Lagoa da Harmonia - Teutônia, RS

O local:

Localizada na região do Vale do Taquari, às margens da RS-453 (Rota do Sol), Teutônia é uma pequena cidade com população de origem predominantemente germânica e tem como principal atração turística a Lagoa da Harmonia, localizada na comunidade de Harmonia, no interior do município.

Onde fica:

O acesso se dá pela rodovia RS-453. Para quem trafega no sentido Serra ao Vale do Taquari, 4 quilômetros após o trevo de acesso à Westfália, há uma entrada à direita, sinalizada com placas indicativas. Após, segue-se por uma estrada pavimentada e bem sinalizada, até a entrada do parque. Para entrar, pagamos R$7,50 por pessoa. Crianças de até dez anos não pagam. Recebemos a orientação de que o valor da entrada seria descontado de eventual consumação no restaurante. Ver detalhes

O que Fazer:

Quando entramos, nos deparamos com um lugar inspirador, perfeito para um passeio de domingo. Ao lado da lagoa, charmosas cabanas em estilo enxaimel, para quem preferir hospedar-se e ficar mais tempo em contato com a natureza. Os visitantes também têm à sua disposição churrasqueiras às margens do lago.

Chalés às margens da lagoa

Há um restaurante no local, que além da tradicional culinária alemã, serve um ótimo café colonial. Junto ao restaurante funciona a sede administrativa. O parque alia capricho na conservação com a sintonia com a natureza, o que torna o local especial.
Vista do Café Colonial

O cardápio oferecido pelo restaurante é farto e inclui carnes, massas, saladas e até uma boa sopa de capeletti, uma intrusa italiana. No café colonial, bolos, cucas, biscoitos e o tradicional strudel concluem o banquete. Após almoçarmos, contornamos o lago e seguimos até o mirante, localizado no topo do morro das antenas.
Morro das antenas ao fundo

O acesso ao mirante é estreito e íngreme, mas pode ser feito de carro, pois é pavimentado com calçamento. Tivemos alguma dificuldade ao encontrar um carro seguindo no sentido contrário, mas nada que impedisse que prosseguíssemos pelos cerca de 1500 metros de rampa, percorrida quase inteiramente em primeira marcha. Lá de cima, a visão que se tem do Vale do Taquari é deslumbrante.
Vista do alto do Morro das Antenas

Para os fãs de esportes como o paraglider e voo livre, há uma rampa em uma das faces do morro. Mas o principal ingrediente do local é o silêncio, quebrado apenas pelo vento que sopra lá em cima. Ótimo para relaxar, sentar-se à grama e tomar um bom chimarrão. 
Vista panorâmica do Vale do Taquari

No final do passeio, aproveitamos a paz do local e a tarde ensolarada, enquanto as crianças brincavam. 
Lagoa
Saída da lagoa

 A administração do parque não permite som alto nas suas dependências, o que torna-o excelente para quem busca sossego e contato com a natureza. Também são oferecidos no local passeios a cavalo e em trilhas ecológicas. Cabe ressaltar que não é permitido banho e pescaria no lago. Para mais informações, acesse o link http://www.teutonia.com.br/turismo/?turismo.html e também o site da administradora do parque: http://lagoadaharmonia.com.br/lagoa/. E para ver mais fotos, acesse https://www.facebook.com/viciadosemestrada/.
Se você gostou desta matéria, inscreva-se no link na parte superior da tela e receba semanalmente novidades sobre destinos e roteiros da nossa região no seu e-mail.

Ir ao resumo

Reserve aqui seu hotel ou pousada:

Booking.com

Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR