Enoturismo: opções o ano todo

O local:

Bento Gonçalves, nome do famoso general que liderou uma sangrenta revolução, no século XIX, entre defensores de um estado republicano e o governo imperial. Nos dias de hoje, Bento Gonçalves remete mais à história da colonização italiana do que à própria Revolução Farroupilha.
É impossível falar de Bento Gonçalves sem mencionar ou apenas lembrar dos vinhos. Aliás, a cidade é cerada por montanhas, algumas, cobertas de parreiras. Não por acaso, a bebida derivada do fruto da videira é o principal produto da região. Mas antes de iniciar a produção, foi necessário desbravar a região de terrenos acidentados e de mata fechada, além de tratar e trabalhar o solo. O Monumento aos Imigrantes, junto à Praça Achyles Mincarone, no Bairro São Bento, aliás, uma das mais belas da cidade, nos remete à época em que o transporte se dava por veículos com tração animal e a produção era totalmente artesanal.
O enoturismo tornou-se, ao longo do tempo, uma das principais atividades econômicas da cidade com nome de general. Este, juntamente com as encantadoras paisagens rurais, tornam Bento Gonçalves um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul. E se a melhor época para visitar vinícolas e degustar vinhos é no inverno, são nos meses de dezembro a março que os vinhedos ficam mais encantadores!
Do Centro a Tuiuty, passando pela comunidade de São Valentim, há muito o que se ver, no que tange o enoturismo e a cultura italiana. Vamos apresentar, a seguir, algumas dessas atrações.
Vinícola Salton, Tuiuty, Bento Gonçalves, RS

Onde fica:

Tuiuty localiza-se na rota do Vale do Rio das Antas, há cerca de 13 quilômetros do centro de Bento Gonçalves. No caminho, entre esses dois locais, pela Estrada Buarque de Macedo, encontra-se a comunidade de São Valentim. Este trecho da Estrada Buarque de Macedo é pavimentada e inicia junto ao entroncamento da BR-470 com a RS-431, terminando no distrito de Tuiuty. Ver detalhes
Já a Praça Achyles Mincarone localiza-se na Rua Xingu, Bairro São Bento. Ver detalhes

O que fazer:

Em uma tarde ensolarada de sábado, resolvemos fazer um roteiro diferente do usual, pela cidade de Bento Gonçalves. O passeio iniciou na comunidade de São Valentim, no interior do município. Mais um dos belos recantos da Serra Gaúcha que reúne bucolismo e belas paisagens. Nossa primeira parada foi na Casa Postal. Trata-se de uma vinícola e bistrô.
Casa Postal Vinícola e Bistrô, São Valentim, Bento Gonçalves

A Casa Postal funciona em uma bela casa, toda construída com pedras.
Casa Postal, Bento Gonçalves, RS

A decoração é temática. Até a luminária foi feita com um galho de parreira.
Casa Postal, Bento Gonçalves, RS

E é com estas belas palavras de Luís Fernando Veríssimo, além do cordial atendimento, que o visitante é recepcionado: "Beba vinho para o espírito e para a boa digestão. Beba vinho na festa e beba vinho na solidão. Beba vinho por cultura ou por educação. Beba vinho porque... Bem, você encontrará a razão."
O Bistrô oferece comida a la carte, que inclui massas, carnes, saladas, queijos, enfim, tudo regado a ótimos vinhos.
Casa Postal, Bento Gonçalves, RS

A adega alia rusticidade e elegância, além dos bons produtos. O atendimento na Casa Postal ocorre de quinta a segunda feira e feriados, das 09:00 às 17:30. Para grupos com mais de 10 pessoas, a visita requer agendamento pelo telefone (54)3458-1233 ou pelo e-mail casapostal@casapostal.com.br. O site da vinícola é http://www.casapostal.com.br/.
Casa Postal, Bento Gonçalves, RS

Após a visita à vinícola e bistrô Casa Postal, seguimos pela Estrada Buarque de Macedo, até a localidade de Tuiuty, onde localiza-se uma das principais vinícolas de Bento Gonçalves: a Salton.
Vinícola Salton, Bento Gonçalves, RS

É nos pequenos detalhes que este lugar acaba se tornando único.
Vinícola Salton, Bento Gonçalves, RS

Vinícola Salton, Bento Gonçalves, RS

A decoração exalta os vinhedos e o trabalho de quem os cultiva.
Vinícola Salton, Bento Gonçalves, RS

Faz parte da decoração inspiradora, até um trecho da Bíblia que menciona do fruto da videira.
Vinícola Salton, Bento Gonçalves, RS

A adega funciona em um ambiente climatizado, aconchegante e elegante.
Vinícola Salton, Bento Gonçalves, RS

No lado de fora, as parreiras decoram e dão frutos.
Vinícola Salton, Bento Gonçalves, RS

E elas ficam simplesmente magníficas na época da vindima!
Parreirais em Bento Gonçalves, RS

Os parreirais ficam bem em frente à imponente edificação da vinícola. A Vinícola Salton oferece passeios com roteiros de visitação guiados. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 16:00. Nos sábados, das 10:00 às 16:00 e no domingo, das 11:00 às 16:00. Não é preciso agendar. Mais informações no site: https://www.salton.com.br/turismo.
Vinícola Salton, Bento Gonçalves, RS

Depois de visitar as vinícolas, seguimos para o Bairro São Bento, um bairro residencial, porém, com uma das áreas mais frequentadas da cidade, pois concentra diversos bares e restaurantes. A Praça Achyles Mincarone, junto à igreja São Bento, aos finais de semana, também é bastante frequentada. Fica repleta de crianças, para brincar no parquinho e também de adultos, em busca de um local tranquilo para repousar, conversar à sombra e tomar um bom chimarrão, enquanto as crianças brincam.
Monumento aos Imigrantes, Bento Gonçalves, RS

A bela Igreja São Bento tem sua arquitetura em forma de pipa de vinho.
Igreja São Bento, Bento Gonçalves, RS

A praça é bem cuidada e conta com boa estrutura para receber bento-gonçalvenses e visitantes. Uma ótima opção de lazer.
Praça Achyles Mincarone, Bento Gonçalves, RS

Enfim, o enoturismo de Bento Gonçalves e de toda a Serra Gaúcha oferece opções e destinos para o ano todo, tanto no inverno, melhor época para degustar bons vinhos e a deliciosa culinária local, quanto no verão, época em que os dias ensolarados instigam a um passeio na praça e que os vinhedos estão cobertos de folhas verdes e cachos de uvas, exalando um aroma único e inconfundível!
E se no inverno, os vinhos tintos mais encorpados são a melhor opção, no verão, vinhos brancos e espumantes gelados não deixam faltar opções para os paladares exigentes.
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos e fatos sobre destinos incríveis do Sul do país. Se você gostou desta matéria, inscreva-se no link acima e ajude-nos a difundir o turismo regional.

Até a próxima!


Ir ao resumo




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR