A elegância ao sabor do outono nos Caminhos de Pedra

O local

O roteiro turístico Caminhos de Pedra, no interior de Bento Gonçalves,  tem a capacidade de surpreender o visitante, independente de quantas vezes já o tenha visitado! Este pedacinho da Itália no Brasil reúne todos os ingredientes europeus: a elegância, a beleza, as cores e os sabores. E foi nas últimas semanas do outono que encontramos as cenas mais belas desta região. Mas porque o outono? É nesta época que os plátanos, árvores cuja principal característica é marcar bem as estações, ficam com uma elegante cor marrom avermelhado e começam a perder suas folhas, um verdadeiro espetáculo natural que proporciona um ar de aconchego e romantismo!
Agora, associe sabores a um ambiente elegante e romântico. O resultado beira a perfeição! A Vinícola Salvati & Sirena e a Casa do Tomate foram os locais escolhidos, desta vez, para dar sabor ao nosso passeio de final de outono.

pontos turísticos de Bento Gonçalves, RS

Onde fica: 

A Vinícola Salvati & Sirena localiza-se na Linha Palmeiro, Distrito de São Pedro, ou simplesmente Caminhos de Pedra! Para quem segue no sentido Bento Gonçalves a Farroupilha, 500 metros após a Cantina Strapazzon, há uma entrada sinalizada à direita e o acesso à vinícola. Ver detalhes
Já a Casa do Tomate fica próxima ao Moinho Bartarello, um antigo estabelecimento junto à ponte do Rio Burati. Ver detalhes

O que fazer:

Em uma tarde ensolarada de domingo, de temperatura amena, algo típico de outono, nossa primeira parada foi a Vinícola Salvati & Sirena, um local inspirador, que reúne requinte e rusticidade. 
Vinícola Salvati & Sirena

As cores do outono tornam este lugar ainda mais bonito e parecem incorporar às antigas casas em estilo colonial.
paisagem rural de Bento Gonçalves, RS

Mas nem tudo precisa ser marrom na estação das folhas secas. Algumas flores ainda esboçam suas cores vibrantes aqui.
Paisagem rural de Bento Gonçalves, RS

Na entrada da vinícola, um aviso aos fumantes. Uma bebida tão delicada e ao mesmo, tempo tão estruturada, possui estas características porque, em seu processo de elaboração, até absorve elementos do ar, os quais contribuirão para a composição de seu sabor. Em outras palavras: "o vinho respira". Desta forma, a fumaça de cigarro não é bem vinda aqui.
Vinícola Salvati & Sirena

Os chapéus de palha são marcas registradas da colonização italiana no Brasil.
Vinícola Salvati & Sirena

Na adega, estão expostos vários rótulos de vinhos, sucos, espumantes e até a tradicional grapa. A taxa de visitação é de R$20,00 por pessoa e dá direito à degustação dos vinhos, sucos e espumantes.
Vinícola Salvati & Sirena

Mas o que mais encanta neste local é um produto gratuito e que não pode ser consumido: esta vista incrível das paisagens rurais dos Caminhos de Pedra!
Vinícola Salvati & Sirena

Com um cenário deste, não é preciso se esforçar para tirar belas fotografias. Na ocasião, havia uma turma de formandos aproveitando o local para fazer seu book fotográfico.
Vinícola Salvati & Sirena

Justamente na estação em que as plantas parecem começar a adormecer para atravessar meses de frio, que as paisagens rurais da Serra Gaúcha parecem ganhar em elegância!
Paisagem rural de Bento Gonçalves, RS

E a cênica vida do campo vira item de decoração, como o antigo forno de barro "da Nona".
Vinícola Salvati & Sirena

Última admirada na paisagem, antes de seguirmos com nosso passeio!
Paisagem rural de Bento Gonçalves, RS

Nossa parada seguinte foi na Casa do Tomate, um local que vai além de uma bela casa de interior.
Casa do Tomate, Bento Gonçalves, RS

Ao lado da Casa do Tomate fica o Restaurante Del Pomodoro, um restaurante em espaço rústico que serve pratos típicos da culinária italiana. O passeio na Casa do Tomate inclui uma breve imersão na história da colonização italiana no Sul do Brasil, seguida pela degustação dos produtos da casa: molhos especiais, pestos de diversos sabores, com torradinhas de pão, sempre girando em torno da estrela principal: o tomate. Uma combinação de sabores surpreendente!
Restaurante Del Pomodoro, Bento Gonçalves, RS

Após a degustação, o visitante ainda pode adquirir os excelentes produtos da casa, feitos com ingredientes naturais da região: molhos, geleias, conservas, frutas desidratadas, bebidas, dentre outras delícias.
Casa do Tomate

Além das belas histórias, o bucolismo e a rusticidade tornam este local ainda mais atraente e aconchegante. O tomate, intimamente ligado à culinária contemporânea da Itália, é uma fruta típica das Américas Central e do Sul e era cultivado por povos indígenas. Os europeus que vieram ao Novo Mundo encontraram neste delicado fruto vermelho um dom incrível de harmonizar com carnes e massas. Assim nasceu um dos símbolos da culinária italiana. 
Casa do Tomate

A Vinícola Salvati & Sirena é aberta à visitação, diariamente, das 09:00 às 18:00, sem fechar ao meio dia. Grupos de 15 pessoas ou mais devem agendar a visitação. Para mais informações, acesse o site www.salvatisirena.com.br.
A Casa do Tomate atende diariamente, das 08:30 às 18:00, sem fechar ao meio dia. O site da casa é http://www.casadotomate.com.br/.
Agradecemos aos proprietários da Vinícola Salvati & Sirena e também da Casa do Tomate pela excelente recepção e atendimento cordial.  
Acesse também nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de lugares incríveis espalhados pelo Sul do Brasil.


Até a próxima!






Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR