Treze Tílias: um pedacinho da Áustria em Santa Catarina

O local:

Bem vindo ao Tirol Brasileiro! Assim são recepcionados os visitantes deste cantinho do estado de Santa Catarina. Na região do Vale do Contestado, no meio-oeste de Santa Catarina, localiza-se a encantadora cidade de Treze Tílias, uma das cidades mais europeias do Brasil.
Fundada em 1933 por imigrantes oriundos da região do Tirol, na Áustria, a Treze Tílias atual esbanja beleza e personalidade. A antiga colônia fundada pelo austríaco Andreas Thaler serviu de abrigo para inúmeras famílias de europeus, fugidos de uma situação de crise generalizada em que se encontrava o Velho Continente, reflexos da Primeira Guerra Mundial.
Hoje, a pequena cidade de pouco mais de 6 mil habitantes, tem como principais atividades econômicas a agropecuária, a produção de laticínios e o turismo. Já o nome da cidade é a tradução de Dreizehnlinden, expressão alemã escolhida pelo fundador, Andreas Thaler, inspirado no poema Die Dreizehnlinden, de Friedrich Wilhelm Weber. Tília é uma planta originária da Europa, de regiões de clima temperado. Ela foi trazida pelos primeiros imigrantes à região de Treze Tílias, por isso, pode ser encontrada no município.

Pórtico oeste

Onde fica:

Treze Tílias localiza-se no meio oeste de Santa Catarina, há 423 quilômetros de Florianópolis. Seus principais acessos são as rodovias estaduais SC-465 e SC-355 que, aliás, atravessam e se cruzam na cidade. Ver detalhes 

O que fazer:

A ordem é o de menos. Como há atrações em praticamente todos os cantos da cidade, você pode escolher um roteiro que melhor se adapte ao seu itinerário. Como acessamos a cidade pelo oeste, partindo da cidade de Catanduvas, pela SC-355, nossa primeira parada foi o Mundo Tirolês, uma incrível loja de souvenires. 
Mundo Tirolês

Localizada na Rua Gaspar Coutinho, uma rua sem saída no oeste da cidade, esta é muito mais do que uma simples loja. No Mundo Tirolês, você pode encontrar lembrancinhas para todos os gostos, além de trajes típicos do Tirol. O que mais impressiona é a variedade e a decoração estilosa.
Confira mais informações sobre o Mundo Tirolês no site https://www.mundotiroles.com.br/.
Mundo Tirolês

Pois bem, como a cidade é pequena e se distribui ao longo do eixo da Avenida Afonso Dresch e da Rua Dr. Leoberto Leal, visitar os principais pontos turísticos é uma tarefa fácil, podendo ser feito a pé. Isso mesmo! Em uma cidade convidativa como Treze Tílias, um passeio a pé é uma experiência muito agradável, mesmo com os aclives e declives.  Uma das principais atrações da cidade é a Praça Andreas Thaler.
Praça

A bela praça, em frente à igreja e à Prefeitura, é adornada com uma cascata artificial, em lugar dos tradicionais chafarizes. O curso d'água em forma de escada, que aproveita o declive natural, é um dos locais mais disputados por visitantes para  fotografar.

É impossível se confundir sobre a origem da cidade, com tantos adornos alusivos. A pequena cidade austríaca de Wildschonau, é considerada a irmã mais velha de Treze Tílias. Aliás, bem mais velha, pois foi fundada 743 anos antes!

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma edificação de linhas simples, mas surpreendente para quem ingressa em seu interior. 
Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O interior da igreja impressiona pelas inúmeras esculturas em madeira, elemento típico das culturas germânica e austríaca.
Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Quase ao lado da igreja, na Rua Dr. Basílio C. de Oliveira, encontra-se o Museu Ministro Andreas Thaler
Museu Andreas Thaler

Esta bela edificação, que outrora serviu de moradia ao fundador da cidade de Treze Tílias, o austríaco Andreas Thaler, mantem, tanto interna como externamente, as características europeias.
Museu Municipal Andreas Thaler
Museu Municipal Andreas Thaler

Não só rico em detalhes, mas também em histórias. Assim é o casarão construído na década de 30 do século XX.
Museu Municipal Andreas Thaler
Museu Municipal Andreas Thaler

Ao entrarmos, fomos cordialmente recepcionados pela guia do museu. Você pode optar pela visita autoguiada, ou aguardar o acompanhamento de um guia. De qualquer forma, as histórias contadas sobre cada objeto do museu são incríveis.
Museu Municipal Andreas Thaler

No porão da casa, há uma antiga ferramentaria, apresentando desde teares a ferramentas de uso agrícola.
Museu Municipal Andreas Thaler

Algumas casas parecem ter saído de algum conto de fadas, como esta, ao lado do museu municipal.
casa típica em Treze Tílias

Para não fugir à regra, a Prefeitura também segue o estilo arquitetônico encantador do restante da cidade. Ao lado, um monumento homenageia as famílias de imigrantes que colonizaram a região.
Prefeitura

No alto da colina, avista-se o Treze Tílias Park Hotel, um dos inúmeros hotéis em estilo Alpino da cidade e que pode ser acessado pela SC-355, na saída para Videira.
edificação típica em Treze Tílias

Ao final do passeio, não resistimos a uma das especialidades da região! Visitamos a loja Chocolates Treze Tílias
Chocolates Treze Tílias

Um local cheio de sabor e estilo e sabor, na Rodovia dos Pioneiros, saída para Joaçaba.
Chocolates Treze Tílias

A cidade que tem atrações o ano inteiro, fica muito elegante no inverno.  
Pórtico leste

Algumas atrações turísticas da cidade não abrem nas segundas feiras. Desta forma, programe seu roteiro com antecedência, caso seu passeio seja em um feriado prolongado que abranja uma segunda-feira. Treze Tílias possui diversas outras atrações, como as Águas Tirolesas, o Parque Lindendorf, a Minicidade, o Parque do Imigrante, dentre outros que serão abordados futuramente neste blog. Afinal, será um prazer imenso retornar a esta encantadora cidade!
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos sobre nossos atrativos turísticos regionais, curta, compartilhe, prestigie!

Até a próxima!


Ir ao resumo









Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR