Doutor Ricardo, RS: uma enorme gruta na Rota dos Moinhos

O local:

Doutor Ricardo é uma pequena cidade localizada na região conhecida como Alto Vale do Taquari, mais precisamente em um conjunto de cidades que formam o Caminho dos Moinhos. Trata-se de uma região encantadora, caracterizada por montes e vales com suave declividade, cascatas localizadas em meio â mata nativa, plantações de erva-mate, além de vários moinhos rústicos, construídos no início do século XX por imigrantes italianos.
Bem, voltando a Doutor Ricardo, a cidade recebeu este nome em homenagem ao Dr. Ernesto Ricardo Heinzelmann, médico que atuou na região no final do século XIX. Também conhecida como Terra do Filó, herança da cultura trazida pelos imigrantes italianos à cidade de pouco mais de 2 mil habitantes, Doutor Ricardo deixa evidente a sua origem, tanto na arquitetura, quanto na culinária e na cultura local. No interior desta cidade, encontra-se um dos principais pontos de peregrinação da região: a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Trata-se de uma formação rochosa vulcânica grande o suficiente para receber centenas de fiéis, durante as romarias. Sobre a rocha, escoa uma bela cascata, isso em meio a um parque dotado de mata nativa. 
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Onde fica:

Doutor Ricardo localiza-se há 166 quilômetros de Porto Alegre, na região do Alto Vale do Taquari. O principal acesso à cidade se dá pela rodovia RS-332, rodovia que inicia na cidade de Encantado e segue até Soledade, no norte do estado. Ver detalhes
Para chegar à gruta, basta chegar à rótula de acesso à cidade e tomar a esquerda, pela Estrada Lizangon. São 2,6 quilômetros de estrada asfaltada, até a entrada do parque. Ver detalhes

O que fazer:

Após percorrermos uma estrada em perfeitas condições de pavimentação e sinalização, pelo interior de Doutor Ricardo, chegamos a esta ponte, sobre um riacho. Este é o cartão de boas vindas!
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Desde a entrada, a natureza já saúda o visitante!
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Nas dependências do parque, não há nenhum estabelecimento comercial, porém, há uma estrutura que conta com uma área coberta para festas e eventos, mesas e bancos à sombra, churrasqueiras, banheiros e um parquinho para as crianças. Tudo muito bem cuidado. Dá para passar o dia em meio à natureza e usufruir desta bela estrutura.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Mas a atração principal do local é a gruta, acessada através de uma escadaria, construída em meio à vegetação.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

A cada degrau, sob o túnel de árvores, o som da cascata fica mais evidente.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

A gruta é uma impressionante formação geológica, grande o suficiente para acomodar até 200 pessoas. Mas não são apenas fiéis que visitam este lugar.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

A enorme gruta e a cascata formam uma paisagem incrível, que atrai turistas em busca de belezas naturais.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

A área do parque foi doada por uma família de agricultores da cidade, para que fosse destinada ao turismo ecológico e religioso. A estrutura e o zelo com sua manutenção também chamam a atenção. 
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

A cascata parece até um véu branco, descendo a rocha vulcânica.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Como são realizadas missas, no local, não podia faltar um altar e a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, abençoada com água vinda de Lourdes, na França.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Ao lado do altar, há uma fonte de água benta. Água pura e cristalina, que verte da rocha. Seja pela fé, seja para admirar a paisagem encantadora, a gruta é um destino realmente fascinante do interior do Rio Grande do Sul.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Após contemplarmos a paisagem, a subida da escada foi um tanto cansativa, mas compensadora. Nada que intimidasse!
A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é aberta à visitação diariamente, das 08:00 às 18:00. Doutor Ricardo está longe de ser um destino turístico famoso, porém, surpreende com suas belezas naturais e o delicioso clima interiorano e bucólico, além da hospitalidade de sua população.
A festa em honra à Nossa Senhora de Lourdes ocorre em fevereiro. Na ocasião, o evento inicia pela manhã, com a missa rezada na gruta, seguida pelo almoço com as delícias da região e o baile, à tarde. Este é o autêntico clima interiorano!
Deixe a correria e o stress da cidade grande de lado e visite Doutor Ricardo e a Rota dos Moinhos. Você irá se surpreender positivamente!
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos sobre lugares incríveis, alguns, pouco conhecidos.

Até a próxima!






Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR