O Vale Trentino

O local:

Eis mais um daqueles cantinhos da Serra Gaúcha que são pouco conhecidos pelo público em geral, mas tão belo quanto alguns roteiros badalados e que pode render um belo passeio, seja de carro, seja de bicicleta!
O Vale Trentino, no interior do município de Farroupilha, é um um roteiro turístico repleto de belas paisagens, do bucolismo típico do interior, além das tradicionais vinícolas. Uma região com mais de 100 anos de história de cultivo da uva e produção de vinhos, sucos, espumantes e produtos coloniais.
pontos turísticos de Farroupilha, RS

Onde fica:

O Vale Trentino localiza-se na divisa dos municípios de Farroupilha e Caxias do Sul. O acesso à localidade se dá pelo Distrito de Forqueta. No sentido de Farroupilha a Caxias do Sul, cerca de 500 metros após o antigo pedágio, usar a saída à direita, pela Avenida Artur Perotoni, à direita novamente, na Rua Luiz Franciosi Sério e, por último, à esquerda, pela Rua Geremia Regalin, uma via asfaltada que dá acesso às capelas Nossa Senhora da Salete e Santos Anjos. Depois, é só seguir e curtir a paisagem! Ver detalhes

O que fazer:

As belas paisagens e o acesso asfaltado são um convite para percorrer este trecho, de cerca de 7 quilômetros, de bicicleta. Se for de carro, tome cuidado com os ciclistas e aproveite o passeio! Um roteiro com colinas majestosas, pequenas igrejas, vinícolas e a tranquilidade típica do interior.

pontos turísticos de Farroupilha, RS

Entre as colinas cobertas de parreiras, surge a singela Capela Santos Anjos. Uma pequena igreja construída na primeira metade do século XX.
pontos turísticos de Farroupilha, RS

A paisagem mostra a especialidade da região. Algumas parreiras formam lindos mosaicos, tornando-se uma atração a parte.
pontos turísticos de Farroupilha, RS

Na ocasião, visitamos uma das mais tradicionais vinícolas da região: a Casa Perini. Seus rótulos são bem conhecidos e fazem muito sucesso Brasil afora.
pontos turísticos de Farroupilha, RS

Em uma tarde ensolarada de sábado, com um clima ameno, levemente frio, a visita à vinícola não podia ser mais oportuna.
pontos turísticos de Farroupilha, RS

Além dos rótulos premiados, o ambiente aconchegante e o atendimento cordial fazem jus aos 90 anos de existência da Casa Perini.
pontos turísticos de Farroupilha, RS

Na adega, há produtos variados, como vinhos finos e de mesa, sucos, espumantes e destilados. Destaque para o moscatel branco Casa Perini, premiado em diversos concursos internacionais e presente nas gôndolas dos supermercados de todo o país.
pontos turísticos de Farroupilha, RS

O ambiente associa bem a rusticidade à sofisticação, com riqueza de detalhes. Estávamos escolhendo alguns produtos na adega, quando o proprietário, o Sr. Benildo, chegou e cumprimentou a todos que ali estavam, agradecendo-os pela visita. Um gesto que contribui para tornar o local ainda mais acolhedor!
pontos turísticos de Farroupilha, RS

Lá fora, chama a atenção o charmoso deck, além do letreiro com a palavra "Vino", vinho em italiano, uma das atrações mais tietadas pelos visitantes. Fotografa-lo assim, solitário, foi tarefa que exigiu um pouco de paciência. A paisagem por trás do muro é simplesmente magnífica!
pontos turísticos de Farroupilha, RS

A visita ao varejo da Casa Perini não requer agendamento. O empório funciona de segunda a sexta, das 09:00 às 18:00. Aos sábados, o atendimento é das 10:00 às 18:00. Aos domingos, das 10:00 às 17:30.
Além do empório, há outras atrações que requerem agendamento. A visita guiada é um tour pelo vinícola, com explicação das etapas de elaboração dos produtos e com degustação ao final do roteiro. Já o Wine Experience é uma experiência diferente, que estimula olfato e paladar, uma vez que a degustação é feita de olhos vendados. O Bike Tour oferece ao visitante a experiência de percorrer os vinhedos de bicicleta, que pode ser alugada na própria vinícola. O agendamento desses passeios se dá pelo e-mail emporio@casaperini.com.br ou pelo telefone (54)2109-7300. Para mais informações, acesse o site https://www.casaperini.com.br/home
pontos turísticos de Farroupilha, RS

Após a visita à vinícola, o nosso tour pelo Vale Trentino continuou, afinal,  com uma paisagem como esta, é impossível resistir!
pontos turísticos de Farroupilha, RS

O Vale Trentino possui diversas vinícolas, a maioria delas seguem a mesma proposta da Casa Perini, empresas de origem familiar, que iniciaram fabricando vinho artesanalmente e que, com o passar dos anos, foram aperfeiçoando seus processos produtivos. Algumas delas, como a Vinícola Cappelletti e a Casa Onzi também são abertas à visitação.
Agradecemos ao Sr. Benildo e à toda a equipe da Casa Perini, pela recepção e excelente atendimento.
Acesse também nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossos pontos turísticos regionais. 


Até a próxima!


Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR