Alles Blau, Igrejinha, RS: quando um posto de combustíveis vira atração turística

O local:

Um posto de combustíveis! Pois bem, é só força de expressão. Não se trata apenas de um posto de combustíveis, mas sim um espaço para eventos com amplo estacionamento, um restaurante em um contêiner, um shopping a céu aberto e uma igrejinha de conto de fadas. Ah, também tem um posto de combustíveis! Esta atração localiza-se na pequena e simpática cidade de Igrejinha, RS.
O Alles Blau é mais do que um simples parador, é um espaço com variadas atrações, às margens da ERS-115, rodovia que passa pelas cidades de Taquara, Igrejinha, Três Coroas e Gramado. Um local acolhedor, idealizado pela família Gings, de origem alemã. Aliás, o nome Alles Blau é uma gíria alemã que, traduzida literalmente, significa "tudo azul", mas que tem a intenção de afirmar que está tudo bem.
Igrejinha Mãe Santíssima, Igrejinha, RS

Onde fica:

Igrejinha é uma cidade de cerca de 35 mil habitantes, localizada aos pés da Serra Gaúcha e há 82 quilômetros de Porto Alegre. Seu principal acesso se dá pela ERS-115, rodovia que inicia em Taquara, no Vale do Paranhana e segue até Gramado, na Serra Gaúcha. O Alles Blau localiza-se no Km 6,5 da ERS-115, em local privilegiado, pois está há apenas 37 quilômetros de Gramado e há 18 dos Templos Budistas de Três Coroas. Ver detalhes
Entrada do Posto Alles Blau, Igrejinha, RS

O que fazer:

Na entrada do estacionamento, ao lado do Shopping a Céu Aberto, a escultura em homenagem ao casal Grings. No detalhe, um amplo e convidativo espaço para eventos. No shopping, lojas de calçados e artefatos em couro, especialidade da região, são a principal atração.
Shopping a céu aberto

Antes da indústria couro-calçadista, agricultura e a agropecuária foram a base do desenvolvimento da economia na região. Seus detalhes estão presentes na decoração do local e além de contar um pouco da história dos imigrantes, dão um elegante ar de rusticidade.
Paisagismo do Alles Blau

O casal Almiro e Erna Grings estão presentes nesta bela escultura.
Escultura em pedra-grês do casal Grings

O elegante restaurante Madero, instalado em um contêiner, é uma das atrações gastronômicas.
Restaurante Madero Container

Algumas esculturas talhadas em pedra-grês ornamentam os belos jardins do entorno do Alles Blau.
Esculturas em pedra-grês no jardim do parador

No centro da alameda, placas homenageiam o casal Grings.
Placas em homenagem ao casal Grings

A alameda conta com amplo espaço e belos canteiros floridos. Um ótimo espaço de lazer.
Estacionamento no Alles Blau

Ao lado do hotel, as flores garantem a beleza e o aconchego.
Estacionamento ao lado do Hotel Ibis, Igrejinha, RS

A Igreja Mãe Santíssima é uma daquelas edificações que parecem até ter saído dos contos de fadas. Sua arquitetura, com paredes levemente curvadas, é algo encantador e fora do comum.
Igrejinha Mãe Santíssima, Igrejinha, RS

A igrejinha encontra-se aberta a visitação e também é alugada para eventos, como casamentos e outras celebrações. 
Igrejinha Mãe Santíssima, Igrejinha, RS

Em datas comemorativas, como Natal e Páscoa, o local ganha decoração especial e até brinquedos infláveis, para entreter a criançada.
Igrejinha Mãe Santíssima, Igrejinha, RS

Mas não é a igrejinha Mãe Santíssima a responsável pelo nome da cidade. O nome surgiu ainda antes da emancipação política do município, pois em seu território, foi construída a primeira igreja da região, em 1863. Por ser rota de tropeiros, que partiam do sul do estado em direção a Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a igrejinha de madeira era simbólica, por ser, até então, a única do Vale do Paranhana.
Igrejinha Mãe Santíssima, Igrejinha, RS

Em outubro, Igrejinha vira palco da Oktoberfest, uma das maiores do estado. A festa de origem germânica atrai milhares de turistas à região. Além disso, a cidade possui suas próprias atrações, como cervejarias e o Morro da Pedra Alta, local com vista panorâmica da região e rampa de voo livre.
O Alles Blau é um espaço completo, tanto para abastecer seu carro, quanto para realizar sua refeição e, quem sabe, fazer umas compras. Além disso, sua proximidade com cidades turísticas importantes da região, como Gramado, Canela e Três Coroas, torna este local estratégico e com diárias mais em conta.
Em um raio de 50 quilômetros de Igrejinha, localizam-se pontos turísticos importantes, como os Templos Budistas de Três Coroas, Gramado com todos seus encantos, São Francisco de Paula, além dos belos parques de Canela: Cascata do Caracol, Parque da Ferradura e o Parque dos Paredões. Para mais informações sobre o Alles Blau, acesse o site http://www.allesblau.com.br/.
Visite nossa página no Facebook e confira mais fotos deste e de outros lugares incríveis do Sul do Brasil. Se você gostou desta matéria, inscreva-se no link no alto da tela e receba, semanalmente, novidades sobre turismo regional em seu e-mail. 

Até a próxima!






Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR