A elegância ao sabor do outono nos Caminhos de Pedra
O local
O roteiro turístico Caminhos de Pedra, no interior de Bento Gonçalves, tem a capacidade de surpreender o visitante, independente de quantas vezes já o tenha visitado! Este pedacinho da Itália no Brasil reúne todos os ingredientes europeus: a elegância, a beleza, as cores e os sabores. E foi nas últimas semanas do outono que encontramos as cenas mais belas desta região. Mas porque o outono? É nesta época que os plátanos, árvores cuja principal característica é marcar bem as estações, ficam com uma elegante cor marrom avermelhado e começam a perder suas folhas, um verdadeiro espetáculo natural que proporciona um ar de aconchego e romantismo!
Agora, associe sabores a um ambiente elegante e romântico. O resultado beira a perfeição! A Vinícola Salvati & Sirena e a Casa do Tomate foram os locais escolhidos, desta vez, para dar sabor ao nosso passeio de final de outono.
Agora, associe sabores a um ambiente elegante e romântico. O resultado beira a perfeição! A Vinícola Salvati & Sirena e a Casa do Tomate foram os locais escolhidos, desta vez, para dar sabor ao nosso passeio de final de outono.
Onde fica:
A Vinícola Salvati & Sirena localiza-se na Linha Palmeiro, Distrito de São Pedro, ou simplesmente Caminhos de Pedra! Para quem segue no sentido Bento Gonçalves a Farroupilha, 500 metros após a Cantina Strapazzon, há uma entrada sinalizada à direita e o acesso à vinícola. Ver detalhes
Já a Casa do Tomate fica próxima ao Moinho Bartarello, um antigo estabelecimento junto à ponte do Rio Burati. Ver detalhes
O que fazer:
Em uma tarde ensolarada de domingo, de temperatura amena, algo típico de outono, nossa primeira parada foi a Vinícola Salvati & Sirena, um local inspirador, que reúne requinte e rusticidade.
As cores do outono tornam este lugar ainda mais bonito e parecem incorporar às antigas casas em estilo colonial.
Mas nem tudo precisa ser marrom na estação das folhas secas. Algumas flores ainda esboçam suas cores vibrantes aqui.
Na entrada da vinícola, um aviso aos fumantes. Uma bebida tão delicada e ao mesmo, tempo tão estruturada, possui estas características porque, em seu processo de elaboração, até absorve elementos do ar, os quais contribuirão para a composição de seu sabor. Em outras palavras: "o vinho respira". Desta forma, a fumaça de cigarro não é bem vinda aqui.
Os chapéus de palha são marcas registradas da colonização italiana no Brasil.
Na adega, estão expostos vários rótulos de vinhos, sucos, espumantes e até a tradicional grapa. A taxa de visitação é de R$20,00 por pessoa e dá direito à degustação dos vinhos, sucos e espumantes.
Mas o que mais encanta neste local é um produto gratuito e que não pode ser consumido: esta vista incrível das paisagens rurais dos Caminhos de Pedra!
Com um cenário deste, não é preciso se esforçar para tirar belas fotografias. Na ocasião, havia uma turma de formandos aproveitando o local para fazer seu book fotográfico.
Justamente na estação em que as plantas parecem começar a adormecer para atravessar meses de frio, que as paisagens rurais da Serra Gaúcha parecem ganhar em elegância!
E a cênica vida do campo vira item de decoração, como o antigo forno de barro "da Nona".
Última admirada na paisagem, antes de seguirmos com nosso passeio!
Nossa parada seguinte foi na Casa do Tomate, um local que vai além de uma bela casa de interior.
Ao lado da Casa do Tomate fica o Restaurante Del Pomodoro, um restaurante em espaço rústico que serve pratos típicos da culinária italiana. O passeio na Casa do Tomate inclui uma breve imersão na história da colonização italiana no Sul do Brasil, seguida pela degustação dos produtos da casa: molhos especiais, pestos de diversos sabores, com torradinhas de pão, sempre girando em torno da estrela principal: o tomate. Uma combinação de sabores surpreendente!
Após a degustação, o visitante ainda pode adquirir os excelentes produtos da casa, feitos com ingredientes naturais da região: molhos, geleias, conservas, frutas desidratadas, bebidas, dentre outras delícias.
Além das belas histórias, o bucolismo e a rusticidade tornam este local ainda mais atraente e aconchegante. O tomate, intimamente ligado à culinária contemporânea da Itália, é uma fruta típica das Américas Central e do Sul e era cultivado por povos indígenas. Os europeus que vieram ao Novo Mundo encontraram neste delicado fruto vermelho um dom incrível de harmonizar com carnes e massas. Assim nasceu um dos símbolos da culinária italiana.
A Vinícola Salvati & Sirena é aberta à visitação, diariamente, das 09:00 às 18:00, sem fechar ao meio dia. Grupos de 15 pessoas ou mais devem agendar a visitação. Para mais informações, acesse o site www.salvatisirena.com.br.
A Casa do Tomate atende diariamente, das 08:30 às 18:00, sem fechar ao meio dia. O site da casa é http://www.casadotomate.com.br/.
Agradecemos aos proprietários da Vinícola Salvati & Sirena e também da Casa do Tomate pela excelente recepção e atendimento cordial.
A Casa do Tomate atende diariamente, das 08:30 às 18:00, sem fechar ao meio dia. O site da casa é http://www.casadotomate.com.br/.
Agradecemos aos proprietários da Vinícola Salvati & Sirena e também da Casa do Tomate pela excelente recepção e atendimento cordial.
Acesse também nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de lugares incríveis espalhados pelo Sul do Brasil.
Até a próxima!
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário