Tesouros escondidos: Capela Nossa Senhora da Rocca
O local:
O interior de Caxias do Sul possui alguns tesouros escondidos. Não se trata de baús enterrados por piratas, mas de bucólicas igrejas, como a histórica Capela de Nossa Senhora da Rocca. Uma pequena igreja histórica localizada em meio a uma incrível paisagem, no alto de um morro, na comunidade de Santo Antônio da 6ª Légua. Mais do que singela, uma edificação cheia de histórias, aliás, conta uma história cujo início se dá em meados de 1889, ano em que a primeira capela começou a ser erguida, originalmente de madeira.
Uma devoção trazida da Itália à Madonna Della Rocca, foi traduzida na construção da capela, quase nos mesmos moldes dos santuários dedicados à santa, lá do Velho Continente. Rocca, em Italiano, quer dizer rocha, rochedo ou até mesmo fortaleza. Desta forma, a devoção à Madonna Della Rocca ocorria em função da busca pela segurança das famílias.
Longe de ser uma fortaleza de pedra, a exemplo de alguns santuários italianos dedicados à Madonna Della Rocca, a igrejinha construída no alto do morro, em meio às araucárias, no interior de Caxias do Sul, era a fortaleza das famílias de imigrantes que ali se instalaram, ao final do século XIX. Seu sino, trazido da Áustria, badalava para anunciar o início das missas. De lá pra cá, muita coisa aconteceu, a antiga igrejinha de madeira foi abandonada, desmanchada e reconstruída na década de 80 do século XX, desta vez, em pedra e barro, com o campanário de madeira.
Onde fica:
A Capela Nossa Senhora da Rocca localiza-se na localidade da 6ª Légua, interior de Caxias do Sul. Para chegar até lá, partindo do centro da cidade, é necessário seguir sentido ao Bairro Bela Vista, atravessando a BR-116 e seguindo pela Rua Bortolo Zani, até o entroncamento com a Rua Dionísio Lorandi. A esta altura, placas já indicam a direção das capelas do interior: São Virgílio, Santo Antônio, São Francisco e N. Sra. Rocca. Seguindo pela via, que passa a se chamar Ábramo Perini, é só seguir as placas, por mais 3 quilômetros de estrada não pavimentada, até a capela. Ver detalhes
O que fazer:
O caminho até a capela é de beleza ímpar. No vale, entre as montanhas, escoam as águas do Rio Piaí, um dos cursos d'água que atravessam o território caxiense, descendo a serra para compor a bacia do Rio Caí. A paisagem pitoresca mais parece uma obra de arte!
O terreno onde está localizada a capela é de propriedade da Mitra Diocesana de Caxias do Sul, entretanto, os moradores locais o cercaram e instalaram portões. Isso ocorreu a fim de evitar-se o vandalismo, que vinha sendo praticado no local.
De qualquer forma, o local é vigiado, mas a visitação é permitida. O ambiente, no entorno da capela, é muito acolhedor, com o gramado à sombra e uma vista impressionante. Do outro lado do vale, encontra-se os morros que compõe o distrito de Santa Lúcia do Piaí.
Em uma tarde ensolarada de domingo, o céu azul contrastava bem com o verde das araucárias e eucaliptos, que aliás, forneciam uma ótima sombra. Na ocasião, algumas pessoas tiveram pensamento semelhante e foram chimarrear, acomodados no belo gramado que cerca a capela.
Mesmo sendo reconstruída na década de 80, a Capela Nossa Senhora da Rocca mantem as características das primeiras igrejas construídas na região pelos imigrantes italianos.
Dotada de uma rusticidade encantadora, a pequena igreja já foi utilizada para ensaios fotográficos, formaturas e até casamentos.
Alguns ciclistas também percorreram as estradinhas do interior de Caxias do Sul, em busca da paz desta pequena fortaleza, estrategicamente posicionada no alto de um morro com mais de 700 metros de altitude!
Atualmente, a Capela Nossa Senhora da Rocca é pouco utilizada para celebrações religiosas. A Comunidade Santo Antônio da 6ª Légua, aos poucos, foi se consolidando a alguns quilômetros dali, deixando a capela um pouco mais isolada.
De qualquer forma, a Capela Nossa Senhora da Rocca, na 6ª Légua, interior de Caxias do Sul, é um excelente destino de final de semana, tanto para quem busca recarregar suas baterias em um local de beleza ímpar, quanto a quem apenas ficou curioso em conhecer este singelo cantinho escondido, no alto de um morro, ao lado da encosta do Vale do Rio Piaí, na Serra Gaúcha.
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossas atrações turísticas regionais. Fique à vontade para curtir, compartilhar e organizar seus próximos passeios.
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário