Pico Monte Claro - Veranópolis, RS
O local:
Localizado a uma altitude de mais de 600 metros acima do nível do mar, o Pico Monte Claro é mais um daqueles destinos surpreendentes da Serra Gaúcha!
Em um domingo ensolarado, resolvemos fazer um daqueles passeios fora da órbita dos destinos glamorosos, sem perder em beleza e com uma pitada de aventura. O destino da vez foi o Pico Monte Claro, localizado no interior de Veranópolis, a eterna Terra da Longevidade e Berço Nacional da Maçã.
A decisão foi a melhor possível, principalmente para quem gosta de natureza e paisagens de tirar o fôlego. O Pico Monte Claro tem uma vista incrível do Rio das Antas graças aos 500 metros de diferença de altitude. O que chama mais a atenção é que por se tratar de uma montanha de pico delgado, em forma de uma lâmina, a vista panorâmica pode ser contemplada de ambos os lados.
Onde fica:
O Pico Monte Claro fica na localidade de Monte Claro, interior de Veranópolis. Para chegar até lá, partindo do centro da cidade, deve-se atravessar a BR-470 e seguir sentido ao Bairro Renovação. Acessar a Rua Getúlio Vargas e seguir por 4,2 quilômetros até o trevo de acesso à Estrada Nossa Sra. da Pompéia. Seguir por mais 13,6 Km, passando pela comunidade Nossa Senhora da Pompéia, até o trevo com a estrada de acesso à comunidade Nossa Senhora da Glória, à esquerda. Cerca de 200 metros depois, há uma estrada à direita, com placa indicando o acesso à localidade de Monte Claro, uma estradinha estreita e com condições razoáveis. Mais 3 quilômetros, chega-se a um trevo com 4 saídas. Usar a primeira à direita, na saída mais íngreme. O último quilômetro, até a entrada do parque, é estreito e bastante íngreme, requerendo cautela do motorista. Em alguns trechos, não há espaço para dois carros, então, se encontrar um veículo no sentido contrário, procure algum local mais largo e aguarde. Ao final do caminho, são 24 quilômetros mesclando estrada asfaltada, estrada de terra, rampas íngremes e muitas paisagens incríveis. Ver detalhes
O que fazer:
O Pico Monte Claro pode ser visto do Belvedere do Espigão, às margens da BR-470 e até da Ponte Ernesto Dorneles. Trata-se de uma formação rochosa majestosa, com pouco mais de 400 metros de comprimento e cerca de 30 metros, no seu ponto mais estreito, com uma estradinha no meio, que conduz até a extremidade. A montanha desperta a curiosidade de quem observa de longe, inclusive a nossa. Por isso, resolvemos sair do asfalto e subir até lá.
O caminho até lá tem um trecho de aproximadamente 24 quilômetros, partindo do centro de Veranópolis, sendo que um pouco mais de 15 são asfaltados. As estradinhas das comunidades mais afastadas são de terra, mas em condições razoáveis. O último quilômetro que exigiu um pouco mais do carro e do motorista. Nada de tão complicado, pois o superamos em um carro comum 1.0.
Após enfrentarmos uma estradinha estreita e íngreme, passamos pelo portão de acesso à propriedade particular à qual o Pico Monte Claro pertence. Ali, os proprietários recepcionam os visitantes e cobram o valor da entrada. Na ocasião, pagamos R$10,00 por pessoa, sendo que o ingresso das crianças não foi cobrado. Após adentrar o parque, a sugestão é deixar o carro na área de camping, onde tem um pequeno lago e subir os últimos metros a pé, pois lá no topo, há pouco espaço para estacionar e também para manobrar carros.
A primeira impressão não é deixada pela estrutura com banheiros químicos, pelas áreas de camping ou pelas casinhas rústicas de madeira, mas pela vista incrível do vale do Rio das Antas! A estradinha atravessa o topo do monte, longitudinalmente, quase totalmente sombreada por eucaliptos. Tem um ponto dela em que a vista lhe deixa pasmo, pois é incrível de ambos os lados!
Caminhando por ela, se você olhar à direita, terá uma vista maravilhosa. Se olhar para a esquerda, também!
A vista do lado leste te permite observar o Rio das Antas, na divisa entre os municípios de Veranópolis e Pinto Bandeira.
A barragem da Usina Hidrelétrica Monte Claro também pode ser avistada no lado leste do monte, além das pequenas propriedades rurais que salpicam as montanhas.
E no lado oeste, podemos observar a ponte ferroviária, próxima à antiga Estação Ferroviária Jaboticaba. Embora a ferrovia esteja em atividade, para o transporte de cargas, a estação encontra-se desativada.
Também no lado oeste, o Rio das Antas demarca a divisa entre Veranópolis e Bento Gonçalves.
Ao lado da cerquinha de madeira roliça, há uma churrasqueira de chão. Um churrasco com esta vista dispensa qualquer outro tipo de luxo.
Em alguns pontos, há sinalização alertando sobre o perigo de se aproximar muito da borda.
O paredão de pedra apresenta verticalidades de mais de 30 metros. Por isso, aproveite, curta a paisagem, mas não se aproxime muito das bordas.
Alguns elementos simples complementam a paisagem, como o balanço, que parece projetar para o infinito!
E o solitário banquinho repousa sob a luz do Sol.
Junto a cada borda do monte há uma cabana de madeira, que serve como decoração e também como observatório.
O quiosque tem cobertura de palha.
Só mais um detalhe para deixar o ambiente mais rústico e charmoso.
Sem esquecer do atrativo principal: a vista do vale.
Do quiosque, também dá pra enxergar a ponte da linha férrea.
Veio o final da tarde e com ele, a maravilhosa combinação de luz e sombra, dando um tom dourado às partes onde a luz do Sol ainda resiste!
A rede apenas complementa as opções de lazer.
O Pico Monte Claro conta com uma boa estrutura para recepcionar os visitantes, com banheiros químicos, área de camping, copa e até chuveiros. O pôr do Sol é incrível, mas não recomendo descer o morro após escurecer. Neste caso, acampar é uma ótima opção. Não chegamos a testemunhar o nascer do sol, mas deve ser espetacular, pois neste horário, o vale fica coberto de névoa, dando a impressão de se estar acima das nuvens.
Seja para passar uma tarde, um dia ou até um final de semana, seja para um simples passeio ou para fazer aquele book fotográfico todo especial, o Pico Monte Claro irá lhe garantir belíssimas fotos, além de bons momentos.
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossas atrações turísticas regionais. Fique à vontade para curtir, compartilhar ou comentar.
Nós vamos antes para você ir melhor!
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário