Fagundes Varela: a terra do Talian
O local:
Fagundes Varela é um dos pequenos municípios que compõe a região da Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul. Uma região de transição entre as paisagens de relevo acidentado da Serra Gaúcha e os suaves planaltos do norte. Também marca a transição de culturas, entre os parreirais da Serra Gaúcha e os milharais do Planalto Médio.
Repleta de belas paisagens, com sua natureza e bucolismo, a Encosta Superior do Nordeste é uma região ainda pouco explorada pelo turismo, mas que está, aos poucos, entrando no mapa turístico do Rio Grande do Sul. E tem muito potencial para isso!
Embora seja uma cidade jovem, com sua emancipação ocorrida em 1989, Fagundes Varela possui uma história que se inicia em 1891, quando o pequeno povoado de Santo Antônio de Pádua foi fundado, em meio à chegada de famílias de imigrantes italianos, que iam se estabelecendo no local. Alguns anos depois, foi elevado a distrito de Veranópolis, com o nome de Bella Vista. Só no final da década de 30 do século XX, recebeu o nome atual, em homenagem ao poeta romantista brasileiro Luiz Nicolau Fagundes Varela. Nunca houve nenhuma relação entre o poeta carioca e a cidade gaúcha, além do nome.
Atualmente, a cidade de Fagundes Varela possui pouco menos de 3 mil habitantes e esbanja simpatia, hospitalidade e tranquilidade. A cidade adota o Talian, dialeto trazido pelos imigrantes italianos, uma variação da linguagem utilizada na região do Vêneto, como sua língua co-oficial. Ao andar pelas ruas da pacata cidade, é comum flagrar pessoas de mais idade conversando em Talian.
Onde fica:
A pequena Fagundes Varela localiza-se na Serra Gaúcha, a uma distância de 180 quilômetros de Porto Alegre. Para chegar até lá, por seu acesso principal, é necessário utilizar a BR-470 e a RS-355, cujo entroncamento localiza-se a 5 quilômetros do centro de Veranópolis, no sentido ao norte do estado. Ver detalhes
O que fazer:
Pois bem, ao chegar à singela cidade de Fagundes Varela, a primeira impressão fica por conta do belo pórtico construído com pedras rústicas. Detalhe, você pode estacionar o carro ao lado, entrar no pórtico e subir lá no alto, diversão que ficou para o final do passeio!
Ao lado da Câmara de Vereadores, na Rua Padre Pedro Casara, encontra-se o antigo casarão de madeira, que foi sede da Subprefeitura, herança do período em que a cidade era distrito de Veranópolis. O casarão, construído entre as décadas de 30 e 40 do século XX, ostenta os traços trazidos pelos imigrantes italianos.
Na Rua Visconde de Pelotas, no centro da cidade, encontra-se a Praça Bella Vista, que é um dos cartões postais da cidade.
Junto à Praça Bella Vista, encontra-se a Igreja Matriz Santo Antônio e o monumento em homenagem ao padre Ângelo Odorico Mônaco, que teve importante papel na formação da paróquia e consequentemente, da cidade.
Também junto à praça, há um monumento em homenagem ao povo fagundense e ao imigrante, que começou a construir a cidade, no final do século XIX.
Também no centro da cidade, no entroncamento das Ruas Visconde de Pelotas, Benedito Testa e Aquiles Resende, há um conjunto de ciprestes que forma um abrigo natural. Este é o Caramanchão. Na linguagem formal, dá-se o nome de caramanchão à estrutura pergolada que serve de apoio a plantas trepadeiras, formando uma cobertura vegetal. Pois esta é formada apenas por árvores, sem pergolados.
O Caramanchão é uma cobertura vegetal viva, em frente à Praça Bella Vista. Plantado ao final da década de 40, os ciprestes do Caramanchão foram podados, ao longo dos anos, até chegarem a esta forma, que guarda suas semelhanças com um guarda-chuva.
À sombra do imponente Caramanchão, há bancos para quem quiser desfrutar deste abrigo natural.
Os galhos entrelaçados dos ciprestes formam uma cobertura curiosa. Além de uma bela área de lazer, o Caramanchão serve como ponto de ônibus, além de fazer parte do Patrimônio Histórico e Paisagístico de Fagundes Varela.
Ponto de encontro ou ponto de ônibus, o Caramanchão é uma referência da cidade de Fagundes Varela!
Cerca de um quarteirão de distância do Caramanchão, na Rua Domingos Lunardi, encontramos a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
Com o perdão da rima acidental, à sombra de uma fileira de árvores, ao final da estradinha, há uma gruta de pedras e uma bela igrejinha!...
A gruta não é natural, mas é muito bonita e destino de muitos fiéis da região. Construída em 1924, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é uma referência de turismo religioso na região.
Ao lado da gruta, há uma igrejinha, que de tão fotogênica, vira ambiente para book de casamentos.
Junto à gruta e à igrejinha de madeira, há um ambiente em meio às árvores, com bancos para os visitantes se acomodarem e contemplarem as belezas e a paz do local. E porque não tomar um bom chimarrão?
A poucos mais de 500 metros da Praça Bella Vista, na Rua Luís Antônio Faccenda, encontra-se o prédio da Prefeitura.
Mas alguém irá perguntar: o que há de especial em um prédio de Prefeitura, se todas as cidades tem uma?
Aqui, até o forno e o engenho ganharam função paisagística na praça! Eis mais uma herança dos imigrantes, que colonizaram a região.
Ao lado do pergolado e dos canteiros de flores, os veteranos agregam valor paisagístico e cultural à praça da Prefeitura. Eventos municipais, como a Bella Festa, são realizados neste local.
Chegando ao final do nosso passeio, seguimos até o pórtico de acesso à cidade, e a Piazza Città Di Cáneva, uma praça com área de lazer para os adultos e também para as crianças.
Um ótimo lugar para passar o final de tarde, tomando um bom chimarrão e admirando o charmoso pórtico da cidade, isso enquanto as crianças se divertem no parquinho!
A cidade é bem sinalizada, com indicação de seus pontos turísticos.
Antes de sairmos, fomos explorar o interior do pórtico e saciar a nossa curiosidade! Uma escada caracol dá acesso à parte superior. Um aviso na porta de acesso pede que os visitantes mantenham portas e janelas fechadas, ao sair. Apenas um detalhe que não estraga a diversão!
E é com a expressão "Bon Viaio" (Boa viagem), que nos despedimos da encantadora terra do Talian, carregando conosco as belas lembranças deste acolhedor "cantinho" da Serra Gaúcha.
Se a sua ideia for passar o dia, há algumas boas opções de restaurantes e lanchonetes, listadas na descrição da cidade.
No site do Município há um mapa turístico ilustrado, mostrando as diversas atrações e roteiros, tanto no centro, quanto no interior. Confira e prestigie!
Acesse também nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos sobre nossas atrações turísticas regionais. Ajude a divulgar nossas maravilhas!
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário