Santa Cruz do Sul: muito além da Oktoberfest

O local:

Outubro é o mês mais festivo para quem gosta de festas germânicas. É o mês da Oktoberfest! Mas o que há de tão especial neste evento? Santa Cruz do Sul é conhecida nacionalmente por ser a sede da segunda maior Oktoberfest do Brasil. Evento que reúne muita música, alegria, culinária germânica e muito chopp! Mas há vários motivos para visitarmos esta bela cidade, além das festas germânicas de outubro. A começar pela sua imponente catedral, uma das mais belas do estado.
Fundada em 1877 e com uma população de aproximadamente 130 mil habitantes, Santa Cruz do Sul é a maior cidade da região denominada Vale do Rio Pardo e a segunda maior do centro do estado. Tem no tabaco sua principal fonte de riqueza, sendo a Souza Cruz e a Philip Morris as principais empresas do segmento.
A matriz germânica conferiu a Santa Cruz do Sul sua personalidade, arquitetura, culinária e principalmente, sua hospitalidade. As padarias da cidade comercializam as tradicionais cucas, uma das delícias produzidas na região! Visitamos esta simpática e acolhedora cidade do Vale do Rio Pardo e a impressão que tivemos foi a melhor possível. Confira!

turismo em Santa Cruz do Sul, RS

Onde fica:

Santa Cruz do Sul localiza-se no centro do Rio Grande do Sul, há cerca de 150 quilômetros de Porto Alegre. Tem como principal acesso a BR-287, rodovia federal que corta o estado de leste a oeste, iniciando em Montenegro e seguindo até a cidade de São Borja. Ver detalhes

O que fazer:

Ao chegar ao centro de Santa Cruz do Sul, é impossível não se impressionar com o túnel verde que cobre a Rua Marechal Floriano Peixoto, ao lado da Catedral São João Batista e da Praça Getúlio Vargas. São 3 quarteirões de cobertura vegetal, um convite para estacionarmos o carro e seguirmos a pé, aproveitando as belezas do lugar. Pouquíssimas cidades brasileira possuem uma atração assim!

Túnel verde

Ao lado do túnel verde, na Rua Ramiro Barcelos, encontra-se a belíssima Catedral São João Batista, uma edificação em estilo neogótico com impressionantes torres de 82 metros de altura. A construção da igreja iniciou em 1929 e só foi concluída em 1977.
Catedral São João Batista

O interior, com suntuosas abóbadas escoradas com pilares cilíndricos e belos vitrais, confirmam nossa expectativa sobre esta que é a maior igreja construída em estilo neogótico tardio da América Latina.
Catedral São João Batista

Enquadrar suas enormes torres em uma foto, somente atravessando a rua e seguindo até as proximidades do chafariz da praça. A praça, por sua vez, oferece uma ampla área arborizada, além de contar com um quiosque com restaurante e café.
Catedral São João Batista

Depois do almoço, seguimos para o Parque da Santa Cruz, um local onde antes funcionava uma pedreira e que foi revitalizado recentemente. O parque localiza-se na Rua Guatambú, Bairro Monte Verde, na Zona Leste da cidade. 
Parque da Santa Cruz

O Parque da Santa Cruz é um dos pontos mais altos da cidade, o que garante uma vista panorâmica. A cruz, no alto do morro, possui iluminação de neon e 20 metros de altura, podendo ser vista até mesmo de cidades vizinhas.
Vista panorâmica da cidade

Quase toda a cidade pode ser avistada do alto do morro formado por rochas vulcânicas, uma vez que ele possui altitude cerca de 200 metros, 100 metros acima da altitude média dos arredores.
Vista panorâmica da cidade

Após visitarmos o Parque da Santa Cruz, seguimos até o Bairro Higienópolis, há cerca de 2 quilômetros do centro, onde se localiza o Parque da Gruta.
Parque da Gruta

O Parque da Gruta é uma área de vegetação preservada, com cerca de 17 hectares, que conta com trilhas em meio à mata nativa, além de uma ampla área de lazer com churrasqueiras, parquinho, banheiros, lanchonete, restaurante e um parque de aventuras. Mas as principais atrações do parque são os animais silvestres e, é claro, a gruta que dá nome ao parque.
Parque da Gruta

Percebemos que os visitantes do parque alimentam os animais, mesmo com as placas advertindo o contrário.
Parque da Gruta

Há diversas atrações para quem quiser percorrer as trilhas e contemplar as belezas do parque.
Parque da Gruta

Até as ruínas da antiga abastecedora de água da cidade ficam interessantes neste ambiente.
Parque da Gruta

Há uma trilha sinalizada que conduz até a gruta. Os últimos metros da trilha contam até com corrimão de madeira.
Parque da Gruta

Por questões de segurança, a administração permite o acesso à gruta somente durante o horário de funcionamento do parque, que é das 08:00 às 18:00.
Parque da Gruta

A gruta é uma impressionante formação geológica, com suas inúmeras câmaras e antecâmaras.
Parque da Gruta

E a trilha segue por entre a vegetação e as enormes rochas escaladas pelas raízes. Ao fundo, um dos diversos mirantes do parque. 
Parque da Gruta

Este mirante abraçou a árvore.
Parque da Gruta

Inaugurado em 2016, o parque de aventuras oferece atividades radicais, como a escalada, arvorismo e tirolesa. Tudo com equipamentos de segurança e a supervisão dos instrutores. 
Parque da Gruta

O acesso a cada atividade tem um custo, de acordo com a tabela do parque de aventuras.
Parque da Gruta

Ao final do passeio, fomos prestigiados com a aparição de um pequeno ouriço, que desceu da árvore para procurar comida. O bichinho atraiu a atenção e curiosidade de todos que estavam ali perto.
Parque da Gruta

Santa Cruz do Sul oferece muito mais do que festas germânicas de outubro. Na verdade, esta simpática cidade tem opções o ano todo, com eventos como a Festa das Cucas, o ENART a Oktoberfest, além das suas atrações permanentes e belezas naturais. Resumindo, um chopp gelado no verão ou uma cuca quentinha no inverno, neste ambiente acolhedor de Santa Cruz do Sul, sempre será um excelente programa!
Acesse a página oficial de turismo em Santa Cruz do Sul e confira mais atrações da cidade. Acesse também nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossas atrações turísticas regionais.  

Até a próxima!






Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR