Farol de Santa Marta

O local: 

Laguna é uma das cidades mais antigas de Santa Catarina e do Brasil. Além de ser uma cidade histórica, possui algumas praias paradisíacas. Talvez, a mais famosa delas seja a Praia do Farol de Santa Marta, um local dotado de belezas naturais e paisagens pitorescas.
No topo do pontão costeiro, o antigo farol construído em 1891, outrora servia como sinalização para embarcações, hoje dá nome e personalidade à praia. Ao visitar o Farol de Santa Marta pela primeira vez, a localidade mais parece com uma daquelas pitorescas vilas de pescadores às margens do oceano. Entretanto, ao adentrarmos a vila, percebe-se que ela é muito mais agitada do que aparenta, com inúmeras opções de bares, restaurantes e pousadas.
praias de Laguna, SC

Onde fica:

O Farol de Santa Marta localiza-se a sul da cidade de Laguna. Partindo do Centro da cidade, é necessário utilizar a balsa que atravessa a Lagoa do Imaruí, ao final da Rua Pedro Rosa. Depois, são cerca de 13 quilômetros pela SC-100, até o trevo de acesso à localidade. Outra opção de acesso é pela cidade de Jaguaruna, também pela SC-100, passando pelas praias de Garopaba Sul e Barra do Camacho. Embora o Street View do Google Maps mostre um acesso precário e não pavimentado, há asfalto até a vila. Ver detalhes

O que fazer:

Ao chegarmos à singela vila do Farol de Santa Marta, a primeira impressão foi a melhor possível, vendo o longo deck de madeira construído às margens da Estrada Geral do Farol, acompanhando a orla da praia. Percebe-se que o local, que há pouco tempo atrás, possuía um acesso precário e um aspecto de abandono, ganhou tons elegantes e um aspecto de zelo.
Normalmente, a primeira coisa que um visitante novato vai querer fazer ao chegar é percorrer as trilhas que levam até o farol.
praias de Laguna, SC

Percorrer as trilhas não é só pela curiosidade de ver o farol de perto, mas também para contemplar as belas paisagens e a imensidão azul do Oceano Atlântico.
Litoral Catarinense

A vida selvagem também pode reservar belas cenas e algumas surpresas.
Litoral Catarinense

O que torna este lugar ainda mais convidativo são as águas azuis batendo nas rochas, quebrando o silêncio. A água tem uma temperatura agradável e a praia oferece pontos excelentes, tanto para o banho, quanto para a prática de surf.
Litoral Catarinense

A pequena Capela de Santa Marta, próxima ao farol, dá ao local um toque de bucolismo e uma vista singela.
Litoral Catarinense

O farol pertence à Marinha do Brasil, tendo o acesso restrito, mediante agendamento. Nada que impeça o visitante de admirar e fotografar de fora.
Litoral Catarinense

O programa para uma visita ao Farol de Santa Marta pode incluir, além da praia em si, outras atrações do local, como a Capela de Santa Marta e o Morro do Céu, ponto mais alto da região, mais a norte, com acesso por trilhas e que oferece uma vista incrível. 
Litoral Catarinense

Após percorrer as trilhas do farol em um dia ensolarado, nada melhor do que um banho de mar!
Litoral Catarinense

A praia do Farol de Santa Marta é diferenciada! Além de suas paisagens exuberantes e de suas águas azuis, tem a tranquilidade típica interiorana em virtude da sua distância do centro da cidade. Não há prédios, nem uma avenida à beira mar, lotada de carros. Mas não se engane, ela também lota em algumas épocas, principalmente Reveillon e Carnaval.
Se a sua intenção for passar um final de semana ou (por que não) as férias, o local é bem dotado de pousadas, 20 no total, entre pousadas e casas de temporada, a maioria delas, há menos de 100 metros da orla.
Na ocasião, almoçamos no Restaurante Point Gaúcho, que serve Buffet, pizzas e lanches. Comida caseira, simples e com preço acessível, se comparado a outros locais do litoral catarinense. Não ficamos com uma boa impressão da Prainha, pequena faixa de orla a norte do farol, pois pecou na limpeza. Ali, a melhor praia para banhistas é a Praia do Cardoso, mais a sul, mesmo tendo águas mais agitadas.
De um modo geral, a praia agradou pelas indiscutíveis belezas naturais e personalidade própria (alheia a outras praias de Laguna), mas pecou na infraestrutura. De qualquer forma, é um ótimo destino do litoral catarinense.
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossos destinos turísticos regionais.


Até a próxima!


Ir ao resumo

Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR