Caminhos do Rural Saudável: Igrejinha, RS

O local:

O turismo rural está cada vez mais presente em nossas vidas. O contato com a natureza, com animais, as belas paisagens e as delícias gastronômicas tornam o turismo rural uma das modalidades mais procuradas por quem gosta de pegar a estrada. Uma forma de recarregar as baterias, desgastadas pelo nosso cotidiano tipicamente urbano.
Igrejinha, no Vale do Paranhana, tem um roteiro turístico que harmoniza muito bem os elementos do turismo rural com vistas incríveis. São os Caminhos do Rural Saudável, um roteiro surpreendente e pouco conhecido do público em geral.
Um dos destaques do roteiro fica por conta das paisagens de tirar o fôlego. A cidade de Igrejinha é cercada por morros, alguns deles com mirantes que oferecem vistas espetaculares da região, como o Parque Alto da Pedra, de onde se pode avistar outro ponto turístico do município, o Monte da Fé, a cerca de 1,5 quilômetro de distância, em linha reta. 
Os Caminhos do Rural Saudável estão em expansão, tanto que até a estrada de acesso encontra-se em gradativa pavimentação, assim, não será nenhuma surpresa se voltarmos até lá e novos pontos de visitação estiverem disponíveis. 
Parque Alto da Pedra

Onde fica:

O roteiro Caminhos do Rural Saudável localiza-se na comunidade de Serra Grande, entre os municípios de Igrejinha e Três Coroas. Para chegar até lá, partindo do Centro de Igrejinha, é só seguir pela Rua 7 de Setembro, sentido ao interior da cidade. Ao sair do centro da cidade, a mesma rua passa a se chamar Estrada Edgar Willy Wolff e possui cerca de 6 quilômetros de asfalto. O restante não é pavimentado, mas encontra-se em boas condições. Ver detalhes

O que fazer:

Foi num sábado que mesclava períodos de nublado e até com pancadas de chuva a momentos de ensolarado. Como chegamos à cidade já próximo ao meio dia, nossa primeira parada foi o Mirante Restaurante Turismo Rural, junto ao Morro do Xaxim. Um lugar magnífico, que une o útil ao agradável, a mais de 750 metros de altitude!
Morro do Xaxim

Um restaurante que serve comida caseira, simples e muito bem preparada, além de lanches e um chopp muito muito bom, produzido na região! Mas o seu diferencial é esta vista incrível. Ficam visíveis da janela do restaurante as cidades de Araricá, Parobé, Taquara e uma parte da cidade de Igrejinha.
Morro do Xaxim

Como se não bastasse a comida deliciosa, o ótimo atendimento e a vista incrível, o restaurante também oferece passeios a cavalo e o contato com outros animais de fazenda. Depois do almoço, assinamos um termo de compromisso e lá se foram as crianças, no lombo de duas dóceis éguas, sob os cuidados das domadoras. 
Mirante Restaurante e Turismo Rural

Um passeio a cavalo, num cenário desses, aí ficou impossível resistir à seção de fotos!
Mirante Restaurante e Turismo Rural

Logo a chuva chegou e seguimos viagem, pois havia outros locais para visitar.
Morro do Xaxim

A parada seguinte foi o Parque Alto da Pedra. A estrada de acesso é estreita e íngreme, requerendo cautela dos motoristas, mas nada intransponível. A chuva tinha recém passado e tinha deixado a grama encharcada, mas ainda podia ser vista do alto do morro.
Parque Alto da Pedra

O Parque Alto da Pedra fica a 7 quilômetros do Mirante Restaurante Turismo Rural e conta com uma ótima estrutura, além da vista de 360 graus, possibilitada pelos pouco mais de 710 metros de altitude.
Parque Alto da Pedra

Enquanto as nuvens de chuva continuavam a rondar, permanecemos admirando a vista. Ao fundo, pode-se ver a cruz localizada no too do Monte da Fé. Algo que deixa a vista ainda mais espetacular.
Parque Alto da Pedra
Parque Alto da Pedra

As crianças até abandonaram o parquinho para admirar a paisagem incrível.
Parque Alto da Pedra

Se a ideia for passar a tarde lá nas alturas, o parque conta com um bar e lanchonete. Também há banheiros limpos e equipados. Tudo para oferecer o visitante uma experiência incrível.
Parque Alto da Pedra

Enquanto passávamos agradáveis momentos no topo do morro, observávamos a ciranda das nuvens de chuva.
Parque Alto da Pedra
Parque Alto da Pedra

Em alguns momentos, as pancadas de chuva se parecem com uma vassoura, que inicia nas nuvens. Uma bela visão de um ponto que era agraciado pela precipitação.
Parque Alto da Pedra

Entre uma cuia e outra de chimarrão, histórias eram contadas sobre a região.
Parque Alto da Pedra

Enquanto contemplávamos a paisagem, escutávamos histórias dos moradores locais. Segundo eles, esta área, a leste do Parque Alto da Pedra, possui uma reserva de preservação e um refúgio para animais apreendidos do tráfico ilegal. O local não é aberto à visitação.
Parque Alto da Pedra

A cidade visível do mirante do Parque Alto da Pedra é Igrejinha. A diferença de altitude é de mais de 600 metros. 
Parque Alto da Pedra

Por fim, o Parque Alto da Pedra é um local aconchegante, com uma vista de tirar o fôlego e com boa estrutura para os visitantes. 
Parque Alto da Pedra

Na ocasião, não subimos até o Monte da Fé, pois no momento em que passávamos pelo acesso, uma forte chuva atingia o local. Por ser uma subida íngreme, não arriscamos. Desta vez, a admiração foi de longe, do Parque Alto da Pedra.
Parque Alto da Pedra

Mas ficou um sentimento bom: o desejo de retornar!
Parque Alto da Pedra

Igrejinha é uma cidade repleta de atrações, belíssimas paisagens naturais e rurais, mirantes e sítios. O roteiro Caminhos do Rural Saudável ainda conta com outras atrações, como o Horto Alecrim e o Sítio Pé da Serra. Certamente é um destino que pode render um passeio de final de semana especial!
Acesse nossa página no Facebook e confira fotos e fatos de nossos pontos turísticos regionais. Curta, compartilhe e ajude a divulgar o turismo local. Mas não fique só em frente das telas. Pegue a estrada e vá conhecer todas essas belezas!


Até a próxima!

Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR