Turismo rural: o poder da adaptação

O que seria do turismo pós pandemia, não fosse pelo turismo rural, que mostrou incrível capacidade de adaptação à nova condição de distanciamento social? Uma modalidade de turismo que prioriza o contato com a natureza e o meio rural, deixando de lado situações que proporcionem aglomerações.

E ao contrário do que se pensa, o turismo rural não atrai somente adeptos da paz e tranquilidade do interior, afinal, não há quem não goste das experiências proporcionadas por tal modalidade, seja pelas belas paisagens naturais e bucólicas, seja pelas delícias gastronômicas, seja pela hospitalidade ou pelo conjunto da obra! 

Se a vida no campo, antigamente, era sinônimo somente de trabalho árduo e produção de alimentos, hoje, é sinônimo de passeios e experiências incríveis. Aliás, na Serra Gaúcha, o turismo rural está intimamente ligado ao enoturismo, isso devido a uma das principais especialidades da região: a fabricação de vinhos.

Na última vez em que estivemos em Nova Pádua, após a reabertura gradual do turismo, tivemos uma grata surpresa. O processo de adaptação do turismo à realidade em que vivemos envolveu diversas estratégias para evitar aglomerações ou exposições, garantindo o conforto e a segurança dos visitantes.

De demarcações no solo para manter o distanciamento a queijinhos de degustação cuidadosamente embalados em sachês individuais, o turismo rural vai dando sua contribuição para a redução da pandemia, para que não precisemos deixar o lado bom da vida somente no passado.

Turismo rural: o poder da adaptação

Ao circular por pequenas cidades como a bela Nova Pádua, na Serra Gaúcha, nota-se que a rotina não foi tão alterada quanto em cidades maiores, em virtude da pandemia. O motivo parece óbvio: cidades pequenas, cuja economia baseia-se na agricultura, além de já serem calmas por natureza, desenvolvem atividades essenciais, ao ar livre e sem aglomerações. 

Entretanto, o turismo é uma atividade diferente, pois sua essência está na reunião de pessoas em um ponto específico. Pensando nisso, estabelecimentos da região repensaram suas rotinas, a fim de melhor atender às expectativas dos turistas, sem abrir mão da segurança. A Adega Don Camilo e o Restaurante Belvedere Sonda são ótimos exemplos.

Para visitar um ponto turístico sem se expor ao perigo que ronda nossas rotinas, não basta somente usar máscara e encher as mãos de álcool gel ao chegar e sair. Quando não temos a certeza absoluta sobre a mecânica de propagação do vírus, se pessoas assintomáticas transmitem a SARS-Cov-2, o distanciamento social se faz necessário. Nada que impeça o visitante de contemplar as belas paisagens bucólicas.

Na vinícola, por exemplo, foi implantado um sistema de agendamento de visitação. Você pode entrar em contato pelo telefone (54)99966-0096 ou acessar o site www.domcamilo.com.br e agendar sua visita, reservando um dos espaços delimitados à margem do majestoso Vale do Rio das Antas. Aí, é só aproveitar o dia, contemplar a paisagem e até se deliciar com excelentes vinhos e espumantes, sem abrir mão da segurança.

Outras cidades turísticas estão se adaptando à nova situação de distanciamento, delimitando a lotação em estabelecimentos e parques, além de adotar protocolos de higiene praticamente redundantes em áreas de fluxo de pessoas. Foi assim que Canela, na Serra Gaúcha, ganhou recentemente o selo Safe Travels, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo - WTTC. O selo é um certificado de viagem segura do destino turístico e pode ser ostentado por estabelecimentos comerciais da cidade "laureada". O número de destinos globais que estão aderindo ao selo vem crescendo e a cidade de Canela foi um dos primeiros destinos turísticos brasileiros a se credenciar. Este caso será contado em detalhes nas nossas próximas publicações.
Com alguns cuidados, podemos passear sem se expor à doença que teimosamente não quer ir embora. Afinal de contas, não dá para viver se escondendo. Sem esses cuidados, não poderíamos voltar a publicar neste blog.
Continue acessando nosso site e aproveitando dicas de passeios em destinos turísticos, alguns conhecidos, outros, nem tanto e contribua para a divulgação deles. Acesse também nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossas belezas regionais!
Se for viajar, cuidado redobrado!


Até a próxima!


Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR