Teutônia: a cidade da Via Láctea

O local:

Afinal, que cidade é esta que aparece frequentemente nos noticiários, sempre entre as que apresentam temperaturas mais altas no Rio Grande do Sul, durante o Verão? Uma cidade que tem a Via Láctea como principal acesso e também é conhecida como Capital Nacional do Canto Coral! Uma cidade de pouco mais de 33 mil habitantes, de matriz germânica e cuja sede da Prefeitura funciona em um charmoso conjunto de casinhas em estilo Enxaimel, que juntas formam uma cruz. 

Esta é Teutônia, localizada no Vale do Taquari, uma das cidades mais pitorescas do Rio Grande do Sul, seja pelo seu estilo germânico, seja pelas belas paisagens que a circundam.
Teutônia é uma das cidades maiores produtoras de leite do Rio Grande do Sul. Com um rebanho de pouco mais de 8.500 vacas, a cidade responde pela produção de cerca de 38 milhões de litros de leite por ano, números semelhantes aos de sua vizinha, Estrela, o que torna a região, uma das principais bacias leiteiras do estado. 

Talvez agora, deu para entender o motivo do apelido carinhoso dado à RS-128, principal via de acesso à cidade de Teutônia: Via Láctea. É por ela que escoa grande parte da produção de leite do município, com destinos que vão de cooperativas a indústrias de laticínios.

Além de ser a cidade da Via Láctea e do Canto Coral, Teutônia é sim a cidade do turismo rural, das belas histórias contadas pelos familiares dos primeiros moradores, alguns que ganhavam a vida produzindo singelos sapatos de madeira.

pontos turísticos de Teutônia, RS

Onde fica:

Teutônia localiza-se no Vale do Taquari, no entroncamento das rodovias estaduais RS-128 (Via Láctea) e RS-453 (Rota do Sol). É impossível passar pelo trevo de acesso à cidade, junto ao posto do Grupo Rodoviário de Teutônia, sem reparar no simpático casal, Teo e Tônia, que dão boas vindas aos visitantes. Ver detalhes

O que fazer:

Colinas verdejantes a norte e leste, o majestoso vale do Rio Taquari a oeste e planícies cobertas por campos ao sul. Mas não é só isso que resume este cantinho do Rio Grande do Sul. O toque germânico está presente em praticamente toda a cidade, seja nas casas e prédios, seja nos canteiros floridos, espalhados pela cidade.

pontos turísticos de Teutônia, RS

Até a Prefeitura de Teutônia é um ponto turístico! Um conjunto de casinhas em estilo Enxaimel, em forma de cruz, com belos jardins em seu entorno, só poderia resultar em um bom local para se visitar.

pontos turísticos de Teutônia, RS

O conjunto arquitetônico está distribuído em toda a área do quarteirão. As linhas de casinhas, dispostas de forma perpendicular, dividem o quarteirão em quadrantes, cada um com uma decoração distinta. 

pontos turísticos de Teutônia, RS

As raízes deste bravo povo, que colonizou a região, estão muito bem preservadas. À sombra de árvores imponentes, repousa o velho engenho, utilizado originalmente com uma alavanca fixada a uma junta de bois. No mesmo quadrante, há um forno de barro, um poço e monumento em forma de sapato de pau, símbolo da cidade.

pontos turísticos de Teutônia, RS

Este é chamado de Quadrante da Praça das Tradições. 

pontos turísticos de Teutônia, RS

No quadrante sudeste, há um belo lago com chafariz e ao seu lado, outro monumento, que faz referência à atividade rural, um dos motores do desenvolvimento da cidade e da região. No lago, uma pequena ilha abriga o monumento dedicado ao casal de colonizadores. Este é o Quadrante do Lago.

pontos turísticos de Teutônia, RS

O quadrante oposto ao lago, no lado noroeste, há um grande relógio, contornado por canteiros de flores. Inspirado em um relógio localizado em Curitiba, o Relógio das Flores de Teutônia não é só um mero detalhe paisagístico. Ele possui uma máquina abaixo de seu mostrador gramado, um mecanismo similar ao de um relógio de torre de igreja.

Enfim, este só poderia ser o Quadrante do Relógio das Flores.

pontos turísticos de Teutônia, RS

No quadrante sudoeste encontra-se o Museu Henrique Üebel. 

pontos turísticos de Teutônia, RS

Inaugurado em 1993, o Museu Henrique Üebel apresenta um belo acervo que conta a história dos colonizadores da cidade e da região, seguindo o estilo do conjunto arquitetônico da Prefeitura.

pontos turísticos de Teutônia, RS

Ao entrarmos, fomos cordialmente atendidos pela guia do museu, que contou parte da história das peças expostas. Os sapatinhos de pau são elementos centrais da história da região. 

pontos turísticos de Teutônia, RS

As bicicletas e carroças, veículos mais comuns do que os automóveis, até meados da década de 40 do século passado, tinham que ostentar placas de identificação para poder circular.

pontos turísticos de Teutônia, RS

A antiga caixa registradora e os charmosos baleiros fizeram parte do dia-a-dia até meados dos anos 80. O museu ainda conta com outras peças curiosas, como o instrumento do Homem Orquestra, exemplar única no mundo, que pertenceu a Henrique Üebel, que deu nome ao museu. O instrumento era utilizado para animar bailes, não só em Teutônia, mas também em diversas cidades de matriz germânica da região.

Não por acaso, Henrique Üebel fora homenageado, dando seu nome ao museu da cidade, afinal, tocar 7 instrumentos simultaneamente e 11 combinações diferentes, precisava de muita engenhosidade e talento!    

A visitação ao museu é gratuita e pode ser realizada de segunda à sexta, das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento é das 14:00 às 17:00.

pontos turísticos de Teutônia, RS

No ponto onde as linhas de casas se cruzam, no centro da Prefeitura, há um amplo espaço coberto, utilizado para eventos abertos ao público. Ao lado deste, encontra-se uma loja de artesanato.

Seguindo para o sul, pela RS-128, a pouco mais de 6 quilômetros do Centro de Teutônia, encontra-se o Engenho 4 Ventos. Em meio a uma paisagem rural encantadora, o engenho produz, de forma artesanal e comercializa bebidas destiladas, licores e até um refrescante caldo de cana.

pontos turísticos de Teutônia, RS

No Engenho 4 Ventos, o visitante é convidado a conhecer as etapas de produção de cachaças e licores. 

pontos turísticos de Teutônia, RS

O ambiente é rústico e familiar. Os processos de fabricação das bebidas são 100% artesanais. A gama de produtos oferecidos pelo estabelecimento é grande. Além das cachaças e derivados da cana, produzidos no local, sucos, espumantes, doces, geleias e cervejas são comercializados.

pontos turísticos de Teutônia, RS

No final do passeio, ocorre a degustação dos produtos do engenho. Para as crianças, há um delicioso caldo de cana gelado. Um espetáculo! 

Na propriedade, também há um espaço para eventos, chamado Dorf BierGarten. Nele são realizados eventos gastronômicos organizados pelos proprietários e destinados ao público em geral, sob reserva. Além disso, o ambiente pode ser reservado para eventos fechados, como formaturas e casamentos.

pontos turísticos de Teutônia, RS

O Engenho 4 Ventos funciona de segunda a sábado, das 08:00 às 18:00 e aos domingos, das 09:00 às 11:30. Ele fica na Estrada Santa Rita, Linha São Jacó, interior do município. Reserve um dia inteiro para visitar este e outros belos pontos turísticos de Teutônia, como a Prefeitura e a Lagoa da Harmonia.

Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossos pontos turísticos regionais. Fique à vontade para curtir, compartilhar e comentar. Afinal, nosso objetivo é instigar e informar. 


Até a próxima!


Ir ao resumo









Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR