Destinos gratuitos na Serra Gaúcha: Morro da Antena - Vale dos Vinhedos

O local:

Na vida, nem tudo o que é bom tem que ser pago e comprado! Ao contrário disso, há prazeres e sensações que dinheiro nenhum compra, afinal, a natureza, em sua forma original, é gratuita. Localizado em meio a um dos destinos turísticos mais consagrados do sul do país, o Morro da Antena é um local especial por agradar a diversos tipos distintos de públicos, desde o que contempla um local calmo para relaxar até o que gosta do agito de um evento social. Parece contraditório, mas não é! Este local, aberto à visitação diariamente, das 08:00 às 18:00, recebe eventos musicais em alguns finais de semana, ocasião em que recebe também banheiros químicos e food trucks. Nos dias em que não há evento, o agito dá lugar a tranquilidade. O local fica propício até à meditação!
Conversando com algumas pessoas da região, constatamos que este local é tratado como um dos mais bonitos do Vale dos Vinhedos, por isso, mereceu uma matéria específica. Então, vamos à descrição. O Morro da Antena fica em um dos pontos mais altos do Vale dos Vinhedos, a uma altitude de pouco mais de 660 metros. Como o restante da região fica a uma altitude média de 500 metros, enxerga-se boa parte dela lá de cima, uma bela vista, exatamente como fora descrito. O morro fica dentro de uma propriedade particular, porém, o acesso é gratuito.
Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

Onde fica:

O Morro da Antena localiza-se em meio ao Vale dos Vinhedos. O seu acesso se dá por uma entrada à esquerda, nas proximidades do Km 3,3 da RS-444, há 6 quilômetros do centro de Bento Gonçalves, junto a uma curva fechada à direita. Tome cuidado, pois atravessar a rodovia neste ponto pode ser perigoso, por se tratar de uma curva fechada e com pouca visão de quem segue no caminho inverso, então, se você estiver trafegando no sentido a Monte Belo do Sul, o mais sensato é passar pela entrada e buscar um local seguro para fazer o retorno. Ver detalhes

O que fazer:

O acesso é todo pavimentado. Um caminho íngreme e cheio de curvas. Pudera, são cerca de 130 metros de desnível vencidos em 550 metros de estrada. Pouco antes da entrada, há uma cancela, que é fechada após as 18 horas.
Acesso ao Morro da Antena, Bento Gonçalves, RS

Pouco antes do final da forte subida, a cruz e a bela vista da cidade recepcionam os visitantes. Ao chegarmos, percebemos que a referência do lugar não se tratava de nenhum exagero.
Bento Gonçalves, Serra Gaúcha

A vista do vale surpreende! Ao fundo, na linha do horizonte, avista-se a pequena Monte Belo do Sul, e sua igreja de duas torres.
Vista do Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, RS

Inicialmente, o morro servia apenas para o posicionamento da antena de transmissão, por ser um dos pontos mais altos da cidade. Agora, além da função técnica, também é um dos pontos turísticos da região.
Bento Gonçalves, RS

O local também oferece vista panorâmica de Bento Gonçalves, claro, mesclando-se às parreiras, marca registrada da cidade e que agora adormece, com seus galhos marrons retorcidos, marcando a passagem do inverno.
Vista da cidade de Bento Gonçalves

No detalhe, pode-se avistar o bairro Cidade Alta, de Bento Gonçalves.
Bairro Cidade Alta, Bento Gonçalves, RS, visto do Morro da Antena.

O espaço lá em cima é amplo e convidativo. Muitas pessoas fizeram o mesmo que nós e utilizaram o Morro da Antena como destino de domingo ensolarado.
Bento Gonçalves, RS

A vista das parreiras, marrons e retorcidas no inverno, mas verdes e cheias de vida na época da vindima,  contribuem para tornar este lugar realmente magnífico. O passeio no Morro da Antena pode complementar o seu roteiro pelo Vale dos Vinhedos, tornando-o mais diversificado.
Bento Gonçalves, RS, região da uva e do vinho

O Morro da Antena não possui estrutura como banheiros, lixeiras, bar ou restaurante, o que pode abreviar o tempo de permanência do visitante, mesmo assim, é uma opção para aqueles momentos incríveis, em contato com belas paisagens da Serra Gaúcha ou após um delicioso almoço, em um dos excelentes restaurantes da região. Aproveite e desfrute deste belo lugar, contemple o pôr do Sol, mas lembre-se que para mantê-lo sempre atraente, o lixo produzido deve ser levado consigo e não depositado no chão ou em qualquer lugar. 
Acesse nossa página no Facebook e confira fotos e fatos deste e de outros lugares incríveis da nossa região. Se você gostou desta matéria e das demais publicadas neste blog, acesse o link na parte superior de sua tela, inscreva-se e receba novidades sobre turismo regional toda a semana, em seu e-mail. Você irá se surpreender com a quantidade de lugares incríveis que existem por aí. Prestigie nossos pontos turísticos locais e divirta-se!


Até a próxima!


Ir ao resumo



Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR