Praia da Guarita - Torres, RS
O local:
O litoral gaúcho, ao longo de seus 623 quilômetros de extensão, apresenta peculiaridades que o tornam atraente. Detalhes além da areia e mar, que dão a cada praia uma identidade única. A mais marcante delas são as belas formações rochosas, nas praias de Torres, no Litoral Norte. Não por acaso, é destino de milhares de pessoas, durante o veraneio. Torres tem as mais belas praias do Rio Grande do Sul.
Estas formações rochosas, chamadas de torres (daí o nome da cidade), ornamentam a praia, tirando dela aquela sequência monótona de orlas marítimas planas. Mais do que isso, as falésias acabam sendo um ponto turístico a parte da cidade, atraindo turistas até nos meses de inverno, época em que as praias estão vazias.
A Praia da Guarita fica dentro do Parque Estadual José Lutzenberger, uma unidade de conservação permanente com cerca de 350 hectares. O parque é dotado de estacionamento, banheiros químicos, bar e restaurante, ciclovia, além das trilhas e belas paisagens garantidas pelas torres e o Oceano Atlântico.
Onde fica:
Torres é a cidade do litoral norte gaúcho, delimitada pelo Rio Mampituba, que forma a divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Seus principais acessos são pela BR-101 e RS-389, também conhecida como Estrada do Mar. A distância até Porto Alegre é de 197 quilômetros e até Florianópolis, 280 quilômetros. Ver detalhes
A recepção do Parque Estadual José Lutzenberger localiza-se ao final da Avenida Caxias do Sul. Ver detalhes
O que fazer:
Ao chegarmos à recepção, fomos informados sobre a cobrança para estacionar dentro das dependências do parque e também sobre o horário de funcionamento, até as 20 horas, no Horário de Verão. Na ocasião, pagamos R$20,00. Carros com placas de Torres estão isentos da cobrança.
Após encontrar um bom lugar para estacionar, é só aproveitar a bela vista das torres e do mar azul. A torre central, mais delgada, não pode ser escalada, sob risco de queda.
O paredão de rocha do Morro da Guarita tem cerca de 40 metros de altura e é o mais alto do parque.
Ao lado do morro, muita gente divide a orla, em um dia ensolarado de Verão.
A visita ao Parque da Guarita não se resume a sol e banho de mar. O passeio só fica completo com uma caminhada pelas trilhas dos morros. A subida do Morro das Furnas se dá por uma escada íngreme, ao lado da praia ou por uma trilha, na parte posterior do mesmo. Lá de cima, tem-se uma vista panorâmica da praia e do Morro da Guarita.
O Morro das Furnas é uma formação mais extensa e um pouco mais baixa que o Morro da Guarita. É uma terapia ficar lá no alto, admirando a quebra das ondas nas rochas.
A trilha pode ser percorrida em cerca de 20 minutos. A vista mais espetacular da trilha é a vista das Furnas. A erosão marítima formou uma caverna na parte inferior do paredão de rocha. O cartão postal é complementado pela vista do Morro do Farol e da cidade de Torres.
As praias centrais da Cal e do Farol estavam lotadas.
O céu estava repleto de praticantes de esportes aéreos.
Do alto do Morro das Furnas, avista-se até a Ilha dos Lobos, uma extensão da formação rochosa no oceano, que serve de refúgio para lobos marinhos, em suas rotas migratórias. A ilha já foi motivo para o naufrágio de diversas embarcações.
Depois de percorrer a trilha do Morro das Furnas, se não estiver cansado de subir e descer escadas, há outra trilha a ser percorrida, precedida de uma escadaria com 124 degraus. A recompensa é uma vista incrível do parque, morros e praias vizinhas.
A cidade, que fica há uma altitude média de 16 metros acima do nível do mar, fica inteiramente visível do alto do Morro da Guarita.
A ciclovia, uma das atrações do parque, também pode ser vista lá de cima.
Na vista do lado esquerdo do morro, a formação rochosa do Morro das Furnas avança sobre o oceano, em forma de península.
Ao lado direito, avista-se as praias desertas do Parque de Itapeva.
Em dado momento, o barco de passeios aparece em meio à imensidão azul.
Este passeio, que inicia no Rio Mampituba e avança mar adentro é mais uma das atrações do veraneio em Torres, porém, na ocasião, apenas o observamos de longe.
Ao final do dia, após os passeios pelas trilhas, o banho de mar, de sol e de areia, há chuveiros públicos localizados ao lado do estacionamento, próximo aos banheiros químicos e ao restaurante.
O Parque da Guarita é só uma das atrações da cidade de Torres, que também conta com a Praia dos Molhes, o Morro do Farol, a Lagoa do Violão, a Ilha dos Lobos, o Rio Mampituba e o Parque de Itapeva.
Não por acaso, a Praia da Guarita é considerada a mais bela do Rio Grande do Sul. São diversas atrações e belezas que vão muito além das intermináveis praias de orla plana do restante do Estado. Ao ir à praia, não esqueça de usar um bom filtro solar e reforça-lo após o banho de mar.
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos deste e de outros lugares incríveis da nossa região.
Se você gostou desta matéria, inscreva-se no link na parte superior da tela e receba semanalmente informações sobre atrações turísticas e roteiros do Sul do Brasil.
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário