Fugindo da rotina: a pequena União da Serra

 O local:

Muitas vezes, nos detemos a buscar destinos famosos, não só pelo retrospecto de feedbacks positivos, como também pelo glamour e também pela comodidade. Pois saibam, caros leitores, que a busca por destinos "óbvios" e a falta de espírito aventureiro nos faz deixar escapar experiências incríveis e lugares de beleza ímpar!
União da Serra é mais uma daquelas cidadezinhas encantadoras e de IDH alto, do interior do Rio Grande do Sul. Com cerca de 1200 habitantes, predominantemente de descendência italiana, esta jovem cidade (emancipada do município de Guaporé em 1992) possui muitos atributos que compensam a ausência de um acesso asfáltico, de atrações naturais ao bucolismo dos casarões antigos e igrejinhas de madeira. Entretanto, a principal atração da cidade e que atrai visitantes dos municípios vizinhos é o parque aquático, localizado a cerca de 3 quilômetros do centro e a 200 metros de uma bela cascata.
Ao longo de seus quase 30 anos de existência, União da Serra já possui alguns episódios inusitados, como a recente mudança do centro administrativo da cidade, antes junto à pequena capela São Luiz, a pequenina igreja azul de madeira, com arquitetura típica italiana. O novo centro administrativo encontra-se a pouco mais de 3 quilômetros, junto â Estrada Moreira César, que é a saída para Guaporé e principal acesso da cidade. Não é algo corriqueiro, uma cidade inteira ter seu centro transferido de lugar, mas em se tratando de uma cidade de 1200 habitantes, não parece ter sido algo tão complicado!
Dentre seus principais atributos, União da Serra encanta pela hospitalidade. Seus simpáticos habitantes cumprimentam quem quer que por ali passe, fazendo com que qualquer pessoa se sinta em casa. 
Capela São Luiz, União da Serra, RS

Onde fica:

Pense em uma cidade tão pequena, que ao vasculharmos o Google Maps, é necessário usar bastante o zoom para encontrá-la. Já na estrada, são "outros quinhentos". União da Serra localiza-se a 215 quilômetros de Porto Alegre. Seu principal acesso é a Estrada Moreira César, que inicia o entroncamento com a RS-129, nas proximidades do Km 141, entre os municípios de Guaporé e Serafina Corrêa. Para quem segue sentido a Serafina Correa, 700 metros após o Motel Paradiso, há uma entrada não pavimentada à esquerda. Após acessar a Estrada Moreira César, são mais 8,1 quilômetros até a cidade. A estrada é boa, nada que requeira um 4X4 ou SUV para trafegar. Ver detalhes

O que fazer:  

O caminho é de chão batido, poeirento e cercada de milharais, mas não quer dizer que não seja interessante! Um pouco antes da divisa entre os municípios de Serafina Corrêa e União da Serra, encontra-se a singela Capela de Nossa Senhora de Caravaggio, da década de 40 do século XX, toda construída em madeira e recentemente restaurada. Uma paisagem que merece uma parada.
Capela Nossa Senhora de Caravaggio, interior de Serafina Corrêa, RS

O asfalto anuncia a chegada do perímetro urbano de União da Serra. Na entrada da cidade, a bela vista da avenida com seus canteiros centrais floridos e a igreja ao fundo, rodeada de poucas casas, já transmite tranquilidade.
União da Serra, RS

A cidade de União da Serra é recente, com menos de 30 anos de existência. Mas a Vila Oeste, distrito de Guaporé, existe há mais tempo. Como legado dessa história, casarões construídos na primeira metade do Século XX dão charme à cidade. 
Casarão em União da Serra, RS

A Igreja Santo Antônio é a edificação mais imponente da cidade, com sua arquitetura neogótica e suas duas torres. 
Igreja Santo Antônio, União da Serra, RS

Em frente à igreja, a Praça Antônio Fonini é uma homenagem ao fundador do então Distrito de Oeste Guaporé.
Igreja Santo Antônio, União da Serra, RS

Os caprichados canteiros de flores e o deck com o belo pergolado só ficariam mais convidativos para uma parada para um chimarrão, após percebermos a receptividade dos moradores da cidade, os quais nos cumprimentavam, como se fôssemos velhos conhecidos!
Praça Antônio Fonini, União da Serra, RS

Bom, uma das várias vantagens de uma cidade pequena é que não precisamos rodar muito para conhecê-la por inteiro. Como eu havia dito, uma das várias vantagens! Após andarmos pelo novo centro da cidade, seguimos a oeste, em direção ao antigo centro. Mais 3 quilômetros de estrada não pavimentada, mas em boas condições. Lá, a primeira coisa que encontramos foi a encantadora igrejinha da comunidade São Luiz, ao lado do riacho que dá nome à vila, e do salão comunitário.
Capela São Luiz, União da Serra, RS

Mas não se engane! A pequena igreja possui torre com sino. Algo raro em igrejas de madeira, que geralmente possuíam campanário de pedra ou alvenaria ao lado, o qual ostentava o sino.
Capela São Luiz, União da Serra, RS

O Rio São Luiz, que corta a cidade, fornece muito mais do que água para os moradores da região.
Arroio São Luiz, União da Serra, RS

Ao meio dia, paramos para almoçar no restaurante do Parque de Lazer União da Serra, junto ao antigo centro administrativo da cidade, mais precisamente, onde funcionava a antiga Prefeitura Municipal de União da Serra. Hoje, é um parque aquático que oferece diversas opções de lazer. Enquanto almoçávamos, o proprietário do parque, que gentilmente nos servia, também contava belas histórias, como a do veado campeiro que furtivamente aparece na propriedade para se alimentar, ou do peru que tomou uma surra de um galinho Garnisé. Coisas que só acontecem no interior!
Uma das principais atrações do parque são as piscinas e o contato com os animais. Este último, que parece comum aos moradores do interior, mas uma experiência magnífica para quem leva uma vida urbana e mora em apartamento.
Parque de Lazer de União da Serra, RS

A mamãe pata até tentou me afugentar, mas não me intimidei e fui mexer com os patinhos curiosos.
Parque de Lazer de União da Serra, RS

Ao lado do Parque de Lazer, a cerca de 200 metros de distância, encontra-se uma das principais atrações da cidade: a Cascata União da Serra.
Cascata União daSerra

Por um enorme paredão de rocha vulcânica, escorre as águas do Rio São Luiz, formando uma piscina natural, em forma de panela, onde alguns moradores e visitantes se refrescam. Acima da cascata, um mirante oferece uma linda vista! O local é aberto à visitação e de fácil acesso.
Cascata União da Serra

Seguindo para o interior do município, por mais 4 quilômetros, no Distrito de Pulador, encontra-se a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes de União da Serra, RS

A gruta localiza-se dentro de uma propriedade particular, mas é aberta à visitação e possui uma boa estrutura.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes de União da Serra, RS

Como em qualquer região de colonização europeia, uma gruta ou caverna se transforma em lugar de peregrinação. Na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes de União da Serra, não é diferente.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes de União da Serra, RS

Como não podia deixar de ser, eis o altar e a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, dentro da gruta natural de rocha vulcânica.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes de União da Serra, RS

Também não podia faltar o sino.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes de União da Serra, RS

Junto ao parque da gruta, há um córrego de águas límpidas. Permanecemos ali por alguns minutos, escutando o suave som do córrego, com os pés na água refrescante. Um verdadeiro SPA natural! Junto ao parque da gruta, há uma área de lazer com churrasqueiras, onde ocorrem as festas da comunidade, além de banheiros para os visitantes.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes de União da Serra, RS

Cerca de 6 quilômetros depois, também na localidade de Pulador, na divisa dos municípios de União da Serra e Itapuca, encontra-se o incrível Salto do Pulador. Um local que compensa o trecho de estrada estreita e sinuosa. Uma ponte de madeira, sobre o Rio Pulador, liga as duas cidades. Aliás, o trecho entre a comunidade de Pulador e o salto com mesmo nome, na divisa com Itapuca, é íngreme, estreito e sinuoso. Um trecho ruim e que requer cautela, mas pode ser percorrido por um veículo comum de tração dianteira, sem muito esforço. Dos carros que vimos transitando no local, nenhum era 4X4.
Ponte de madeira sobre o Salto do Pulador, União da Serra, RS

O que torna este trecho do leito do Rio Pulador realmente incrível é a enorme fenda na rocha, por onde correm as águas do rio, formando uma bela e sonora corredeira.
Salto do Pulador, entre União da Serra e Itapuca, RS

Assim como em qualquer lugar de nome curioso, o Salto do Pulador também é envolto em lendas. Dizem os moradores locais, com quem conversamos, que o nome do local refere-se a um ponto, onde era possível passar de um lado ao outro com um pulo. Talvez fosse em outros tempos, pois não encontramos lugar estreito o bastante para tal façanha. 
Salto do Pulador, entre União da Serra e Itapuca, RS

De qualquer forma, o local não é recomendado para o banho em virtude das corredeiras.
Salto do Pulador, entre União da Serra e Itapuca, RS

O rangido da pequena ponte de madeira, ao ser atravessada por um veículo, passa desapercebido diante do ronco da corredeira. Um lugar espetacular! 
Salto do Pulador, entre União da Serra e Itapuca, RS
Salto do Pulador, entre União da Serra e Itapuca, RS

Existem experiências que só são possíveis se sairmos do asfalto, ou dos eixos turísticos famosos. E um rali, de vez em quando, enche os olhos e a alma, com belas imagens e histórias! Sem dúvida, a pequena União da Serra é um grande destino, com muitas opções de lazer e aventura.
Siga nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossos incríveis destinos turísticos regionais. Curta, compartilhe e ajude a promover o turismo local.

Até a próxima!










Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR