MARCADORES

Mostrar mais

Um pouco mais das belezas de Gramado

O local:

Gramado é uma cidade diferenciada das demais cidades brasileiras, seja no Verão, seja no Inverno. Trata-se de um pedacinho da Europa dentro do Brasil. Pudera, uma cidade que vive para o turismo tem que investir em seu embelezamento, a fim de encantar seus visitantes. Mas não é só isso. O clima, a paisagem de montanhas e vales, tudo dá a este canto da Serra Gaúcha uma elegância ímpar.
Embora Gramado não seja uma cidade grande, precisaremos de diversas matérias para mostrar todas as atrações deste que é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Alguns pontos turísticos são famosos e badalados, enquanto outros são menos conhecidos, mas não menos interessantes. Uma parte deles são pagos, como os museus, o Mini Mundo, o Mundo Encantado e a recém tombada Aldeia do Papai Noel, nas dependências do Parque Knorr, um dos pontos turísticos mais representativos da cidade, porém, há muito o que ver de forma gratuita.
Edifício no centro da cidade

Onde fica:

Os principais acessos à cidade possuem pedágios. Ver detalhes

O que fazer:

Pois bem, em um sábado ensolarado de inverno, fica difícil encontrar vagas de estacionamento no Centro de Gramado. O que esperar de uma cidade que é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Mas isso é apenas um detalhe. A cidade passa a ser mais cosmopolita, principalmente nas altas temporadas: Natal e Inverno. Nessas épocas, é comum ouvir, pelas ruas, sotaques de todos os cantos do país e até do exterior!
Mas o que torna esta cidade tão atraente, afinal? As casas, os prédios, as ruas, os canteiros, os jardins repletos de hortênsias. Parece tudo tão comum e superficial, quando descrito verbalmente.
Uma curiosidade sobre Gramado é que seu Plano Diretor Municipal não permite a construção de edifícios que fujam deste estilo europeu, pois derrubaria sua identidade e apelo turístico.
Edifício no centro da cidade

A Praça das Etnias, um local que reúne as culturas brasileira, alemã, italiana e portuguesa, recebe uma programação especial durante o Inverno. Na Estação Gramado, uma feirinha é montada no centro da praça, onde você pode provar um bom café, acompanhado de deliciosos petiscos. 
Pórtico da Praça das Etnias

Junto à Praça das Etnias, encontra-se a Casa do Colono, um local onde são comercializados produtos coloniais da região: embutidos, queijos, mel, geleias, doces diversos, vinhos, biscoitos, pães, enfim, uma ampla variedade de delícias. Os preços são atraentes para os padrões da região. Ao lado da Casa do Colono, há fornos onde pães, cucas e biscoitos são assados e comercializados, quentinhos e com um aroma irresistível!
Casa do Colono

Também junto à Praça das Etnias, no Espaço de Feiras Francisco Oberherr, são comercializados artesanatos diversos. Aquela lembrancinha que todos gostam de levar da cidade pode estar aqui. 
Espaço de Feiras Francisco Oberherr

Na Avenida Borges de Medeiros encontra-se a charmosa Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, toda construída em pedra. Sua antecessora, construída em madeira, no ano de 1917, deu lugar à edificação de pedra, no ano de 1943. Esta foi a primeira igreja católica construída em Gramado.
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo

Em frente à Igreja Matriz, a fonte ostenta elegantes imagens dos doze apóstolos. 

Também em frente à igreja, o termômetro é um dos elementos mais tietados por turistas, que buscam uma boa foto, principalmente nos dias mais frios.
Relógio e termômetro em frente à Igreja Matriz São Pedro Apóstolo

Ao lado da igreja, a Fonte do Amor Eterno torna o ambiente ainda mais romântico.
Fonte do Amor Eterno, Gramado

Nas bordas da fonte, inúmeros cadeados levando o nome de casais apaixonados, que além de ornamentar, servem para, simbolicamente, eternizar o amor e, se possível, o relacionamento.
Fonte do Amor Eterno, Gramado

Atravessando a Avenida Borges de Medeiros, a Praça Major Nicoletti é um dos pontos de encontro da cidade. 
Praça Major Nicoletti, Gramado

Em uma tarde fria e ensolarada, a praça fica convidativa para uma conversa e um bom chimarrão, ou até um chocolate quente, especialidade da cidade.
Praça Major Nicoletti, Gramado

O chocolate, uma das especialidades da cidade, não podia passar em branco em um local de grande circulação de turistas. 
Loja do chocolates suíços na Praça Major Nicoletti, Gramado

A Rua Coberta é um espaço para eventos e também possui diversas lojas, bares e restaurantes. Ela localiza-se nas imediações da igreja matriz e bem em frente ao Palácio dos Festivais.
Rua Coberta, Gramado

Ao lado da rua coberta, a exuberância da arquitetura enxaimel segue presente e parece tornar a tarde de céu azul ainda mais bela!
Prédio com arquitetura europeia em Gramado

Em frente à Rua Coberta, o Palácio dos Festivais recebe, anualmente, o Festival de Cinema de Gramado, no mês de agosto. No restante do ano, o palácio apresenta vários filmes e aceita reservas para eventos. Ali, também funciona o Museu do Festival de Cinema de Gramado.
Palácio dos Festivais

Em uma cidade toda estilosa, o edifício da Prefeitura não podia ser diferente. Gramado é uma cidade convidativa a um passeio a pé e temos 3 justificativas para isso. Primeiramente, porque o trânsito no centro, durante a alta temporada, é tumultuado. Outra justificativa para deixar o carro de lado é a de que grande parte das atrações da cidade ficam em um raio de 1,5 quilômetro, e podem ser contemplados lentamente, como se saboreia um chocolate. Por exemplo, somente na Av. Borges de Medeiros, há várias atrações. A terceira, com passeios públicos largos, canteiros floridos, casario em estilo europeu, além da infinidade de bares e restaurantes, tudo deixa a cidade mais convidativa e agradável para uma caminhada.
Prefeitura Municipal de Gramado

As ruas da cidade, tanto do centro, quanto de alguns bairros próximos, o aconchego se dá por conta dos detalhes, como luminárias em estilo retrô, uso de elementos de madeira rústica e casas com floreiras. Em um restaurante do centro, vimos uma floreira repleta de temperos, como orégano, salsa e manjericão. A rede elétrica do centro é subterrânea, a fim de eliminar a poluição visual que a rede aérea causa.
Ornamentos das ruas de Gramado

Saindo da cidade, pela RS-115, em direção a Três Coroas, o pórtico de acesso é tão bonito quanto o do acesso pela RS-235. Este também é disputado pelos turistas, em busca de belas fotos. 
Pórtico Sul de Gramado

Mas se, mesmo com todas as atrações de Gramado, você estiver mais interessado em admirar a paisagem, há ótimos pontos de observação, bem próximos ao centro. Um deles, tem uma vista panorâmica do Vale do Quilombo.
Vale do Quilombo

O melhor ponto de observação do Vale do Quilombo fica às margens da RS-235, na saída para Canela, há 800 metros da igreja matriz.
Vale do Quilombo

Uma vista magnífica e inspiradora, tanto que na grade de proteção do mirante, também há inúmeros cadeados com o nome de casais, em busca do eterno amor.
Vale do Quilombo

Vamos com frequência a Gramado e devo admitir que a cada novo passeio, sempre encontramos algo novo e surpreendente. Há algumas particularidades que cabem ser ressaltadas sobre a cidade. Se você estiver de carro, as ruas do centro possuem estacionamento pago, que funciona diariamente. Mesmo assim, é difícil arrumar vagas em épocas de alta temporada. Nas imediações do Lago Joaquina Rita Bier e do Mini Mundo, não há cobrança para estacionar, mas as ruas, ali, são estreitas e os espaços para estacionar também são reduzidos. Os ônibus de turismo são comuns por ali, o que pode trancar um pouco o tráfego e exigir um pouco de paciência dos motoristas. A rede hoteleira da cidade é vasta e possui opções para todos os gostos e para todos os bolsos.
O passeio de ônibus pelos pontos turísticos da cidade e da região é uma ótima possibilidade de programação. Os ingressos podem ser adquiridos na Brocker Turismo, na Avenida das Hortênsias, 1845, das 09:00 às 18:30, ou no site www.brockerturismo.com.br.
Acesse, também, nossa página no Facebook e confira mais fotos deste e de vários outros lugares incríveis da nossa região.
Se você gostou desta matéria, inscreva-se no link na parte superior de sua tela e receba novidades, semanalmente, em seu e-mail.






Pesquise e reserve sua vaga em hotéis e pousadas para sua próxima viagem em:











Comentários

Posts mais populares

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Goio-Ên: RS - SC

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira