Uvas, vinhos e paisagens magníficas: Casa De Bastiani, Nova Roma do Sul

O local:

A Casa De Bastiani não é apenas uma propriedade particular, onde se produz uvas, vinhos e destilados. Trata-se de uma casa de portas abertas para o turismo em Nova Roma do Sul, tudo para que os visitantes vivenciem o dia-a-dia em um ambiente rural, em contato com produtos coloniais, belezas naturais do local e principalmente, com a recepção cordial dos anfitriões e com a cultura italiana.
O turismo rural na região não é novidade e vem sendo divulgado principalmente na principal festa da cidade, a La Prima Vendemmia, ou a primeira vindima, o início da colheita da uva. E as famílias da região parecem ter descoberto a química entre a vindima e o turismo rural. Não por acaso, o fruto da videira é tão festejado, afinal, compõe a base da economia local, seja in natura, seja em forma de seus derivados mais nobres, como os vinhos, sucos e espumantes, seja em forma de um delicioso passeio para degustar uvas sob os parreirais.
Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

Como a vindima é uma atividade sazonal, algumas famílias acabam promovendo outras atividades, além da produção, para manter suas propriedades sempre em atividade. É aí que entra o turismo rural, algo muito comum em cidades como Flores da Cunha e Bento Gonçalves, também na Serra Gaúcha, mas que vem se difundindo em diversos municípios da região. A visitação é sempre um passeio divertido. No caso da Casa De Bastiani, o passeio é  acompanhado de degustação de vinhos, sucos e destilados produzidos pela família, além de uma deliciosa tábua com queijo, salame, copa e polenta "brustolada"!

Onde fica:

A Casa De Bastiani localiza-se na Linha Carlos Leopoldo, 2450, interior de Nova Roma do Sul. Para quem chega à cidade, é só acessar a Rua Engenheiro Carlos Leopoldo, ao lado da igreja, sentido a Veranópolis. Do centro da cidade até a propriedade, são cerca de 5 quilômetros. São 2 quilômetros de estrada pavimentada até o trevo com 3 saídas,  sendo o caminho para Veranópolis, sinalizado por placas, à direita. O caminho da Casa De Bastiani é pela saída do meio, onde restante do trecho até a propriedade é por uma estradinha de chão, porém, em boas condições. Ver detalhes

O que fazer:

As visitas à propriedade devem ser agendadas através da página da família no Facebook (www.facebook.com/vinicoladebastiani) ou pelo telefone (54) 99995-5778. Na recepção, somos saudados pela família, toda trajada, tal qual os imigrantes italianos, no final do século XIX. A chegada é ao ritmo da Tarantela!  Na primeira parte do passeio, seguimos por uma estradinha, dentro da propriedade, até o topo do morro.
Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

Como a subida é íngreme, o trajeto é feito a bordo da carreta (o carretón), puxada por um trator. À medida que subimos, a vista vai ficando mais interessante.
Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

Nosso primeiro destino encontra-se após este portão.
Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

Chegando ao topo do morro, a vista é incrível!
Mirante na Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

O Rio da Prata, um dos principais afluentes do Rio das Antas e que delimita os municípios de Nova Roma do Sul, Veranópolis e Bento Gonçalves, circunda as majestosas montanhas da Serra Gaúcha, formando uma paisagem de tirar o fôlego.
Vista do Rio da Prata na Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

O mirante permite uma vista de 180°, incluindo, no campo de visão, as cidades de Bento Gonçalves e Veranópolis.
Mirante na Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

Junto ao mirante, há esta curiosa estrutura, descrita pelo anfitrião como pirâmide de energia. Segundo ele, as pessoas que permanecerem sobre a pirâmide recebem uma energia especial.
Pirâmide de energia, Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

Após alguns minutos contemplando a bela vista do mirante, retornamos à vinícola, onde o passado e o presente se misturam.
Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

A decoração remete à rusticidade dos tradicionais porões de pedra.
Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

Mas o que impressionou mesmo foi esta mesa, repleta de delícias. Não podia faltar o salame, copa, queijo, a polenta "brustolada", doce de uva, além de vinhos e sucos.
Mesa posta na Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

Após a pausa para o lanche, uma visita aos parreirais.
Passeio sob as parreiras na Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

A linha tênue que aproxima a rusticidade da elegância e do aconchego é bem utilizada no local.
Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

Artefatos antigos, alguns da época dos imigrantes, ornamentam a propriedade, além de tornar o ambiente familiar e aconchegante.
Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

Ao lado da casa da família, há este relógio do corpo humano, onde cada planta medicinal é apresentada como solução para diferentes enfermidades, além do horário em que seus efeitos benéficos se potencializam.
Relógio do Corpo Humano, Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

Por último, a visita chega ao varejo, onde são oferecidos inúmeros tipos de produtos coloniais, como queijos, embutidos, biscoitos, vinhos, sucos e espumantes. 
Cantina na Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

A rusticidade segue em foco. Neste canto do varejo, a ambientação mais parece um museu.
Vinícola De Bastiani, Serra Gaúcha

E assim, o passeio na Casa De Bastiani chega ao fim. Um programa repleto de surpresas e sabores, mas onde a hospitalidade é o elemento central. Agradecemos à família De Bastiani pelas agradáveis horas proporcionadas!
Não deixe de visitar nossa página no Facebook e conferir mais fotos deste e de outros lugares incríveis da nossa região.
Se você gostou da matéria, inscreva-se no link no alto de sua tela e receba semanalmente, em seu e-mail, dicas sobre destinos turísticos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em breve, acrescentaremos o estado do Paraná em nosso leque de opções.
Valorize o turismo regional. Além de ser instigante e emocionante, ajuda a aquecer a economia local.

Até a próxima!


Ir ao resumo



Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR