A Rota das Termas: Três Arroios

O local:

Uma região abençoada pelos seus recursos e belezas naturais, o norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina possuem um diferencial: as fontes de águas termais, muito procuradas, seja pelo seu valor medicinal, seja pela sua agradável temperatura, amornada por processos geológicos. Estes afloramentos desta região oferecem águas a temperaturas perfeitas para o banho, entre 28º e 40º C, ou o equivalente à água do chuveiro. Mas não é só isso que garante à água termal suas propriedades medicinais. O contato com as rochas aquecidas, seja por gradiente térmico, seja por atividade vulcânica, enriquecem a água com minerais diversos, que associados à temperatura elevada, tornam a imersão uma experiência muito relaxante, aliviando dores corporais, além de combater doenças de pele por promover a renovação celular.
Localizada em um majestoso vale, em meio a colinas que caracterizam o planalto do Alto Uruguai Gaúcho, a pequena e simpática Três Arroios é uma das cidades agraciadas com as fontes de águas termais, que afloram na região.
Três Arroios leva este nome por ser cortada por 3 arroios: o da Sede, o Napoleão e o Perdido. Seus primeiros habitantes foram imigrantes alemães, que iniciaram a colonização da região no início do século XX. A cidade oferece um ambiente bucólico e tranquilo, típicos do interior.

Casa de Cultura de Três Arroios, RS

Onde fica:

Três Arroios localiza-se no norte do Rio Grande do Sul, na região denominada Alto Uruguai. O principal acesso à cidade é pavimentado e encontra-se nas proximidades do Km-26 da BR-153, há 392 quilômetros de Porto Alegre e na metade do caminho entre Erechim e a divisa com o estado vizinho, Santa Catarina. Ver detalhes

O que fazer:

Logo às margens da rodovia BR-153, o pórtico de acesso à cidade, com seu estilo germânico, pode ser visto. Para quem trafega no sentido a Santa Catarina, o retorno fica poucos metros depois.
Pórtico de acesso a Três Arroios

O pórtico fica em um dos pontos mais elevados da cidade. Tanto que ao lado dele, há um ponto com uma linda vista.
Vista de Três Arroios

Esta é uma daquelas cidadezinhas que parece até se esconder em meio às colinas, aproximando o ambiente urbano da natureza.
Vista panorâmica de Três Arroios

Após descermos até a cidade (o centro de Três Arroios é cerca de 100 metros mais baixo que o nível da rodovia), encontramos uma praça em obras de revitalização. Está ficando mais bonita e aconchegante!
Praça de Três Arroios

A Igreja de Santa Isabel da Hungria é um dos cartões postais da cidade. Possui elegante arquitetura em estilo romano, toda construída em pedra talhada. A igreja abriga uma réplica da Pietà, esculpida em uma raiz de cedro. A Pietà original é esculpida em mármore e trata-se de uma das mais famosas obras de Michelangelo: a Virgem Maria segurando seu filho nos braços, ornamentando a Basílica de São Pedro.
Igreja de Santa Isabel da Hungria

Ao lado da igreja, outra edificação chama a atenção pelo seu estilo clássico, mesclando pedras talhadas e tijolos à vista. Nela funciona a Casa de Cultura da cidade, um local para aprender um pouco sobre a história do município.
Casa de Cultura

A charmosa edificação da década de 40 já foi a casa paroquial da cidade.
Casa de Cultura

Na entrada, fomos cordialmente recepcionados e guiados pelas dependências da casa. Junto à Casa da Cultura funciona também um museu.
Casa de Cultura

As paredes de tijolo rústico foram propositalmente deixadas à mostra.
Casa de Cultura

O museu possui um belo acervo com ferramentas, objetos em geral e fotografias que contam a história da formação da cidade.
Casa de Cultura

Até o antigo armazém, com balcão de madeira e baleiro foi representado no museu.
Casa de Cultura

Se você viveu esta época, algumas boas lembranças vem à tona neste ambiente.
Casa de Cultura

Os equipamentos de escritório e até o relógio ponto não foram esquecidos. A Casa de Cultura está sendo ampliada para desenvolver atividades culturais para munícipes e visitantes.
Casa de Cultura

O Balneário Termas Três Arroios localiza-se há 300 metros do Centro da cidade e funciona durante o ano todo. O balneário conta com restaurante, piscinas de águas termais, ampla área de lazer, área para camping e pousada com chalés. Uma ótima opção, seja inverno, seja verão, para conhecer esta simpática cidade do Alto Uruguai e recarregar suas baterias, em contato com a natureza e águas mornas! Reservas devem ser realizadas através do telefone (54)3026-1085.
Visite nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossas atrações turísticas regionais. Veja que há dezenas de motivos para você botar o pé na estrada!

Até a próxima!


Ir ao resumo


Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR