Uma das maiores na América Latina: Gruta de Itapuca, Anta Gorda, RS
O local:
Já havíamos circulado algumas vezes pela pequena e hospitaleira Anta Gorda, no Alto Vale do Taquari. Pois bem, na última vez em que estivemos lá, reservamos o dia para visitar uma das mais impressionantes formações geológicas da região: a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na localidade de Itapuca, interior do município.
Você deve estar se perguntando: todas as grutas da região fazem a mesma menção à Nossa Senhora de Lourdes? Isso mesmo! Seja gruta natural, seja construída pelo homem, mapeamos, só na região do Alto Vale do Taquari, 6 grutas de Nossa Senhora de Lourdes. A santa católica, que deu nome a várias grutas pelo mundo, fez sua primeira aparição em uma gruta localizada na cidade de Lourdes, na França, em 1858, segundo relatos de Bernardete Soubirous, camponesa de 14 anos que teria testemunhado o fato. Hoje, a santa inspira a fé católica, além de dar seu nome às grutas, que acabam se tornando locais de peregrinação.
Na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes de Itapuca, não é diferente. O local atrai peregrinos e entusiastas, seja pela fé, seja pelas belas paisagens rurais e naturais.
Onde fica:
O que fazer:
Ao chegarmos ao Distrito de Itapuca, paramos brevemente para admirar a bela igreja de São José do Patrocínio, enquanto um grupo de pessoas seguia a pé às margens da estrada. Tratava-se de peregrinos, que caminhavam até a gruta. A igreja é dotada de uma torre de 40 metros, com 3 sinos vindos da Itália.
Mais 2 quilômetros e chegamos ao Café Colonial Parada Toigo, uma propriedade rural que conta com um café colonial, restaurante e loja de produtos coloniais. Um local aconchegante, com decoração rústica e muito atraente.
Na ocasião, haviam ônibus de excursão visitando o local. Mesmo com o movimento, fomos muito bem atendidos pelos proprietários do estabelecimento.
A nossa refeição, um almoço ao estilo colonial italiano, foi servida à sombra das árvores. Uma experiência agradabilíssima!
Naquele dia, a temperatura era agradável, excelente oportunidade para um almoço ao ar livre, principalmente se envolto por uma paisagem rural magnífica.
Após o almoço, fomos explorar o local e verificar as possibilidades. A loja de produtos coloniais que fica junto ao restaurante, oferece geleias, licores, embutidos e queijos, dentre outras delícias produzidas na região.
Percorrendo mais 600 metros, por uma estradinha estreita, chegamos ao parque onde está localizada a gruta. Trata-se de um local dotado de uma estrutura com sede social com churrasqueiras, banheiros, área de camping, trilha pavimentada e muito bem sinalizada. Mesmo oferecendo ótima estrutura aos visitantes, o acesso é gratuito.
Não leve nada da natureza, além de lindas fotos, dizia a placa em um dos refúgios com bancos, ao longo da escadaria.
A paisagem ao longo da trilha é encantadora. O sino transmite um ar de bucolismo, além de servir de abrigo para os passarinhos e de aviso aos peregrinos, que pretendem participar da missa.
Ao fundo, encontra-se o belo vale formado pelo Rio Guaporé.
A escadaria até parecia intimidadora, no entanto, muito bem estruturada, com corrimões, grade de proteção e lixeiras.
Ao final de algumas centenas de degraus, chegamos à gruta, que mais se parece com uma caverna, dado seu tamanho!
Na entrada da gruta, ao abrigo das intempéries, bancos e um altar são estruturas permanentes, para recepcionar os peregrinos.
A impressionante formação geológica de rocha vulcânica possui 30 metros de largura e 112 de comprimento, dimensões que a colocam entre uma das maiores cavernas da América Latina.
A caverna é toda iluminada e sinalizada, para garantir a maior segurança dos visitantes. Em épocas de peregrinação, a gruta chega a abrigar mais de 300 pessoas.
Todos os anos, no segundo domingo do mês de fevereiro, realiza-se a romaria e a festa em honra à Nossa Senhora de Lourdes, ocasião em que se reúnem milhares de pessoas no local, do Brasil e do exterior. Uma das oportunidades para ver a escadaria e a gruta repleta de peregrinos.
Seja pela fé, seja pelo interesse pela natureza e pelas belas paisagens, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes de Itapuca, em Anta Gorda, RS, é uma dessas experiências incríveis que podemos ter em solo gaúcho.
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossas atrações turísticas regionais. Prestigie e ajude a divulgá-los, pois ainda há muitas belezas pouco conhecidas por não terem a merecida divulgação.
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário