Uma boa prosa na Praça do Chafariz de Portão

O local:

Como dizia um filósofo andarilho, declarado portonense com orgulho: "...em rio que tem piranhas, macaco bebe água de canudinho..." Algo que soaria como mero dito popular, repetido até por papagaios, não fosse acompanhado por comentários e análises de teor profundo do filósofo andarilho, anônimo, mas com muita personalidade e profundo conhecimento sobre atualidades, fatos históricos e políticos, algo digno de um doutor! Pois bem, a prosa e a praça foram os cartões de visitas da cidade de Portão, no Vale dos Sinos, RS.
Portão é uma pequena cidade, de cerca de 35 mil habitantes, cortada pela RS-240. Vizinha de Novo Hamburgo, Portão é a capital nacional das indústrias de couro e tem como lema "terra boa de se morar", segundo consta no site oficial do Município. Uma das mais bonitas atrações de Portão, a Praça Armando Albino Mattes, mais conhecida por Praça do Chafariz, é um ponto de encontro de portonenses e visitantes, em busca de um belo local para repousar e matear à sombra.
Portão, a cidade da Volksfest, não é exatamente uma cidade turística, mas pode proporcionar bons momentos. A cidade também possui vários restaurantes e lanchonetes, com opções boas e baratas, para quem a visita ou para quem está somente de passagem. 

Vale dos Sinos, Portão, RS

Onde fica:

Portão localiza-se há 47 quilômetros de Porto Alegre. A cidade é cortada pela RS-240, rodovia que vai de Novo Hamburgo a Montenegro, ligando o Vale dos Sinos ao Vale do Caí e Serra. A Praça Armando Albino Mattes localiza-se na Avenida Brasília, no Centro de Portão, há uma quadra da Rodovia RS-240. Ver detalhes

O que fazer:

Posicionada em local privilegiado da cidade, cercada por estabelecimentos comerciais, restaurantes e agências bancárias, a Praça Armando Albino Mattes é arborizada e dotada de um belo chafariz. Trata-se de um refúgio para repousar e tomar um bom chimarrão à sombra. Ficamos ali por cerca de duas horas. Na ocasião, contamos com a companhia de Fernando Sant'Anna e esposa. Ele é autor dos blogs Rotas e Trips, Pesquisando Cidades e Cenas Perdidas e foi quem nos deu a referência sobre a Praça do Chafariz.
Vale dos Sinos, Portão, RS

Na parada para o chimarrão, somos bem acolhidos pela praça, com seu belo paisagismo e estrutura que inclui bancos e banheiros em razoáveis condições (melhores do que muitos em lugares públicos que já fomos). 
Vale dos Sinos, Portão, RS

O letreiro é uma prova do orgulho que a população tem de sua cidade.
Vale dos Sinos, Portão, RS
  
A pequena ponte de madeira dá ao local um charme especial.
Vale dos Sinos, Portão, RS

A ponte dá acesso a uma ilha, em meio ao lago artificial, onde há mais bancos e sombra de árvores.
Vale dos Sinos, Portão, RS
  
O ar puro e as flores são um convite para explorar o local.
Vale dos Sinos, Portão, RS

E claro, não podia faltar o chafariz!
Vale dos Sinos, Portão, RS

E como todo o espaço ao ar livre, os passarinhos dão sua parcela de contribuição ao paisagismo.
Vale dos Sinos, Portão, RS

Portão é uma cidade acolhedora e hospitaleira. Enquanto desfrutávamos do espaço ao ar livre e falávamos sobre política, o filósofo andarilho, munido de um boné e um arsenal de argumentos e frases de efeito, aproximou-se e começou a discursar, principalmente política, atualidades, História e Geografia. O nível de profundidade e detalhamento de seus comentários acerca dos assuntos que conversávamos era impressionante, digno de um doutor. A prosa estava interessante, o problema foi se despedir do doutor de boné, já que ele não parava de falar. Enfim, rendeu-nos mais uma boa história!
Depois da conversa que não queria acabar, fomos almoçar em um local chamado Bifão Lanches, na Rua São Leopoldo, bairro Portão Novo. No restaurante, optamos por duas a la minutas, quantidade suficiente para a família inteira, dois adultos e duas crianças. Gastamos cerca de R$40,00, com a bebida incluída! Um dos locais mais baratos em que fomos, em nossas andanças.
Para mais informações sobre turismo e eventos na cidade da Volksfest, acesse o site oficial da cidade, http://www.portao.rs.gov.br/turismo. Acesse também nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos deste e de outros destinos incríveis do Sul do País.
Se você gostou desta matéria, inscreva-se no link acima e receba novidades sobre turismo regional toda a semana, em seu e-mail. Prestigie os destinos turísticos locais, eles poderão render-lhe bons momentos e ótimas histórias, além de fomentar a cultura e economia da região.

Até a próxima!






Comentários

Postar um comentário

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR