Olivas de Gramado

O local:

Oliveira: planta da família das oleáceas, originária da costa oriental do Mediterrâneo, abrangendo a região dos Bálcãs, Península Grega, Turquia, parte do Oriente Médio e norte da África, locais que apresentam estações do ano bem distintas. Hoje, compõe uma das maiores culturas da Península Ibérica e seus frutos se fazem presentes na culinária mediterrânea, considerada como uma das mais saudáveis do mundo!
A cultura da oliva ainda engatinha na América do Sul, sendo Chile e Argentina os pioneiros em seu cultivo, por apresentarem clima favorável. No Brasil, algumas fazendas da Campanha Gaúcha, por influência dos países vizinhos, iniciaram a produção e foram bem sucedidas. Eis que a plantinha bíblica chega à Serra Gaúcha, onde se adapta muito bem ao clima e ao tipo de solo.
O Parque Olivas de Gramado é um daqueles lugares em que a simplicidade e o bucolismo harmonizam muito bem com a elegância e com uma paisagem espetacular de vales e montanhas, um excelente destino do turismo rural de Gramado.
turismo em Gramado, RS

Onde fica:

O Parque Olivas de Gramado localiza-se na Linha Bonita, interior de Gramado. Para chegar até lá, partindo do centro da cidade, deve-se seguir até o final da Rua Borges de Medeiros, dobrando à direita pela Rua Antônio B. Sobrinho, até o trevo de acesso à Linha Bonita. Percorrer os cerca de 10 quilômetros da estrada que atravessa a Linha Bonita, até o acesso ao parque, na localidade de Linha Nova. O caminho é muito bem sinalizado, quase totalmente pavimentado e dotado de belas paisagens rurais. Ver detalhes

O que fazer:

Na ocasião, percorremos a estrada da Linha Bonita, visitando suas atrações (já mostradas neste blog), até chegarmos à localidade de Linha Nova.
Ao longo do trajeto, nota-se que a paisagem é diferenciada. Após o trevo junto à sede da comunidade de Linha Nova, são poucos quilômetros em uma estradinha não pavimentada, até o portão do parque. À medida que nos aproximamos, a paisagem vai ficando ainda mais bonita!
turismo em Gramado, RS

Ao chegarmos no portão de acesso, recebemos informações sobre o funcionamento do parque e dos passeios, em seguida, recebemos comandas com o valor da entrada (na ocasião, R$60,00 por pessoa, sendo que crianças de até 12 anos não pagam), ao qual seria acrescentado o valor de qualquer produto ou consumação.
À primeira vista, percebe-se que o local não é uma simples propriedade rural que cultiva oliveiras. O visual é deslumbrante!
turismo em Gramado, RS

Aqui, as as olivas não são apenas para a produção de azeites, mas também se incorporam ao paisagismo. Ao todo, são mais de 12 mil oliveiras no parque inteiro. 
turismo em Gramado, RS

A sede do parque, onde funciona a boutique, empório colonial e restaurante, é uma suntuosa edificação em estilo rústico. Todos os detalhes foram pensados para oferecer o ar de aconchego. 
turismo em Gramado, RS

Ao chegarmos, fomos conduzidos à sala, onde a experiência sensorial com o azeite de oliva iria acontecer. A verdade é que a degustação é uma espécie de minicurso sobre o azeite de oliva, com duração de cerca de 40 minutos. 
turismo em Gramado, RS

Depois da degustação, seguimos para a entrada, de onde partiu o micro ônibus que percorre a propriedade.
turismo em Gramado, RS

O tour consegue revelar paisagens incríveis de vales e montanhas, fazendo breve paradas para as fotos. 
turismo em Gramado, RS

A paisagem tipicamente serrana, com suas montanhas cobertas de araucárias, encanta e inspira!
turismo em Gramado, RS

Depois do tour, de cerca de uma hora, em meio a paisagens deslumbrantes, seguimos para a fazendinha, um cenário montado com casinhas ao estilo rústico e que conta com pequenos animais de fazenda.
turismo em Gramado, RS

As casinhas são miniaturas em estilo colonial e algumas delas servem de casa para os animais. 
turismo em Gramado, RS

Todos os animais são pequenos. Vacas, ovelhas, cabras, pôneis e aves fazem a alegria da criançada e até dos adultos!
turismo em Gramado, RS

A interação com os animais é uma verdadeira terapia, para crianças e adultos.
turismo em Gramado, RS
turismo em Gramado, RS

As casinhas ostentam detalhes arquitetônicos de diversas origens: germânica, italiana, austríaca, holandesa...
turismo em Gramado, RS

E esta, lhe parece familiar? Para quem assistiu ao filme O Hobbit, sim.
turismo em Gramado, RS

E dentre as oliveiras, circulam patos, gansos e galinhas.
turismo em Gramado, RS

A rusticidade das casinhas associa-se muito bem com a beleza do lugar e com a proposta do parque.
turismo em Gramado, RS

E os elementos simples da vida no campo são retratados com esmero na fazendinha.
turismo em Gramado, RS
turismo em Gramado, RS
turismo em Gramado, RS

Ao final do passeio, é difícil não se surpreender com esta antiga oliveira, exposta como um monumento, ao lado da Fazendinha.
turismo em Gramado, RS

Além do tour pelo parque e da experiência sensorial, o visitante pode almoçar no Restaurante Trattoria, ou adquirir produtos coloniais no empório. Há também a possibilidade de percorrer trilhas ecológicas, em meio à Mata Atlântica, ou simplesmente tomar um chimarrão enquanto a tarde finda!
turismo em Gramado, RS

O Parque Olivas de Gramado funciona de quintas a terças, das 10:00 às 18:00. O restaurante funciona das 12:00 às 15:00 e tem em seu cardápio a deliciosa gastronomia colonial da região. O site oficial do parque é https://www.olivasdegramado.com.br/.
Aproveite o passeio e visite as demais atrações da Linha Bonita: O Museu Fioreze, a Ervateira Marcon, a Casa Centenária e o Café da Família Foss, que compõe um roteiro rural exuberante.
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossos destinos turísticos regionais.


Até a próxima!


Ir ao resumo


Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR