Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira
O local:
Já visitamos diversas vezes o roteiro Caminhos de Pedra, no interior de Bento Gonçalves e devo admitir que sempre há algo novo para se ver, sabores para degustar e o roteiro acaba sendo ainda mais instigante.
Inaugurado recentemente, a Casa na Árvore é mais uma das atrações deste roteiro que mais parece um pedaço da Itália no Brasil. Trata-se de um local que oferece um agradabilíssimo passeio por entre as árvores, em uma trilha construída de maneira criativa e surpreendente.
Inaugurado recentemente, a Casa na Árvore é mais uma das atrações deste roteiro que mais parece um pedaço da Itália no Brasil. Trata-se de um local que oferece um agradabilíssimo passeio por entre as árvores, em uma trilha construída de maneira criativa e surpreendente.
Onde fica:
Para chegar à Casa na Árvore, é preciso percorrer a estrada Caminhos de Pedra, até a comunidade de São Pedro. Acessar a entrada ao lado da pedra, chamada Pedra do Sol. Depois, são cerca de 600 metros de estrada não pavimentada, até o parque. Ver detalhes
Já a Casa Di Dolci fica às margens da estrada Caminhos de Pedra, há cerca de 300 metros do trevo de acesso a Pinto Bandeira. Ver detalhes
O que fazer:
Em um domingo, pela manhã, estávamos a percorrer os Caminhos de Pedra, quando chegamos a este local curioso, repleto de cataventos, chamado de Casa na Árvore. Fomos muito bem recepcionados pelos proprietários. Na ocasião, pagamos R$10,00 para acessar o parque e as crianças não precisaram pagar.
Após iniciar o passeio, percebemos que, na verdade, a Casa na Árvore é um daqueles lugares que conseguem cativar adultos e crianças, onde a criatividade e engenhosidade parecem mágica.
A começar por este engenhoso conjunto de bonecos de madeira, que se movem com ajuda de um mecanismo movido por uma roda d'água. As madeiras empilhadas atrás da placa são utilizadas para ampliar a trilha e construir novos caminhos nos labirintos entre as árvores, tornando o passeio ainda mais surpreendente.
Com esta quantidade de cataventos na entrada, fica difícil passar pela estrada sem perceber o local.
A estrutura com passarelas de madeira possui labirintos e caminhos que conduzem às árvores. Sobre a estrutura, um avião construído artesanalmente.
Por mais que os caminhos sejam instigantes, o carro-chefe aqui é o contato com a natureza. As trilhas foram todas construídas, caprichosamente, com madeiras fixadas, em alguns trechos, à altura da copa das árvores.
O passeio é seguro, pois todos os trechos elevados possuem proteção.
Além da curiosa atração e das trilhas entre as árvores, vale ressaltar a vista da paisagem, que é magnífica. Dá para se acomodar na casinha, ao final da trilha e ali permanecer, admirando e aproveitando a sombra das árvores.
A Casa na Árvore é uma atração diferenciada nos Caminhos de Pedra, pois foge do italianismo típico da região. Porém, não menos atraente, a casa mostra-se uma ótima opção de passeio de final de semana, para adultos e crianças. O atendimento é cordial e o contato com a natureza é pleno. A dica, aqui, é vir com tempo para aproveitar bem os recursos do parque.
Após o passeio na Casa da Árvore, que tal um café em um local com uma bela vista para uma cachoeira?
Sem sair dos Caminhos de Pedra, há pouco mais de 5 quilômetros da Casa na Árvore encontra-se outra casa: a Casa Di Dolci. Um local excelente para tomar um bom café, fazer um lanche ou simplesmente adquirir ótimos doces.
O estabelecimento em estilo rústico e o excelente atendimento já encantam. Mas este estabelecimento possui mais um diferencial: um mirante que permite uma bela vista para a Cascata Salto Valério.
A natureza dá sua substancial contribuição para o espetáculo! O mirante fica à sombra de uma parreira.
A Cascata Salto Valério fica um pouco distante do mirante, então aproximamos para que você possa admirá-la mais de perto.
E o nosso roteiro de final de semana encerra com esta vista encantadora da cascata, localizada na divisa de Pinto Bandeira com Bento Gonçalves.
O roteiro Caminhos de Pedra possui diversas outras atrações, que certamente mostraremos em novas matérias neste blog. Por isso, é considerado um dos principais roteiros turísticos da Serra Gaúcha.
Veja mais fotos deste e de vários outros lugares incríveis em nossa página no Facebook. Se você gostou da matéria, inscreva-se no link na parte superior de sua tela e receba novidades sobre destinos e roteiros do Sul do Brasil semanalmente, em seu e-mail. Valorize os destinos turísticos locais. Além de contribuir com a divulgação deles, movimenta a economia local.
Até a próxima!
Ir ao resumo
Comentários
Postar um comentário