Rota das Salamarias de Marau, RS

O local:

Salame é uma palavra que deriva do Latim "salumem", que significa carne salgada. Quem diria que a técnica utilizada pelos povos antigos para conservar a carne, uma vez que não existia sistema de refrigeração, fosse originar uma das principais iguarias da culinária gaúcha: o salame.
Na localidade de São Luiz da Mortandade, interior de Marau, localiza-se a Rota das Salamarias, um roteiro que percorre algumas propriedades rurais da região, especializadas na produção de embutidos e de outros produtos coloniais. Tudo ao bom e velho estilo italiano!
A Rota das Salamarias é uma ótima opção para quem trafega pela região entre Marau e Passo Fundo, para fazer aquela parada estratégica e ainda aproveitar as delícias produzidas no local.

Erva Mate Pagnussat

Onde fica:

A Comunidade de São Luiz da Mortandade localiza-se no interior de Marau, há cerca de 5 quilômetros do centro da cidade. O acesso é fácil de encontrar, uma vez que a igreja da comunidade fica às margens da RS-324, rodovia que liga Marau a Passo Fundo. Entretanto, se estiver seguindo no sentido a Passo Fundo, tome cuidado ao sair da RS-324 para acessar a localidade de São Luiz da Mortandade, pois o acesso fica em uma curva e requer cautela para atravessar a pista. Ver detalhes

O que fazer: 

Uma região rica! Assim podemos descrever o interior de Marau. Um lugar onde o visitante pode se dar ao luxo de alguns deleites inexistentes em grandes centros urbanos. Um deles é o de experimentar um delicioso salame de javali, ou até mistos com carne suína e de ovelha. Alguns luxos que só o interior pode oferecer!
Ao sairmos da RS-324, na localidade de São Luiz da Mortandade, temos uma certeza: a de que iremos encontrar embutidos, queijos coloniais, licores, geleias, doces, além de uma excelente erva mate, tudo produzido artesanalmente.

Erva Mate Pagnussat

A Pagnussat é uma das propriedades mais tradicionais da região, aberta ao público e que comercializa uma ampla variedade de produtos coloniais. Tudo isso em meio a uma belíssima paisagem. 
Paisagem rural de Marau, RS

Marau é uma cidade que tem como principal influência a da colonização italiana. Desta forma, pães assados em forno de barro, embutidos de diversos tipos, queijos, vinhos, geleias, dentre outros produtos coloniais são comuns. E o melhor de tudo: os preços dos produtos são acessíveis. Uma das principais características da região do Planalto Médio, que inclui Marau e Passo Fundo, dentre outros municípios, é o do preço das refeições bem abaixo da média de outras regiões. Pudera, é como se você fosse comprar os produtos direto da fábrica, sem atravessadores. Com sua agroindústria pujante, o preço dos alimentos também tende a ser menor. Em outras palavras, não há lugar melhor para fazer turismo rural como a região de Marau. Como referência, utilizamos o fato de que nossas refeições na região, para uma família com dois adultos e duas crianças, ficam próximas de R$60,00. Valor impensável para outras regiões.
A Rota das Salamarias de Marau inclui em sua gama de atrações a Casa Câmera, um restaurante típico italiano, que oferece também a comercialização de produtos coloniais, além da Erva Mate Pagnussat, uma propriedade rural que comercializa produtos artesanais da região. Já a Cachaçaria Pol oferece, dentre sua gama de produtos, excelentes destilados. Desta forma, uma parada estratégica na região pode ser mais deliciosa do que se imagina!
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossas atrações turísticas regionais.


Até a próxima!


Ir ao resumo

Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR