Complexo Hidrotermal Caldas de Prata
O local:
A água é um item essencial para a vida, para as atividades humanas e porque não para o turismo? Água que rega e que carrega, que molha e que embeleza, afinal, água é vida!
O Rio Grande do Sul é repleto de destinos turísticos fascinantes, cuja atração principal é a água. É o caso do roteiro turístico Termas da Longevidade, composto por diversas atrações distribuídas em 5 municípios da Serra Gaúcha: Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis, Vila Flores.
E justamente na divisa entre Nova Prata e Protásio Alves, separados pelo Rio da Prata, que está localizado o parque Caldas de Prata. Um local onde a água mexe com seus sentidos e emoções. O Caldas de Prata é um complexo hidrotermal que conta com Spa de águas termais, piscinas externas, trilhas, uma bela cascata e até uma ponte pênsil que dá acesso a trilhas do outro lado do rio. Então, vamos conhecê-lo?
Onde fica:
O município de Nova Prata localiza-se a 180 quilômetros de Porto Alegre, às margens da BR-470, rodovia que corta o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Já o Complexo Hidrotermal Caldas de Prata localiza-se a 13 quilômetros do centro de Nova Prata. Para chegar até lá, é necessário seguir pela Rua Luiz Marafon, em direção ao interior do município, descendo o vale do Rio da Prata. Após percorrer 650 metros, depois de cruzar a ponte, encontra-se o acesso ao parque. Ver detalhes
O que fazer:
Ao chegarmos ao parque ficamos sabendo que os aniversariantes do dia não pagam entrada. Vale para a próxima visita, pois na ocasião, não tinha nenhum aniversariante. De qualquer forma, visto a estrutura do complexo, não é um valor absurdo.
Na ocasião, pagamos R$10,00 por adulto e R$5,00 por criança, mas recomendo consultar o site https://termaiscaldasdeprata.com.br/values para verificar o valor atual. Tanto no site quanto no local, são apresentadas orientações para o acesso e utilização do itens do parque. A entrada dá direito ao acesso, mas para acessar as piscinas externas ou o Spa e as piscinas termais, há um valor adicional que também consta no site e em tabela na entrada. Depois de acessar, fica difícil escolher o que fazer primeiro.
Uma curiosidade sobre o complexo é que aniversariantes não pagam a entrada. Após acessarmos o parque, seguimos em direção às piscinas externas e percorremos a Trilha da Cascata, que contorna cerca de 200 metros da margem leste do Rio da Prata.
A trilha, que se esgueira entre o rio e as falésias, possui sinalização e cordões de proteção.
Próximo ao final da trilha, há uma pequena cascata, chamada carinhosamente de Cascata Pingos de Prata e que praticamente some em épocas de estiagem.
Ali você pode se sentar e escutar o ruído das águas!
Pouco mais à frente, surge a imponente Cascata da Usina.
A Cascata da Usina é uma rochosa de cerca de 15 metros de altura, por onde escoam as águas do Rio da Prata. Como choveu muito nos dias que antecederam a visita, fica evidente o grande e ruidoso volume de água.
A Cascata da Usina recebeu este nome em virtude de uma pequena usina hidrelétrica presente, cerca de 50 metros à jusante e que pode ser acessada através de uma trilha.
Retornando às piscinas, avista-se a ponte pênsil que dá acesso às trilhas do outro lado do rio.
É uma ponte segura, mas devem ser tomados alguns cuidados, como o de não chacoalhar e de respeitar o limite de 5 pessoas sobre ela.
Mais do que uma forma de atravessar o rio, a ponte de madeira e cabos de aço proporciona uma bela vista.
A trilha que contorna a falésia fica muito bonita desse ângulo.
A Trilha das Bromélias oferece um percurso de cerca de 850 metros pela vegetação, passando por espécies vegetais catalogadas e com placas de identificação.
Após uma subida íngreme, nos deparamos com este antigo moinho, movido a roda d'água.
O imponente Rio da Prata é alimentado, ao longo de seu curso, por diversos pequenos córregos, alguns deles, cortam o parque.
Uma das principais atrações, a piscina externa, é a alegria de crianças e também de adultos.
Em meio ao Verão gaúcho, poucos resistem a um bom banho de piscina!
E uma piscina, bem ao lado de um imponente rio, não se vê todos os dias.
No Complexo Hidrotermal Caldas de Prata, você pode passar o dia percorrendo trilhas, banhando-se em deliciosas piscinas ou simplesmente se deleitar no Spa de águas termais. Após ótimas experiências, ainda pode parar no mirante da Cascata da Usina, às margens da estrada que liga Nova Prata a Protásio Alves e admirar a bela queda d'água.
O Rio da Prata, quando fica bravo, ganha o tom marrom da argila das barrancas que carrega consigo, em meio aos montes cobertos pela vegetação nativa.
Nova Prata, uma pequena e bucólica cidade da encosta noroeste da Serra Gaúcha, é mais um daqueles destinos surpreendentes em todos os sentidos. Percorrer a estrada entre Nova Prata e Protásio Alves, vislumbrando as elas paisagens rurais da região, já recarregará parte de suas baterias. O restante da recarga ficará por conta das maravilhosas águas. Não por acaso, esta é a rota Termas da Longevidade! Certamente retornaremos para mostrar outras atrações de Nova Prata, Protásio Alves e outros municípios da região.
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossas atrações turísticas regionais. Curta, compartilhe, comente, mas não deixe de reservar um tempo para visitá-los. Essa é a proposta desse blog.
Até mais!
Comentários
Postar um comentário