Pra lavar a alma!

 O local:

Já havia comentado em matérias anteriores que o Litoral Norte do Rio Grande do Sul não tem só as praias como atração. Trata-se de uma região muito rica em belezas naturais, algumas delas, pra lavar a alma!

A Lagoa de Itapeva é um corpo hídrico imenso situado no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Com uma área de aproximadamente 125,00 Km², ou 12.500 hectares, ela é a maior de um conjunto de lagoas presentes na região, estendendo-se por 31,5 quilômetros de norte a sul, ao longo de 5 municípios e largura que varia de 1,5 a 8 quilômetros. Para você ter uma ideia, Arroio do Sal, um dos municípios banhados pela lagoa, possui uma área de 119,16 Km². Enfim, um espelho d'água, visto que sua profundidade não ultrapassa os 3 metros nos pontos centrais e mantendo-se entre 40 centímetros e 1 metro nas margens. Os estuários atraem animais de diversas espécies, aves aquáticas e de rapina, pequenos mamíferos, anfíbios, répteis, dentre outros. Além disso, a lagoa é um verdadeiro oásis para quem busca sossego e contato com a natureza, em seu estado mais puro.

A Lagoa de Itapeva compõe um complexo de lagoas alimentadas por córregos e rios que descem a encosta da serra. Toda essa água fica acumulada nas imensas planícies do Litoral Norte, região onde a altitude não ultrapassa 2 metros acima do nível do mar. As lagoas são utilizadas para a prática de esportes aquáticos, pesca e possuem até pontos balneáveis, dada suas águas calmas.

Na margem leste da Lagoa de Itapeva, em Arroio do Sal, encontra-se a Pousada da Lagoa, um local magnífico, onde você pode realmente lavar a alma! Ali, além de se hospedar em charmosas cabanas, você também pode pescar, utilizar a estrutura de camping, fazer um bom churrasco, tudo isso desfrutando de uma linda paisagem. 

atrações turísticas de Arroio do Sal, RS

Onde fica:

A Pousada da Lagoa localiza-se entre a Lagoa de Itapeva e a Estrada do Mar (RS-389). Ao ingressar na rodovia, você deve seguir sentido a Arroio do Sal. O acesso à pousada localiza-se 1 quilômetro a sul do trevo principal de Arroio do Sal, bem ao lado de um posto de combustíveis. Ver detalhes 

O que fazer:

Ao chegar à pousada, você se depara com um ambiente bucólico, com direito a animais de fazenda. Ovelhas, vacas, galinhas de angola, dentre outros. Alguns deles são bem dóceis e permitem a interação de visitantes. A recepção dos proprietários é cordial e o local é exuberante. 

atrações turísticas de Arroio do Sal, RS
atrações turísticas de Arroio do Sal, RS

Na ocasião, ficamos hospedados em uma das cabanas da pousada, que ficam de frente para a lagoa. Mas você pode apenas passar o dia e utilizar as demais estruturas da fazenda, situação na qual são fornecidas pulseirinhas. As cabanas são equipadas com os principais itens de cozinha. A proximidade com o centro e as praias da cidade é outro ponto positivo.

atrações turísticas de Arroio do Sal, RS

Este ponto é utilizado para ingressar na lagoa com veleiros, motos aquáticas e outras pequenas embarcações, com o auxílio de um trator. Como o trapiche havia sido destruído durante uma enchente, caminhei alguns metros lagoa adentro, com água até os joelhos e sentindo aquela areia fina do fundo massagear meus pés. Volta e meia, alguma saracura-do-banhado desconfiada surgia dentre o capim e levantava vôo, enquanto sapos e rãs ressoavam como uma orquestra. Enfim, o silêncio é quebrado apenas pelo vento e pelos animais.

atrações turísticas de Arroio do Sal, RS

Uma das principais atrações deste local e o que mais me deixava na expectativa ao chegarmos é algo que dinheiro nenhum pode comprar!

atrações turísticas de Arroio do Sal, RS

O entardecer é algo indescritível! O pôr do sol refletido no espelho d'água associado às montanhas no horizonte fazem a paisagem parecer uma pintura.

atrações turísticas de Arroio do Sal, RS

Pela manhã, nuvens cobrem as montanhas do outro lado da lagoa, enquanto as vaquinhas pastam tranquilamente.

atrações turísticas de Arroio do Sal, RS

A cada momento do dia, a lagoa parece até ganhar tons e cores diferentes.

atrações turísticas de Arroio do Sal, RS

Eis que um grupo de simpáticas ovelhas aparece ao lado da sede. Elas circulam livremente e ajudam a manter a grama aparada.

atrações turísticas de Arroio do Sal, RS

Durante a noite, pode-se avistar as luzes no entorno da BR-101, na margem oposta da lagoa, que fica a cerca de 7 quilômetros de distância.

atrações turísticas de Arroio do Sal, RS

Na manhã de domingo, o céu azul era um convite para um churrasco à sombra das árvores.

atrações turísticas de Arroio do Sal, RS

Se fizer calor, não tem problema! É só dar um mergulho na piscina.

atrações turísticas de Arroio do Sal, RS

Permita-se relaxar e simplesmente siguir as placas! Você irá sair dali com suas baterias recarregadas.

atrações turísticas de Arroio do Sal, RS

Seja para passar as férias, seja para apenas algumas horas, a Fazenda Pousada da Lagoa é um daqueles lugares inesquecíveis, que vão lhe render ótimas recordações e um desejo de voltar para lavar a alma novamente!

Para reservas e outras informações, entre em contato pelo telefone (51)99788-0982 ou diretamente através da página https://www.facebook.com/fazendapousadalagoa.

Acesse também nossa página no Facebook e confira mais informações sobre turismo e atrações no Sul do Brasil. Sua interação, comentário ou sugestão sempre será bem vindo. Mas não esqueça de se desligar da telinha e ir conferir ao vivo cada uma das atrações listadas no site!


Até a próxima!


Ir ao resumo


Páginas relacionadas:

Parque Tupancy, Arroio do Sal: laboratório vivo da natureza

Praia da Guarita - Torres, RS


Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR