Destinos de Porto Alegre: Santuário Mãe de Deus

O local:

Porto Alegre, a Capital Gaúcha, é uma cidade com cerca de 1,5 milhão de habitantes, sendo a segunda maior cidade do Sul do Brasil. Se considerarmos a região metropolitana, trata-se da quinta mais populosa do Brasil. Em uma cidade deste tamanho, é difícil imaginar que não haja atrativos de diferentes tipos, tanto para os fãs de badalação, shoppings e cinemas, quanto para quem gosta de passeios ao ar livre. Se você pertence ao segundo grupo, Porto Alegre oferece diversas opções, dentre parques e praças, algumas famosas e outras, pouco conhecidas. Aliás, são 630 praças, no total!
Geralmente, os destinos turísticos ao ar livre são gratuitos, além de oferecerem múltiplos benefícios à saúde. E fica difícil mencionar Porto Alegre sem lembrar do famoso Parque da Redenção, do Parque Moinhos de Vento ou até da recém revitalizada Orla do Guaíba. Mas não será exatamente uma praça que iremos mostrar a seguir, mas sim, um local pouco conhecido, mas não menos atraente, onde o concreto, os edifícios e o asfalto começam a dar lugar a paisagens tipicamente rurais.
Situado há cerca de 260 metros de altitude, num dos pontos mais altos da cidade, no bairro Belém Velho, na Zona Sul, o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus é um daqueles locais capazes de transmitir, ao mesmo tempo, paz e inquietação ao visitante: a paz do silêncio, só quebrado pelo vento e a inquietação, de querer admirar a bela vista, de todos os lados!
atração turística de Porto Alegre

Onde fica:

O Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus localiza-se no Bairro Belém Velho, Zona Sul de Porto Alegre, há pouco mais de 10 quilômetros do Centro, ou cerca de 20 minutos, de carro. O acesso se dá pela Avenida Professor Oscar Pereira e depois, pela Rua do Santuário, onde placas indicam Caminhos Rurais. O santuário pode ser avistado de longe, uma vez que se encontra em local alto. Ver detalhes

O que fazer:

Aberto à visitação diariamente, das 9 as 18 horas, o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus é um local de peregrinação de fiéis e também de pessoas que buscam seu bem estar visitando locais agradáveis aos sentidos. Pudera, um local sossegado e bonito como este é música para os ouvidos e colírio para os olhos!
atração turística de Porto Alegre

Pasmem! Porto Alegre tem os seus caminhos rurais. Em meio a uma metrópole de cerca de 1,5 milhão de habitantes, é improvável pensar que ela possui paisagens como esta.
atração turística de Porto Alegre

O santuário é uma magnífica edificação, com 700 m² de área construída. 
atração turística de Porto Alegre

O interior do santuário é tão suntuoso quanto sua fachada. O formato da capela garante também uma excelente acústica.
atração turística de Porto Alegre

Visitamos o santuário em uma calma tarde de sábado. Em datas comemorativas ou aos domingos, é comum ver este local repleto de peregrinos.
atração turística de Porto Alegre

Mesmo a bela edificação não seria a mesma, não fosse a paisagem do entorno.
atração turística de Porto Alegre

O morro permite uma vista de 360 graus. Próximo à linha do horizonte, avista-se as águas do Rio Guaíba.
atração turística de Porto Alegre

E para que ninguém ceda à tentação de arrancar alguma planta ornamental, a placa dá o aviso.
atração turística de Porto Alegre

Também podem ser vistos dali alguns bairros da Zona Sul de Porto Alegre, além do próprio Belém Velho.
atração turística de Porto Alegre

Por entre os montes, eis que surge Porto Alegre. Talvez, uma das únicas chances de vê-la pequena.
atração turística de Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre, quase toda construída em local com altitudes inferiores a 20 metros, fica visível, com as águas do Rio Guaíba ao fundo. Uma vista incrível!
atração turística de Porto Alegre

No entorno, alguns símbolos do que há de mais simples e singelo na vida. O verde dos campos são como um tapete, onde os animais caminham livremente, onde os garotos empinam suas pipas, enfim, onde a vida acontece em sua forma mais pulsante.
atração turística de Porto Alegre

Após encontrarmos uma boa sombra, ficamos admirando a vista. Para todos os lados, a vista é bonita e inspiradora.
atração turística de Porto Alegre

Ao final, passamos pelo Monumento ao Laçador, um monumento que faz menção ao estilo de vida campeiro, símbolo da cultura gaúcha. O laçador localiza-se ao lado do Aeroporto Internacional Salgado Filho e é uma ótima opção para encerrar o passeio pela Capital, já que o acesso se dá pela rua lateral, no sentido norte. O local conta com um refúgio e estacionamento, importante para as movimentadas vias da metrópole.
Monumento ao Laçador

Seja por devoção, seja por emoção, a visita ao Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus é uma excelente opção. Acesse http://www.santuariomaededeus.org.br e informe-se sobre horários das celebrações, funcionamento e eventos.
Porto Alegre é farta de opções em destinos de cunho cultural, como os inúmeros museus, o Jardim Botânico e a Casa de Cultura Mário Quintana. Para quem é mais boêmio e gosta do agito da noite, o Bairro Cidade Baixa é a melhor opção, com seus bares, pubs e restaurantes.
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos sobre turismo na região Sul. Se você gostou da matéria, acesse o link na parte superior da página, inscreva-se e receba dicas de passeios toda a semana, em seu e-mail.

Até a próxima!


Ir ao resumo



Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR