Núcleo de Casas Enxaimel: Ivoti, RS

O local:

Não é só um mero conjunto arquitetônico, é a vibrante cultura alemã sendo vivenciada neste local especial de Ivoti, na Rota Romântica.
Ivoti é conhecida como a Cidade das Flores. Também pudera: uma cidade com o nome de Flor (Ivoti significa "flor" em Tupi-Guarani) só podia receber este título. Mas esta pequena cidade de pouco mais de 20 mil habitantes teve outros nomes antes do atual. Seu primeiro nome foi Berghahnerschneiss, ou Linha dos Berghahn, sobrenome da primeira família a colonizar a região. Depois, recebeu o nome de Bom Jardim, que prevaleceu até a década de 30 do século XX, quando passou a se chamar Ivoti.
No local, hoje chamado de Feitoria Nova, instalaram-se as primeiras famílias de imigrantes alemães, na primeira metade do século XIX, mais precisamente, no ano de 1826. Essas famílias construíram casas em estilo enxaimel, técnica construtiva que utiliza estrutura de madeira sem pregos ou parafusos. As paredes são preenchidas com pedras e cimentadas com argila. Um sistema construtivo primitivo, porém, intrigante, pois as madeiras são cuidadosamente encaixadas através de entalhes e o resultado são casas que atravessem séculos sem esmorecer!
Entretanto, as casas representam apenas uma fração da cultura germânica. Assim como elas, a cultura também atravessa séculos e segue intacta e instigante. O Núcleo de Casas Enxaimel é um centro de eventos, onde ocorrem atrações culturais e feiras de artesanato e de produtos coloniais.
Casarão em estilo enxaimel, Ivoti, RS

Onde fica:

Ivoti pode ser acessada pela BR-116, tanto de Porto Alegre, quanto da região de Caxias do Sul. Distante 56 Km da capital, Ivoti também pode ser acessada pela Avenida Presidente Lucena, de Estância Velha ou da cidade de Presidente Lucena. Ver detalhes
O Núcleo de Casas Enxaimel localiza-se junto à comunidade de Feitoria Nova, no interior de Ivoti. O acesso se dá pela Rua Tuiuti, na saída para a cidade de Presidente Lucena. Há um trevo sinalizado indicando a entrada do núcleo. Ver detalhes

O que fazer: 

Para acessar o Núcleo de Casas Enxaimel, é preciso passar sobre a Ponte do Imperador, uma ponte construída em 1864, sobre o Arroio Feitoria e financiada pelo então Imperador D. Pedro II. A ponte é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e segue sendo utilizada por veículos e pedestres.
Ponte do Imperador, Ivoti, RS

Porém, uma veterana requer cuidador especiais, como a limitação de carga.
Ponte do Imperador, Ivoti, RS

A Casa Amarela é a primeira a ser avistada após a ponte. Trata-se de uma edificação em estilo eclético, construída em 1907. Ela foi utilizada como estabelecimento comercial durante várias décadas. Em 2007, foi restaurada com auxílio do Consulado Alemão.
Casa Amarela

A Casa Amarela, nos dias de hoje, é um café colonial e restaurante, onde são servidas diversas especialidades da culinária alemã.
Casa Amarela

Sob a chapa de vidro da mesa do restaurante, recados escritos em guardanapos de papel são deixados por turistas de diversas partes do país e até do exterior.
Bilhetes deixados por visitantes na Casa Amarela

A Rua da Cascata, que passa em meio às casas em estilo enxaimel, é fechada para o tráfego de veículos. Assim, os visitantes podem ficar à vontade para caminhar e contemplar o local. Ao longo da rua, caixas de som foram posicionadas e passam o dia tocando a música tradicional alemã, ajudando na aclimatação.
Rua destinada ao lazer, Ivoti, RS

Fazem parte do Núcleo de Casas Enxaimel diversas edificações datadas do século XIX e início do século XX. 
Casas do século XIX

Dentre elas, a Casa do Artesão e o Museu Cláudio Oscar Becker. 
Casario do século XIX

O Museu Cláudio Oscar Becker é uma das atrações do núcleo e apresenta diversos elementos que compuseram o dia-a-dia das famílias de imigrantes alemães.
Museu Cláudio Oscar Becker

No museu estão expostos diversos objetos, dentre móveis e utensílios doados pelas famílias da região e que, de alguma forma, contribuíram para a formação das comunidades locais. 
Museu Cláudio Oscar Becker

Moedas da época da chamada República Velha, condecorações e artefatos que eram utilizados antigamente também encontram-se expostos no museu.
Objetos expostos no Museu Cláudio Oscar Becker

Este curioso móvel cumpria a função do vaso sanitário.
Antigo vaso sanitário no Museu Cláudio Oscar Becker

A mesa posta, a fôrma de wafles sobre a chapa e as linguiças penduradas acima do fogão dão um ar de bucolismo e retratam o cotidiano das famílias de agricultores, imigrantes da Alemanha.
Mesa montada, Museu Cláudio Oscar Becker

A casa que mais chama a atenção e, consequentemente, a mais tietada por visitantes em busca de uma bela fotografia é este casarão em estilo enxaimel clássico, localizada ao lado do bar.
Casarão em estilo enxaimel

Para justificar o título de Cidade das Flores, não podiam faltar os belos jardins floridos, de diferentes cores e formas.
Jardins floridos junto ao núcleo

O Núcleo de Casas Enxaimel possui um calendário de eventos, ao longo do ano. Normalmente ocorrem as feiras e festivais culturais nos segundos domingos de cada mês. Em outubro, as atrações são semanais, acompanhando as comemorações da Oktoberfest.
Mesmo não havendo evento, o local é excelente para um repouso, por isso, é frequentado por muitas pessoas. Pais sentam-se à sombra e tomam chimarrão, enquanto as crianças aproveitam os brinquedos do parquinho. O núcleo conta também com banheiros limpos e muito bem conservados. Algo que muitos locais públicos não possuem. 
Cidade das flores, Ivoti, RS

Há cerca de 2 quilômetros do núcleo, encontra-se a Cachaçaria  Weber Haus. Um local temático que vai além de um simples varejo de bebidas. 
Cachaçaria Weber Haus, Ivoti, RS

No varejo, são oferecidas inúmeras variedades de cachaças, sucos e licores.
Cachaçaria Weber Haus, Ivoti, RS

A decoração da Weber Haus é inspiradora.
Cachaçaria Weber Haus, Ivoti, RS

A roda d'água está posicionada sobre o lago repleto de peixes coloridos.
Cachaçaria Weber Haus, Ivoti, RS

Para quem quiser relaxar e degustar, o ambiente é propício. Entretanto lembre-se: se for dirigir, beba um suco!
Cachaçaria Weber Haus, Ivoti, RS

A decoração traz a rusticidade da vida no campo. 
Cachaçaria Weber Haus, Ivoti, RS

Quem visitar o Núcleo de Casas Enxaimel também poderá aproveitar a Feira Colonial, realizada em todos os segundos domingos de cada mês. Ali também é realizada a Feira do Mel, no mês de maio e a Feira das Flores, em setembro. Além disso, outra atração nas proximidades é a Cascata São Miguel, há cerca de 3 quilômetros de distância. Passeios de trator são oferecidos, saindo do núcleo, até a cascata. Como uma tempestade se aproximava, não fomos até lá, mas mostraremos este belo ponto turístico de Ivoti futuramente. Também nas proximidades encontra-se a Vinícola Berwian, que além de comercializar vinhos finos, genuinamente alemães, é aberta à visitação.
Mais informações sobre turismo em Ivoti podem ser encontradas em http://www.ivoti.rs.gov.br/turismo.
Acesse nossa página no Facebook e  confira mais fotos deste e de outros lugares incríveis da nossa região.




Comentários

  1. Bom dia. Junto da "cascata 48 baixa"(são Miguel) havia uma antiga e linda estação de turbinas elétricas, mas que foi demolida. Att., Karl Frank.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR