu pelo dificilmente secaria, o que causaria o adoecimento do animal.
E este é o ouriço pigmeu, que ao contrário das outras espécies de ouriços, seus espinhos não são rígidos. Todos os animais da propriedade são tratados com muito carinho, por isso não se sentem intimidados com a presença dos visitantes.
Para visitar O Canto do Encantador, não precisa de agendamento. O horário de atendimento é das 09:30 às 19:30, diariamente, exceto às terças-feiras. O local dispõe de quiosques com churrasqueiras e até de uma cabana, que são locados mediante reserva. O local também conta com um bar e pequena loja de produtos coloniais. Para agendamentos, entre em contato pelo número (54)98135-2371.
Agradecemos ao Jonny, nosso anfitrião, pelo atendimento cordial e também pela experiência incrível que nos proporcionou. Eis um local que voltaremos diversas vezes!
Reserve um dia ou final de semana para visitar Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil e conhecer seus pontos turísticos. Mas reserve ao menos uma tarde para um revigorante passeio ao Canto do Encantador.
Acesse também nossa página no Facebook e confira mais informações sobre turismo e atrações no Sul do Brasil. Sua interação, comentário ou sugestão sempre será bem vindo. Mas não esqueça de se desligar da telinha e ir conferir ao vivo cada uma das atrações listadas no site!
Até a próxima!
Páginas relacionadas:
Turismo 4 em 1 em Antônio Prado
Comentários
Postar um comentário