O Cristo Redentor de Serafina Corrêa

O local:

Ele está sempre de braços abertos, posição que remete ao acolhimento e à hospitalidade, além de lembrar a forma de uma cruz. Carregado de simbolismo e simpatia, o Cristo Redentor, monumento católico que representa o Cristo de braços abertos, teve sua primeira versão brasileira inaugurada em 1931, o famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro e hoje, está presente em diversas cidades brasileiras.

Dentre as cidades brasileiras agraciadas com a presença ilustre do Cristo Redentor, está a pequena Serafina Corrêa. Com menos de 20 mil habitantes, predominantemente descendentes de imigrantes italianos, Serafina Corrêa é mais uma daquelas cidades acolhedoras do interior do Rio Grande do Sul. O nome da cidade homenageia Dona Serafina Corrêa, esposa do primeiro Intendente de Guaporé, Vespasiano Corrêa, que aliás, deu seu nome a outra cidade da região. No Brasil Imperial, o Intendente cumpria o papel de prefeito.

Antes de ser município, Serafina Corrêa era uma localidade pertencente a Guaporé, denominada Linha Onze, a comunidade de Nossa Senhora do Rosário de Guaporé. A localidade começou a receber seus primeiros colonizadores em 1892, alguns vindo diretamente do norte da Itália e outros, de outras colônias italianas já existentes no Rio Grande do Sul. Poucos anos depois, o pequeno povoado foi elevado ao status de distrito de Guaporé, sob o nome de Dona Fifina Corrêa. Apenas em 1960, o distrito conseguiria sua emancipação política do município de Guaporé, após duas tentativas frustradas encaminhadas à Assembleia Legislativa do Estado.   

Hoje, a cidade possui economia pujante, mesclando a atividade rural com o comércio e serviços. Ali também encontra-se uma das maiores fábricas de cadernos do RS. Além disso, Serafina Corrêa  possui diversos atrativos turísticos, sendo o principal deles o Monumento Cristo Redentor, inaugurado em 1958, localizado em um ponto alto da cidade, com uma bela vista.

atrações turísticas de Serafina Corrêa, RS

Onde fica:

Serafina Corrêa localiza-se a 212 quilômetros de Porto Alegre, em uma região de transição entre a Serra Gaúcha e o Planalto Médio (norte do estado). Trata-se de uma cidade que apresenta alguns dos registros de temperaturas mais baixas do inverno gaúcho, isso em virtude de suas características geográficas associadas ao seu posicionamento, em pleno corredor das frentes frias. Tem como principal acesso a RS-129, rodovia que inicia no Vale do Taquari e segue até o norte do estado. Ver detalhes 

Embora não dê para avistar o Cristo da rodovia, em função da posição e da vegetação do entorno da pista, é fácil localizar o acesso ao monumento, muito bem sinalizado, a pouco mais de 1 quilômetro do pórtico da cidade. Junto à placa indicativa,  há um trevo  de acesso à Rua Cristo Redentor, que termina no monumento. A subida é pavimentada e não é muito íngreme. Ver detalhes

O que fazer:

Ao longo dos 500 metros de subida, há uma capelinha para cada estação da Via Sacra, cenário utilizado tanto por fiéis, quanto por quem simplesmente gosta de caminhar em local sossegado. Embora dê para subir de carro, a maioria das pessoas preferem fazer o percurso a pé.

atrações turísticas de Serafina Corrêa, RS
atrações turísticas de Serafina Corrêa, RS

São cerca de 100 metros de desnível, vencidos em pouco mais de 500 metros de via. A ladeira cria um cenário de peregrinação, utilizado principalmente para as celebrações da Páscoa. 

atrações turísticas de Serafina Corrêa, RS

O ambiente onde o monumento está inserido possui um paisagismo acolhedor.

atrações turísticas de Serafina Corrêa, RS

Não só um local de peregrinação, também pode ser contemplado por quem quer presenciar o pôr do Sol, contando causos e tomando um bom chimarrão!

atrações turísticas de Serafina Corrêa, RS

À frente, o Cristo de braços abertos abraça a cidade e os visitantes. 

atrações turísticas de Serafina Corrêa, RS

Uma parte da cidade de Serafina Corrêa fica visível lá de cima.

atrações turísticas de Serafina Corrêa, RS

Deste ângulo, a cidade até parece fluir em meio a um majestoso vale.  

atrações turísticas de Serafina Corrêa, RS

Mas é o Cristo, que eleva-se a 12,5 metros além do monte onde fora construído, que agracia os visitantes, com um abraço de 7,5 metros de envergadura. Inaugurado em 1958, com uma missa transmitida por emissora de rádio local, o Cristo Redentor foi construído com recursos oriundos de fiéis da região, através de eventos promovidos em honra ao Sagrado Coração de Jesus. O terreno foi doado por Genovino Migliavacca.

atrações turísticas de Serafina Corrêa, RS

A RS-129, cortando a cidade e serpenteando por entre os montes, fica belíssima vista deste ângulo.

atrações turísticas de Serafina Corrêa, RS

Com pouco mais de 620 metros de altitude, 100 metros a mais do que o Centro da cidade, o morro onde o Cristo foi construído oferece um ângulo de visão de 180º, sendo limitado apenas pela vegetação do entorno.

atrações turísticas de Serafina Corrêa, RS

O Cristo Redentor de Serafina Corrêa recebe todos os anos, na Sexta Feira Santa, a caminhada penitencial com a celebração da Via Sacra. É uma prova da fé dos serafinenses e visitantes. De qualquer forma, o local instiga tanto peregrinos, quanto caminhantes, ciclistas e visitantes que sobem o morro de carro, munidos de uma cuia e uma térmica, para passar momentos tranquilos, escutando somente o vento e os pássaros.

Serafina Corrêa possui diversos outros pontos turísticos, como o Camping Carreiro, o monumento La Nave Degli Immigranti e o Santuário Nossa Senhora do Rosário, que serão abordados futuramente, neste site.

Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossas atrações turísticas locais. Curta, compartilhe e ajude a promover e a valorizar o turismo regional.

Até a próxima!


Ir ao resumo





Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR