Nova Petrópolis: gastronomia e folclore, atrações o ano todo

O local: 

Nova Petrópolis é conhecida como jardim da Serra Gaúcha. Trata-se de uma das cidades mais europeias do Brasil, com seu casario em estilo enxaimel e paisagens formadas de vales e montanhas. Além de suas belezas naturais e arquitetônicas, esta encantadora cidade de pouco mais de 20 mil habitantes possui uma agenda repleta de eventos, que acaba atraindo turistas durante o ano todo.
Parque Aldeia do Imigrante, Nova Petrópolis, RS

Onde fica:

A maior parte dos eventos da cidade são realizados na Praça das Flores, no Centro de Eventos, na Rua Coberta e no Parque Aldeia do Imigrante, no Centro. Porém, há eventos, também, em algumas localidades do interior, como a Linha Imperial, Linha Brasil e até no Ninho das Águias.

O que fazer:

A seguir, estão listados os principais eventos de Nova Petrópolis.

Verão no Jardim da Serra Gaúcha (janeiro a março):

Parque Aldeia do Imigrante

Evento que se estende de janeiro a março, trata-se da promoção de atividades ao ar livre, como caminhadas, pedaladas, prática de esportes, yoga, voo livre e corrida. Tudo para propiciar o contato com a natureza e a contemplação das belezas naturais do município, além de promover hábitos saudáveis. Aos finais de semana, as atividades são acompanhadas de música típica alemã. As principais atividades do Verão no Jardim da Serra Gaúcha são realizadas em diversas localidades do interior do município.

Festa do Figo (fevereiro):

No mês de fevereiro, as comunidades de Linha Brasil e Linha Araripe promovem a festa que comemora a colheita do figo. O evento também reúne expositores de diversos produtos da região, dentre frutas, verduras, grãos, legumes e produtos coloniais diversos. Uma festa que exalta a produção rural e os deliciosos doces de figo.

Magia da Páscoa (semana da Páscoa):

Evento de Páscoa na Praça das Flores

Como o chocolate é uma das especialidades da região, a Páscoa não poderia passar em branco. Em Nova Petrópolis, o evento que celebra a chegada da Páscoa ocorre durante a Semana Santa e envolve a encantadora decoração temática, além de apresentações e espetáculos lúdicos, caça aos ovinhos, enfim, diversas atrações para as crianças. Para os adultos, também não faltam atrações, como as atividades religiosas e a colheita da marcela, no alvorecer. As principais apresentações temáticas de Páscoa são realizados na Rua Coberta e na Praça das Flores.

Festimalha (abril e maio):

A Festimalha é um evento organizado pela indústria e comércio de Nova Petrópolis e tem por objetivo apresentar ao público o produto que representa mais uma das especialidades da região: as malhas. Realizado nos meses de abril e maio, no Centro de Eventos do município, o evento é uma oportunidade para o público geral adquirir as peças de malha dos diversos expositores, além de acompanhar desfiles de moda, apresentações e até degustar  cervejas artesanais.

Festival Sabores da Colônia (junho):

Restaurante no Parque Aldeia do Imigrante

Uma terra que se desenvolveu através da agricultura familiar e do trabalho rural, certamente, cultiva e conserva estes valores. Assim é o Festival Sabores da Colônia, um evento anual gastronômico e folclórico, realizado no Parque Aldeia do Imigrante e que movimenta os meses de junho. Músicas, danças, feira de artesanato, de produtos coloniais e de cervejas artesanais são as principais atrações deste evento.

Rural Show (julho):

Produção rural de Nova Petrópolis

O Rural Show, antes chamado de Agroshow, é um evento bienal que tem o objetivo de promover a produção, a agricultura familiar e a pecuária do município. O Rural Show é realizado no Centro de Eventos e conta com um grande e variado número de expositores.

Festival Internacional do Folclore (julho):

Apresentações folclóricas germânicas

Promovido pela Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, em parceria com a Prefeitura de Nova Petrópolis, o Festival Internacional do Folclore visa reunir culturas de diferentes países, trazendo-as para o alcance do público geral. Um espetáculo de danças, músicas, competições, gastronomia e artesanato, num evento fascinante e divertido. As principais apresentações deste evento são realizadas na Rua Coberta, na Praça das FloresParque Aldeia do Imigrante e Linha Imperial.

Chefs Gourmet (agosto e setembro):

O Chefs Gourmet é um evento gastronômico realizado no final de agosto e início de setembro, no Centro de Eventos. Cervejas artesanais, vinhos e o melhor da culinária germânica são as principais atrações do evento.

Kerb im Tannenwald (setembro):

Café rural

Este evento tipicamente germânico é realizado nos meses de setembro, na comunidade de Pinhal Alto e tem, como principais atrações, músicas típicas, desfiles, apresentações artístico-culturais, além de uma divertida competição de jogos germânicos. O ponto alto dos jogos germânicos são as competições de chopp em metro.

Frühlingsfest - Festival da Primavera (setembro):

Flores expostas

A chegada da Primavera é bastante celebrada na Alemanha. Também pudera! Após meses de frio e neve, o retorno das cores e perfume das flores e do cantar dos pássaros merece ser celebrado! Em Nova Petrópolis, o Festival da Primavera ocorre na segunda quinzena de setembro, na Rua Coberta, ao lado da Praça das Flores e é mais um dos costumes herdados pelos descendentes de imigrantes alemães. É mais uma oportunidade para aproveitar as atrações culturais e gastronômicas que a cidade oferece.

Natal no Jardim da Serra Gaúcha (novembro e dezembro):

Um dos principais eventos de Nova Petrópolis ocorre nos meses de novembro e dezembro. Nesta época, o espírito natalino entra em cena, com desfiles temáticos, apresentações natalinas e a tradicional chegada do Papai Noel. O show de luzes e ornamentação é um espetáculo a parte e encanta adultos e crianças. As principais apresentações natalinas ocorrem na Rua Coberta e na Praça das Flores.


São vários os motivos para você aproveitar o Jardim da Serra Gaúcha. Então, já reservou espaço em sua agenda?


Ir ao resumo





Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR