Canela ao Sol
O local:
Era pra ser somente mais um final de semana ensolarado. O azul do céu contrastava com qualquer coisa que se observasse, uma vez que haviam pouquíssimas nuvens. Mas para o final de semana ensolarado ficar realmente perfeito, somente com um bom passeio!
Muitos consideram esta belíssima cidade da Serra Gaúcha como mera coadjuvante na região, uma vez que localiza-se ao lado do mais famoso destino turístico Gaúcho e um dos mais importantes do Brasil: a cidade de Gramado. Alguns consideram um simples complemento de passeio.
Aos desavisados, afirmamos sem medo que Canela não é uma cidade que vive à sombra de sua vizinha mais famosa, mas tem personalidade e vida própria, além de ajudar a compor majestosamente o roteiro turístico da Região das Hortênsias. São diversas atrações turísticas, dentre estabelecimentos, parques temáticos, parques naturais, tudo muito bem organizado e voltado à qualidade no atendimento aos visitantes. Seja para passar alguns dias, seja para aquele passeio de carro de domingo, Canela é uma excelente opção e que certamente renderá passeios maravilhosos.
Onde fica:
O que fazer:
A cidade de Canela é muito convidativa desde o pórtico de entrada. Até a antiga estação do trem virou atração turística!
O veterano dos trilhos ganhou nova vida ao servir como restaurante e fiambreria. O Férreo Restaurante e Fiambreria é um espaço gastronômico temático, voltado à saudosa época dos trens de passageiros e das estações.
A elegância compartilha o espaço com o saudosismo romântico. O Férreo Restaurante e Fiambreria localiza-se no Largo Benito Urbani, junto à Rótula dos Guarda-chuvas, no Centro de Canela e funciona de terça a domingo.
Próximo ao largo e ao restaurante, atravessando a rua, há uma feirinha de artesanato. Um ótimo local para se obter aquela tradicional lembrancinha da cidade. São várias opções de produtos e souvenires de artesãos locais.
A Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, popularmente conhecida como Catedral de Pedra, mostra sua imponente silhueta, ao final da Rua Felisberto Soares. Não por acaso que esta bela edificação em estilo gótico é um dos principais cartões postais de Canela. A torre, com cerca de 50 metros de altura, além de ostentar o relógio e os 12 sinos de bronze vindos da Itália, também serve de cenário para um dos eventos mais tradicionais da região: a Chegada do Papai Noel, ocasião na qual o bom velhinho desce do alto da torre com uso de rapel.
Retornando até a rotatória de entrada da cidade, a que tem o letreiro com a frase: "Canela Paixão Natural" e acessando a Rua José Pedro Piva (RS-466), sentido ao interior do município, você estará entrando em um roteiro repleto de belezas naturais e também de parques temáticos. Um dos principais parques da região, parada obrigatória para quem visita a cidade pela primeira vez, é o Parque Estadual do Caracol.
O Parque Estadual do Caracol é um parque natural que compreende uma área de 25 hectares, no entorno da Cascata do Caracol, 43 hectares de área de preservação permanente e outros 32 hectares de área compreendendo estacionamentos, florestas de araucárias, área de expansão e reflorestamento, às margens da rodovia RS-466.
A área destinada ao parque é repleta de atrações e instiga o visitante a uma boa caminhada.
São diversas trilhas entre as árvores que conduzem às diversas atrações do parque.
Para acessar o observatório, é necessário pagar uma taxa extra. A subida é por elevador.
O Observatório Ecológico é uma estrutura de 25 metros de altura que permite uma vista da cascata, de um ângulo diferente: acima das copas das árvores.
O objetivo principal do observatório é oferecer esta vista magnífica da Cascata do Caracol e de todo o vale.
Embora a vista do mirante principal, alguns metros abaixo, não seja menos incrível!
A Estação Sonho Vivo é uma mini estação de trem onde adultos voltam a ser criança e crianças vivenciam seus sonhos encantados.
O passeio de trenzinho, também não incluso no ingresso ao parque, inicia e termina na estação e passa por uma vila em miniatura, formada por casinhas em estilo enxaimel.
As trilhas são sinalizadas e a principal é pavimentada. A trilha principal contorna o parque, iniciando na Central de Atendimento ao Turista e passando pelos mirantes da cascata, das corredeiras e da barragem da represa, além do Centro Histórico Ambiental e do restaurante, e terminando novamente no pórtico de acesso ao parque. Uma caminhada de cerca de 40 minutos a uma tarde inteira, dependendo do tempo que você destinar contemplando cada atração!
Descendo a trilha principal avista-se a sequência de pequenas quedas que formam a corredeira no Arroio Caracol, a montante da cascata. Aqui, é uma ótima ideia sentar-se e ficar escutando o relaxante barulho da água.
Até os Bondinhos Aéreos, mostrados anteriormente neste blog, podem ser vistos da trilha do parque. Uma vista realmente impressionante!
O Parque Estadual do Caracol ainda conta com quiosques com churrasqueiras, para quem preferir passar o dia e preparar seu próprio almoço. Próximo ao pórtico da entrada, há lojinhas de artesanato, para quem não dispensa uma lembrancinha do local. O parque funciona diariamente, das 09:00 às 17:30.
Ao longo de 8 quilômetros, passando por lugares de beleza ímpar, no interior de Canela, há 3 parques temáticos, um museu egípcio, 3 adegas, restaurantes, um heliponto e diversas pousadas em estilo rústico. Mas uma de nossas paradas favoritas é o Castelinho Caracol.
Um local fascinante, pois além de contar um pouco da história de Canela e das primeiras famílias a habitarem a cidade, conta com uma paisagem incrível.
Um passeio dentre paisagens pitorescas é uma atividade revigorante!
Não podiam faltar as charmosas casinhas em estilo enxaimel.
Aqui, a essência do bucolismo é elevada ao status de obra de arte.
As casinhas, as árvores cobertas de musgo e as araucárias descrevem bem o que é um ambiente tipicamente serrano, desta fascinante cidade gaúcha.
Vivemos um momento difícil e distinto na história recente da humanidade. Momento que requer reflexão, cuidados redundantes e uma dose de distanciamento, para minimizarmos os efeitos da pandemia. Pensando nisso, a World Travel & Tourismo Council (WTTC) criou o Safe Travels, uma certificação de destino seguro através do cumprimento de um protocolo de regras por parte dos agentes envolvidos com o turismo. Canela foi a segunda cidade brasileira a receber esta certificação. Em nível mundial, apenas 5 países possuem cidades ou regiões certificadas.
A certificação é só uma das justificativas para você incluir Canela em sua lista de destinos, seja para viagem ou passeio de final de semana. Claro, isso sem contar as inúmeras atrações, entre parques temáticos, museus, parques naturais, roteiros, gastronomia, hospitalidade e todos os elementos que compõe esta encantadora cidadezinha da Serra Gaúcha e que nos faz sempre querer retornar!
Veja outros pontos turísticos de Canela publicados anteriormente:
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossas atrações turísticas regionais. Curta, compartilhe, fique à vontade!
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário