Vinícolas de Bento Gonçalves: Cainelli

O local:

Uma das principais atividades econômicas de Bento Gonçalves é a vitivinicultura. Não por acaso, a segunda maior cidade da Serra Gaúcha é considerada a Capital Nacional do Vinho e tem, em seu principal acesso, uma pipa pórtico.
Mas a bebida Di Bacco não representa apenas um produto fabricado e ali comercializado. O enoturismo também faz parte da identidade de Bento Gonçalves e de toda a Serra Gaúcha. Mas não pense no enoturismo como uma simples visitação e degustação de vinhos. Graças a ele, as vinícolas são lugares convidativos aos visitantes, algumas oferecendo até programações temáticas, de cunho cultural e folclórico, a fim de tornar a visitação ainda mais divertida e instigante.
Localizada às margens da BR-470, na localidade de Tuiuty, em Bento Gonçalves, a Vinícola Cainelli está entre esta lista de vinícolas da Serra Gaúcha que optaram em não ser simples estabelecimentos que comercializam bebidas. Trata-se de um lugar em que o visitante é recebido com todos os mimos de que tem direito.
Casarão da Família Cainelli, Serra Gaúcha

Onde fica:

A Vinícola Cainelli localiza-se às margens da BR-470, em Bento Gonçalves, no sentido a Veranópolis, pouco antes da descida da Serra do Rio das Antas. Ela faz parte do Roteiro do Vale do Rio das Antas, que reúne enoturismo, gastronomia e belas paisagens. Ver detalhes

O que fazer:

Ao chegar à vinícola, já ficamos impressionados com o belo casarão antigo, de madeira e com porão de pedras, bem ao estilo dos imigrantes italianos. A fim de oferecer uma experiência diferenciada em enoturismo, a Família Cainelli oferece uma programação temática, preservando seu italianismo e apresentando-o ao público. Como resultado, a vinícola vai além de um simples estabelecimento que comercializa vinhos e demais produtos derivados da uva. Trata-se de um passeio de cunho gastronômico e também cultural.
Casarão da Família Cainelli, Serra Gaúcha

No porão da casa, funciona o varejo da família, onde são comercializados vinhos, espumantes, sucos e destilados. A adega rústica apresenta uma diversidade de rótulos, entre vinhos finos e de mesa, espumantes brut, moscatel e demi-sec, além de sucos e da grappa, bebida de origem italiana, resultante da destilação de sub-produtos da uva.
Adega Cainelli, Vale do Rio das Antas, Serra Gaúcha

O casarão, além de servir de sede da vinícola, também é o museu da família, onde encontram-se expostas peças e utensílios utilizados pelos imigrantes italianos. A vinícola, inaugurada em 1929, fechou na década de 70, porém, suas memórias foram preservadas, a ponto de ser reaberta em 2004 pelo proprietário, Roberto Cainelli.
Museu da Família Cainelli, Serra Gaúcha

A mobília antiga dá um ar de rusticidade e aconchego.
Museu da Família Cainelli, Serra Gaúcha

No andar superior, encontra-se ferramentas e utensílios do dia-a-dia dos imigrantes italianos. 
Museu da Família Cainelli, Serra Gaúcha

Esta prensa era utilizada até o início do século XX, para espremer os grãos de uva. O passo seguinte era a separação do suco.
Museu da Família Cainelli, Serra Gaúcha

A semeadeira aumentava a produtividade do plantio, além de facilitar o controle do distanciamento entre cada cova de sementes.
Museu da Família Cainelli, Serra Gaúcha

A antiga balança de régua e ponteiro era vista até o final do século passado, em mercearias. Um belo exemplar que marcou época.
Museu da Família Cainelli, Serra Gaúcha

A mesa posta é uma das características dos imigrantes italianos. Aliás, o povo italiano tem, em sua essência, o hábito de comer bem, para se ter saúde para trabalho árduo do meio rural. O cheirinho do pão que a nona preparava no forno de barro, associado ao aroma da uva, dos derivados de leite e dos embutidos, tornavam este ambiente simplesmente mágico.
Museu da Família Cainelli, Serra Gaúcha

Tudo aqui remete à simplicidade, assim como era no início do século XX.
Museu da Família Cainelli, Serra Gaúcha

O chapéu do nono, o espelho e a rama de marcela caracterizam bem o ambiente de época.
Museu da Família Cainelli, Serra Gaúcha

Durante a vindima, nos meses de fevereiro e março, este espaço é utilizado para a pisa da uva. Uma experiência diferente e única, para o visitante. Também na época da vindima, são oferecidos passeios sob as parreiras, com a degustação das uvas.
Espaço para a pisa da uva, durante a vindima

As memórias são caprichosamente preservadas e estão presentes até no jardim da casa.
Museu da Família Cainelli, Serra Gaúcha
Museu da Família Cainelli, Serra Gaúcha

O roteiro do Vale do Rio das Antas, em Bento Gonçalves, é encantador e delicioso!
Rota do Vale do Rio das Antas, Serra Gaúcha

Aos finais de semana, são organizados eventos temáticos, algo que torna a visitação ainda mais atraente. Durante a vindima, a programação inclui pisa da uva, passeio de "Wine Tuc" e colheita e degustação de uvas. Após a colheita simbólica, é servido um lanche, o "Merendim", que é uma farta mesa, repleta de produtos coloniais da região. Um espetáculo!
Casarão da Família Cainelli, Serra Gaúcha
  
O Wine Tuc é uma carreta agrícola adaptada para transportar passageiros. Um passeio original, divertido e que rende muitas histórias.
Passeio de Wine Tuc

Em um ambiente divertido como este, não há como não entrar no ritmo da Tarantela. 
Passeio de Winw Tuc

Em frente à casa, um deck foi montado para servir de local para Happy Hour.
Deck na entrada da vinícola

E para encerrar o passeio, nada melhor do que um brinde!
Happy Hour Cainelli

Ao longo do ano, a Cainelli oferece 3 modalidades de passeios: a visita ao museu, visita com degustação e passeio de Wine Tuc (sob agendamento). Nos meses de fevereiro e março, a programação é voltada para a vindima. Para mais informações sobre visitação, programação, agendamento e valores da visitação à Vinícola Cainelli, acesse o site www.vinicolacainelli.com e www.facebook.com/vinicolacainelli. Agradecemos à Família Cainelli pela recepção cordial e excelente atendimento.
Acesse nossa página no Facebook e confira mais fotos deste e de outros lugares incríveis da nossa região.
Se você gostou desta matéria, inscreva-se no site e receba novidades toda a semana, em seu e-mail.

Até a próxima!


Ir ao resumo




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR