Pra lavar a alma!
O local:
Já havia comentado em matérias anteriores que o Litoral Norte do Rio Grande do Sul não tem só as praias como atração. Trata-se de uma região muito rica em belezas naturais, algumas delas, pra lavar a alma!
A Lagoa de Itapeva é um corpo hídrico imenso situado no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Com uma área de aproximadamente 125,00 Km², ou 12.500 hectares, ela é a maior de um conjunto de lagoas presentes na região, estendendo-se por 31,5 quilômetros de norte a sul, ao longo de 5 municípios e largura que varia de 1,5 a 8 quilômetros. Para você ter uma ideia, Arroio do Sal, um dos municípios banhados pela lagoa, possui uma área de 119,16 Km². Enfim, um espelho d'água, visto que sua profundidade não ultrapassa os 3 metros nos pontos centrais e mantendo-se entre 40 centímetros e 1 metro nas margens. Os estuários atraem animais de diversas espécies, aves aquáticas e de rapina, pequenos mamíferos, anfíbios, répteis, dentre outros. Além disso, a lagoa é um verdadeiro oásis para quem busca sossego e contato com a natureza, em seu estado mais puro.
A Lagoa de Itapeva compõe um complexo de lagoas alimentadas por córregos e rios que descem a encosta da serra. Toda essa água fica acumulada nas imensas planícies do Litoral Norte, região onde a altitude não ultrapassa 2 metros acima do nível do mar. As lagoas são utilizadas para a prática de esportes aquáticos, pesca e possuem até pontos balneáveis, dada suas águas calmas.
Na margem leste da Lagoa de Itapeva, em Arroio do Sal, encontra-se a Pousada da Lagoa, um local magnífico, onde você pode realmente lavar a alma! Ali, além de se hospedar em charmosas cabanas, você também pode pescar, utilizar a estrutura de camping, fazer um bom churrasco, tudo isso desfrutando de uma linda paisagem.
Onde fica:
A Pousada da Lagoa localiza-se entre a Lagoa de Itapeva e a Estrada do Mar (RS-389). Ao ingressar na rodovia, você deve seguir sentido a Arroio do Sal. O acesso à pousada localiza-se 1 quilômetro a sul do trevo principal de Arroio do Sal, bem ao lado de um posto de combustíveis. Ver detalhes
O que fazer:
Ao chegar à pousada, você se depara com um ambiente bucólico, com direito a animais de fazenda. Ovelhas, vacas, galinhas de angola, dentre outros. Alguns deles são bem dóceis e permitem a interação de visitantes. A recepção dos proprietários é cordial e o local é exuberante.
Na ocasião, ficamos hospedados em uma das cabanas da pousada, que ficam de frente para a lagoa. Mas você pode apenas passar o dia e utilizar as demais estruturas da fazenda, situação na qual são fornecidas pulseirinhas. As cabanas são equipadas com os principais itens de cozinha. A proximidade com o centro e as praias da cidade é outro ponto positivo.
Este ponto é utilizado para ingressar na lagoa com veleiros, motos aquáticas e outras pequenas embarcações, com o auxílio de um trator. Como o trapiche havia sido destruído durante uma enchente, caminhei alguns metros lagoa adentro, com água até os joelhos e sentindo aquela areia fina do fundo massagear meus pés. Volta e meia, alguma saracura-do-banhado desconfiada surgia dentre o capim e levantava vôo, enquanto sapos e rãs ressoavam como uma orquestra. Enfim, o silêncio é quebrado apenas pelo vento e pelos animais.
Uma das principais atrações deste local e o que mais me deixava na expectativa ao chegarmos é algo que dinheiro nenhum pode comprar!
O entardecer é algo indescritível! O pôr do sol refletido no espelho d'água associado às montanhas no horizonte fazem a paisagem parecer uma pintura.
Pela manhã, nuvens cobrem as montanhas do outro lado da lagoa, enquanto as vaquinhas pastam tranquilamente.
A cada momento do dia, a lagoa parece até ganhar tons e cores diferentes.
Eis que um grupo de simpáticas ovelhas aparece ao lado da sede. Elas circulam livremente e ajudam a manter a grama aparada.
Durante a noite, pode-se avistar as luzes no entorno da BR-101, na margem oposta da lagoa, que fica a cerca de 7 quilômetros de distância.
Na manhã de domingo, o céu azul era um convite para um churrasco à sombra das árvores.
Se fizer calor, não tem problema! É só dar um mergulho na piscina.
Permita-se relaxar e simplesmente siguir as placas! Você irá sair dali com suas baterias recarregadas.
Seja para passar as férias, seja para apenas algumas horas, a Fazenda Pousada da Lagoa é um daqueles lugares inesquecíveis, que vão lhe render ótimas recordações e um desejo de voltar para lavar a alma novamente!
Para reservas e outras informações, entre em contato pelo telefone (51)99788-0982 ou diretamente através da página https://www.facebook.com/fazendapousadalagoa.
Acesse também nossa página no Facebook e confira mais informações sobre turismo e atrações no Sul do Brasil. Sua interação, comentário ou sugestão sempre será bem vindo. Mas não esqueça de se desligar da telinha e ir conferir ao vivo cada uma das atrações listadas no site!
Até a próxima!
Páginas relacionadas:
Parque Tupancy, Arroio do Sal: laboratório vivo da natureza
Comentários
Postar um comentário