Venha viver a vida
O local:
Vieni vivere la vita! Assim são recepcionados os visitantes deste belo cantinho da Serra Gaúcha! Vem viver a vida, como nas pequenas cidades italianas! Monte Belo do Sul é o lugar certo para quem gosta de uma vida simples do interior, com cenários exuberantes, alguns de cinema, ou então de degustar deliciosos vinhos e espumantes produzidos na cidade, almoçar sem pressa, ter contato com a natureza, com animais e visitar vinhedos nas diversas propriedades rurais, além de poder levar para casa deliciosos produtos coloniais.
Como é bom voltar a uma cidade, como a pequenina Monte Belo do Sul, e sempre encontrar coisas novas. Mostra que, além da produção de uvas e vinhos, a cidade tem o dom para o turismo. Dom que não existe somente pelo fato da cidade estar posicionada ao final de um dos roteiros turísticos mais consagrados do país, mas sim, por sua própria identidade. E certamente teremos assunto para esta matéria e diversas outras, uma vez que descobrimos um novo destino, cada vez que retornamos.
Nossa última visita a Monte Belo do Sul foi para visitar dois locais de beleza ímpar: o Mirante Dal Castel e o Sítio Pitanga Nativa. Para chegar nestes locais, tivemos que percorrer algumas estradas do interior do município.
Onde fica:
Como já foi mencionado anteriormente, Monte Belo do Sul localiza-se ao final do Vale dos Vinhedos, tendo a RS-444 como principal acesso. Para chegar ao Mirante Dal Castel, ao chegar à cidade, é preciso seguir à esquerda, pela Rua Artur Beltrame. No final da rua, há uma curva fechada à direita e o acesso à Rua Pedro Cantoni. Percorrendo-a, passando pela Capela São Pedro e pela Vinícola Faé, a estrada passa a ser mais estreita. Não há muitas placas indicativas, mas há uma placa indicando o caminho para São Valentim do Sul e Guaporé, à direita, em uma encruzilhada com 3 saídas. Apos acessar a saída à direita, são mais 150 metros até o mirante, na comunidade de Linha Alcântara Alta, há 9 quilômetros do centro da cidade. Ver detalhes
O Sítio Pitanga Nativa localiza-se na Linha Armênio, há pouco mais de 2 quilômetros do centro. Para chegar até lá, utiliza-se, primeiramente, a Rua Sagrada Família, depois a Rua Antônio Barbieri, percorrendo 2 quilômetros, até uma entrada à direita, em uma estrada sem pavimento. Ver detalhes
O Sítio Pitanga Nativa localiza-se na Linha Armênio, há pouco mais de 2 quilômetros do centro. Para chegar até lá, utiliza-se, primeiramente, a Rua Sagrada Família, depois a Rua Antônio Barbieri, percorrendo 2 quilômetros, até uma entrada à direita, em uma estrada sem pavimento. Ver detalhes
O que fazer:
A primeira vista de quem acessa ou sai de Monte Belo do Sul é magnífica. Parte do Vale dos Vinhedos e da cidade de Bento Gonçalves é visível dali. Uma paisagem que dispensa maiores descrições.
Percorrer as estradas do interior de Monte Belo não é nenhum pouco cansativo. Muito pelo contrário! Mesmo as estradinhas sem pavimento são bem cuidadas. As paisagens de montanhas, vales e vinhedos também contribuem para que o passeio seja instigante.
Ao lado de uma propriedade particular, localiza-se o Mirante Dal Castel. Trata-se de um ponto de observação há cerca de 440 metros de altitude, com vista panorâmica para o vale do Rio das Antas, este último, com altitude média de cerca de 80 metros.
A diferença de altitude proporciona uma vista incrível. Ao amanhecer, o vale, no entorno do rio, fica coberto por uma névoa, causando um efeito ainda mais incrível de poder ver acima das nuvens.
A RS-431, que passa pelo interior de Bento Gonçalves, na localidade de Faria Lemos, pode ser vista contornando a montanha e seguindo sentido ao vale. Passamos por ali frequentemente, mas se vista por este ângulo, é ainda mais sensacional!
Os vinhedos da região formam verdadeiros mosaicos, quando observados do alto.
Depois de admirarmos a paisagem deslumbrante do Vale do Rio das Antas, voltamos à cidade e seguimos para o sentido oeste, pela Rua Sagrada Família e depois, pela Rua Antônio Barbieri. O caminho é pavimentado, mas não há placas indicando o acesso ao sítio. Há uma entrada à direita, para a Linha Armênio, ao lado de um açude e de uma casa antiga de madeira, há 2 quilômetros do centro. As placas serão instaladas em breve, mesmo assim, encontramos o local sem muita dificuldade.
Havíamos agendado na sexta feira e a visita foi no domingo. Na ocasião, podíamos escolher entre a estadia ou um piquenique à tarde. Ficamos com a segunda opção. Ao chegarmos, fomos cordialmente recepcionados pelos proprietários, que nos apresentaram a propriedade e a belíssima casa rústica do século XIX, que é utilizada como hospedaria.
A propriedade, muito bem cuidada e dotada de belezas naturais, cria um ambiente bucólico e cinematográfico!
A casa, construída em 1878, já foi utilizada como galpão e após uma restauração, ganhou acomodações, mas sem perder sua principal característica: o charme das casas rústicas .
A propriedade ainda conta com um açude com peixes. Um prato cheio, para os amantes da pesca.
No potreiro, ovelhas pastam livremente, enquanto o tratador prepara um petisco para elas.
Ao perceberem a chegada do tratador, elas se aproximam e logo nos rodeiam.
A interação com animais é uma terapia.
Além de tratar as ovelhas, passear a cavalo, brincar com os cachorros e pescar, você pode passear nos pomares e comer frutas, direto do pé. Tem caquis, figos, uvas, além das pitangas, que deram nome ao sítio.
Mas se você quiser somente relaxar à sombra, pode se deleitar em uma rede.
O antigo engenho, que era utilizado para moer cana de açúcar, permaneceu intacto e hoje, é um detalhe paisagístico.
Ao final do passeio, um farto piquenique foi servido à sombra das árvores, com diversos produtos da região: frutas, doces, salame, queijo, espumante, dentre outras delícias. O suco, o bolo e o pão de forno enrolado em palha de milho são produzidos no próprio sítio. Na ocasião, pagamos R$110,00 pelo passeio e pelo piquenique. Bem em conta, para uma família de 4 pessoas, tendo em vista a quantidade de atrações oferecidas pelo sítio.
Agradecemos à equipe do Sítio Pitanga Nativa pela cordialidade e pelo dia inesquecível que nos proporcionaram!
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de nossos pontos turísticos, além de ficar por dentro de eventos que agitam nossa região.
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário