Le Jardin: Parque de Lavanda

O local:

Gramado é, praticamente, uma cidade temática, afinal, tudo é pensado para remeter ao charme tipicamente europeu. Eis que a arquitetura germânica e os belos jardins floridos formam uma combinação perfeita!
Em uma propriedade particular com cerca de 3,5 hectares, encontra-se o Le Jardin, um local idealizado para oferecer ao visitante uma experiência diferente no Brasil: o contato com jardins de lavanda. Diferente porque a lavanda é uma planta originária da Europa. Elas se desenvolvem em forma de pequenos arbustos e com floração de cor predominantemente lilás. Estas belas plantas aromáticas do gênero Lavandula possuem diversas aplicações, desde a extração do óleo, que serve de base para antissépticos, aromas e cosméticos, até como ornamentos de jardim.
E é justamente os belos jardins que dão ao Le Jardin a sua identidade. Um local para contemplar as belezas de seus canteiros de flores milimetricamente moldados, sentir os aromas, tomar um café e porque não, adquirir umas mudinhas!
Gramado, RS

Onde fica:

O Le Jardin Parque de Lavanda localiza-se na RS-115, na localidade de Várzea Grande. Para quem parte do centro da cidade, seguir sentido ao pórtico sul, na saída para Três Coroas. Neste caso, o acesso ao parque fica à esquerda, o que obriga o motorista a fazer uma conversão perigosa, atravessando a pista, ou o mais sensato, seguir por mais 700 metros, até a rótula de acesso à Avenida Primeiro de Maio e fazer o retorno. Ver detalhes

O que fazer:

A RS-115, no trecho que contorna o centro de Gramado, apresenta tráfego intenso durante as épocas da alta temporada: inverno e Natal. No entanto, o tráfego se mantém constante nas demais épocas. Nada que nos impeça de conhecer outra joia de Gramado. Para acessarmos o parque, pagamos R$10,00 por pessoa. O local conta com estacionamento.
Gramado, RS

O parque é cuidadosamente ornamentado, desde a entrada.
Gramado, RS

Um local bonito e acolhedor, excelente para recarregar suas baterias.
Gramado, RS

Aqui, o visitante pode desfrutar de um belo jardim que combinam lavandas e outras flores, mas não é permitido fazer piqueniques. Tudo para manter o parque limpo e organizado. As regras estão apresentadas na entrada.
Gramado, RS

A harmonia entre natureza e homem é elevada à sua plenitude, com plantas nativas e cultivadas, vegetação e decoração.
Gramado, RS

Se a ideia for sentar, relaxar e contemplar, o Le Jardin também é uma ótima opção.
Gramado, RS

Se beleza é massagem para os olhos, o Le Jardin é um verdadeiro spa!
Gramado, RS

Canteiros de flores em formas geométricas encantam.
Gramado, RS

O solitário poço é mais um dos detalhes, dentre inúmeros ornamentos.
Gramado, RS

Na parte mais alta do parque há estufas, onde são produzidas mudas de lavanda e de diversas outras espécies de plantas, que são comercializadas. A subida é um tanto cansativa, mas fica prazerosa com a vista.
Gramado, RS

Aqui, o chão ficou pintado de lilás, graças às pétalas das flores caídas.
Gramado, RS

Os degraus da escada são mais do que funcionais, integram o paisagismo.
Gramado, RS

Os canteiros reúnem diversas cores e formas.
Gramado, RS
Gramado, RS

E as variadas flores, com suas cores vibrantes, formam elegantes mosaicos.
Gramado, RS

No Le Jardin, além do belo jardim florido e das estufas de criação de mudas, também há uma loja temática e um pequeno café, o Strudel Show. Na loja, são comercializados produtos feitos a base do óleo da flor de lavanda: cosméticos, fragrâncias, presentes, dentre outros. No café, é servido uma das especialidades da região: o apfelstrudel, uma iguaria de origem europeia composta por uma camada de massa recheada com doce de maçã e canela.
O site do Le Jardin é http://www.lavandas.com.br. Para visitas em grupos acima de 12 pessoas, deve-se agendar previamente pelo telefone (54)3286-3280. O parque funciona de terça a domingo, das 09:30 às 17:30.
Acesse também nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos de lugares incríveis da nossa região. Prestigie nossos destinos turísticos locais e faça ótimos passeios!


Até a próxima!



Ir ao resumo



Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR