Venha viver a vida

O local:

Vieni vivere la vita! Assim são recepcionados os visitantes deste belo cantinho da Serra Gaúcha! Vem viver a vida, como nas pequenas cidades italianas! Monte Belo do Sul é o lugar certo para quem gosta de uma vida simples do interior, com cenários exuberantes, alguns de cinema, ou então de degustar deliciosos vinhos e espumantes produzidos na cidade, almoçar sem pressa, ter contato com a natureza, com animais e visitar vinhedos nas diversas propriedades rurais, além de poder levar para casa deliciosos produtos coloniais.
Como é bom voltar a uma cidade, como a pequenina Monte Belo do Sul, e sempre encontrar coisas novas. Mostra que, além da produção de uvas e vinhos, a cidade tem o dom para o turismo. Dom que não existe somente pelo fato da cidade estar posicionada ao final de um dos roteiros turísticos mais consagrados do país, mas sim, por sua própria identidade. E certamente teremos assunto para esta matéria e diversas outras, uma vez que descobrimos um novo destino, cada vez que retornamos.
Nossa última visita a Monte Belo do Sul foi para visitar dois locais de beleza ímpar: o Mirante Dal Castel e o Sítio Pitanga Nativa. Para chegar nestes locais, tivemos que percorrer algumas estradas do interior do município. 
Monte Belo do Sul, RS

Onde fica:

Como já foi mencionado anteriormente, Monte Belo do Sul localiza-se ao final do Vale dos Vinhedos, tendo a RS-444 como principal acesso. Para chegar ao Mirante Dal Castel, ao chegar à cidade, é preciso seguir à esquerda, pela Rua Artur Beltrame. No final da rua, há uma curva fechada à direita e o acesso à Rua Pedro Cantoni. Percorrendo-a, passando pela Capela São Pedro e pela Vinícola Faé, a estrada passa a ser mais estreita. Não há muitas placas indicativas, mas há uma placa indicando o caminho para São Valentim do Sul e Guaporé, à direita, em uma encruzilhada com 3 saídas. Apos acessar a saída à direita, são mais 150 metros até o mirante, na comunidade de Linha Alcântara Alta, há 9 quilômetros do centro da cidade. Ver detalhes
O Sítio Pitanga Nativa  localiza-se na Linha Armênio, há pouco mais de 2 quilômetros do centro. Para chegar até lá, utiliza-se, primeiramente, a Rua Sagrada Família, depois a Rua Antônio Barbieri, percorrendo 2 quilômetros, até uma entrada à direita, em uma estrada sem pavimento. Ver detalhes

O que fazer:

A primeira vista de quem acessa ou sai de Monte Belo do Sul é magnífica. Parte do Vale dos Vinhedos e da cidade de Bento Gonçalves é visível dali. Uma paisagem que dispensa maiores descrições. 
Monte Belo do Sul, RS

Percorrer as estradas do interior de Monte Belo não é nenhum pouco cansativo. Muito pelo contrário! Mesmo as estradinhas sem pavimento são bem cuidadas. As paisagens de montanhas, vales e vinhedos também contribuem para que o passeio seja instigante.
Monte Belo do Sul, RS

Ao lado de uma propriedade particular, localiza-se o Mirante Dal Castel. Trata-se de um ponto de observação há cerca de 440 metros de altitude, com vista panorâmica para o vale do Rio das Antas, este último, com altitude média de cerca de 80 metros.
Mirante Dal Castel, Monte Belo do Sul, RS

A diferença de altitude proporciona uma vista incrível. Ao amanhecer, o vale, no entorno do rio, fica coberto por uma névoa, causando um efeito ainda mais incrível de poder ver acima das nuvens.
Mirante Dal Castel, Monte Belo do Sul, RS

A RS-431, que passa pelo interior de Bento Gonçalves, na localidade de Faria Lemos, pode ser vista contornando a montanha e seguindo sentido ao vale. Passamos por ali frequentemente, mas se vista por este ângulo, é ainda mais sensacional!
Mirante Dal Castel, Monte Belo do Sul, RS

Os vinhedos da região formam verdadeiros mosaicos, quando observados do alto.
Mirante Dal Castel, Monte Belo do Sul, RS

Uma paisagem inspiradora pode tornar seu dia muito melhor. A acesso ao Mirante Dal Castel é gratuito, mas a sensação proporcionada, esta sim, não tem preço!
Mirante Dal Castel, Monte Belo do Sul, RS

Depois de admirarmos a paisagem deslumbrante do Vale do Rio das Antas, voltamos à cidade e seguimos para o sentido oeste, pela Rua Sagrada Família e depois, pela Rua Antônio Barbieri. O caminho é pavimentado, mas não há placas indicando o acesso ao sítio. Há uma entrada à direita, para a Linha Armênio, ao lado de um açude e de uma casa antiga de madeira, há 2 quilômetros do centro. As placas serão instaladas em breve, mesmo assim, encontramos o local sem muita dificuldade.
Sítio Pitanga Nativa, Monte Belo do Sul, RS

Havíamos agendado na sexta feira e a visita foi no domingo. Na ocasião, podíamos escolher entre a estadia ou um piquenique à tarde. Ficamos com a segunda opção. Ao chegarmos, fomos cordialmente recepcionados pelos proprietários, que nos apresentaram a propriedade e a belíssima casa rústica do século XIX, que é utilizada como hospedaria.
Sítio Pitanga Nativa, Monte Belo do Sul, RS

A propriedade, muito bem cuidada e dotada de belezas naturais, cria um ambiente bucólico e cinematográfico!
Sítio Pitanga Nativa, Monte Belo do Sul, RS

A casa, construída em 1878, já foi utilizada como galpão e após uma restauração, ganhou acomodações, mas sem perder sua principal característica: o charme das casas rústicas .
Sítio Pitanga Nativa, Monte Belo do Sul, RS

A propriedade ainda conta com um açude com peixes. Um prato cheio, para os amantes da pesca.
Sítio Pitanga Nativa, Monte Belo do Sul, RS

No potreiro, ovelhas pastam livremente, enquanto o tratador prepara um petisco para elas.
Sítio Pitanga Nativa, Monte Belo do Sul, RS

Ao perceberem a chegada do tratador, elas se aproximam e logo nos rodeiam.
Sítio Pitanga Nativa, Monte Belo do Sul, RS

A interação com animais é uma terapia.
Sítio Pitanga Nativa, Monte Belo do Sul, RS

O passeio a cavalo é uma das atrações do sítio. As crianças, que nunca tinham tido esta experiência, adoraram.
Sítio Pitanga Nativa, Monte Belo do Sul, RS

Além de tratar as ovelhas, passear a cavalo, brincar com os cachorros e pescar, você pode passear nos pomares e comer frutas, direto do pé. Tem caquis, figos, uvas, além das pitangas, que deram nome ao sítio.
Sítio Pitanga Nativa, Monte Belo do Sul, RS

Mas se você quiser somente relaxar à sombra, pode se deleitar em uma rede.
Sítio Pitanga Nativa, Monte Belo do Sul, RS

O antigo engenho, que era utilizado para moer cana de açúcar, permaneceu intacto e hoje, é um detalhe paisagístico.
Sítio Pitanga Nativa, Monte Belo do Sul, RS

Ao final do passeio, um farto piquenique foi servido à sombra das árvores, com diversos produtos da região: frutas, doces, salame, queijo, espumante, dentre outras delícias. O suco, o bolo e o pão de forno enrolado em palha de milho são produzidos no próprio sítio. Na ocasião, pagamos R$110,00 pelo passeio e pelo piquenique. Bem em conta, para uma família de 4 pessoas, tendo em vista a quantidade de atrações oferecidas pelo sítio.
Sítio Pitanga Nativa, Monte Belo do Sul, RS

O Sítio Pitanga Nativa atende sob agendamento, por enquanto, somente para grupos. Ali, você tem a opção de passar o dia ou até de se hospedar na charmosa casa centenária. A proposta do sítio é aproximar o visitante do dia-a-dia do campo, da lida com animais e com a plantação, além das delícias produzidas na região, tudo em um ambiente familiar e acolhedor. O contato com a equipe do Sítio Pitanga Nativa pode ser feito através do telefone (54)99953-2209, pelo e-mail nikki.56.leni@gmail.com ou pelo facebook.com/sitiopitanganativa. Os valores para visitação incluem o piquenique ou a estadia. Confira fotos do sítio no Instagram: @sitiopitanganativa.
Agradecemos à equipe do Sítio Pitanga Nativa pela cordialidade e pelo dia inesquecível que nos proporcionaram!
Monte Belo do Sul realiza, a cada dois anos, o Polentaço, festa típica que tem como atração principal a polenta, um dos símbolos da colonização italiana no Brasil. Também bienal é a Abertura da Vindima, que ocorre em janeiro, para celebrar o início da colheita da uva. A cidade também conta com diversas outras atrações, dentre vinícolas, agroindústrias, propriedades que elaboram deliciosos produtos caseiros, como massas e doces de frutas, além das tradicionais tanoarias, que cultivam a antiga arte da produção de barris. Iremos mostrar todas estas atrações aqui, em Viciados em Estrada!
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossos pontos turísticos, além de ficar por dentro de eventos que agitam nossa região.


Até a próxima!





Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR