Erechim, RS: bem vindo à Capital da Amizade

O local:

"Quem passar pelo planalto com certeza
ao olhar para a mais bela natureza
há de ver campos de mel de guamirim
vai provar o mate da hospitalidade
vai levar no coração uma saudade
e a vontade de voltar pro Erechim."
                                   (Os Monarcas)

Não é exagero! Conforme o refrão da música, Erechim é mais do que a maior cidade da região do Alto Uruguai, região de planalto que circunda o grandioso Rio Uruguai. Erechim é reconhecida como a Capital da Amizade, pela sua hospitalidade. Aliás, quase tudo na cidade remete a uma conversa, em uma boa roda de chimarrão! Até porque a cidade possui diversas fábricas ervateiras. Mas isso é só um detalhe da região!
Erechim é um termo indígena Caingangue que significa "campo pequeno". Uma cidade com cerca de 100 mil habitantes, basicamente de origem italiana, alemã, polonesa, judaica, além dos primeiros habitantes da região serem os povos indígenas Caingangues e Guaranis.
Às vésperas de completar seu centenário de emancipação política (em maio de 2018), Erechim tem o vigor de uma cidade jovem, além de ser bonita e elegante, com suas avenidas centrais largas, amplos canteiros centrais e arborização que forma, em alguns pontos, verdadeiros túneis verdes. As suas principais avenidas centrais convergem para uma rotatória ornamentada pela Praça da Bandeira, em frente à Prefeitura e ao Castelinho.
Erechim, rodeada de campos verdes, também é a cidade do Clube Esportivo e Recreativo Atlântico, um dos principais clubes de Futsal, que disputa a Liga Nacional.
Castelinho, bela edificação de madeira no Centro de Erechim

Onde fica:

Erechim localiza-se no norte do Rio Grande do Sul. Suas principais rodovias de acesso são a BR-153, para quem vem de Santa Catarina e a RS-135, para quem parte de Passo Fundo. É uma região de planalto, com altitudes médias de 650 a 700 metros acima do nível do mar. Por não ser muito acidentada, favorece o cultivo de soja e milho, principais culturas da região. Ver detalhes 

O que fazer:

Iniciamos nosso passeio pelo final da cidade. Ao final da Avenida Maurício Cardoso, em um local conhecido popularmente como Morro da Cegonha, tem-se uma bela vista do planalto do Alto Uruguai Gaúcho.
Bela vista do planalto do Alto Uruguai

Partindo dali, os amplos canteiros centrais mais parecem faixas contínuas de praças, entre as pistas da avenida. Isso a torna convidativa para uma caminhada.
Avenida Maurício Cardoso, com amplo canteiro arborizado

Além da sombra das árvores, os canteiros centrais são dotados de bancos, onde erechinenses e visitantes sentam-se para repousar, conversar e tomar um bom chimarrão!
Avenida Maurício Cardoso com amplo canteiro central arborizado

Seguindo pela Avenida Maurício Cardoso, você encontrará este blindado, modelo X-I, que descansa e ornamenta a Praça Boleslau Skorupski, após ser aposentado e doado pelo Exército Brasileiro, em 2005, em homenagem aos 25 anos da Associação dos Reservistas de Erechim.
Blindado exposto no Centro de Erechim

Uma destinação louvável para o imponente veterano de guerra. Cabe lembrar que não é permitido subir no veículo.
Blindado exposto no Centro de Erechim

Em frente ao blindado, no canteiro central da avenida, há um monumento em homenagem ao herói da Inconfidência, Joaquim José da Silva Xavier, ou somente Tiradentes.
Monumento a Tiradentes

Ainda na Avenida Maurício Cardoso, encontra-se a bela Praça da Bandeira, que ornamenta a rotatória central da cidade, em frente à Prefeitura. Ali, é dada a largada simbólica para o Rally Internacional de Erechim, competição realizada desde 1998 e que, atualmente, representa um dos principais eventos esportivos da cidade. Na semana do Rally, a cidade recebe muitos turistas que, juntamente com as equipes da competição, lotam a farta rede hoteleira existente. Em 2018, a competição será realizada no mês de maio e fará parte das comemorações do centenário da cidade.
Flores na Praça da Bandeira

Na praça, você encontrará o busto a carta testamento do ex-presidente da República, Getúlio Vargas.
Carta testamento de Getúlio Vargas

Em frente à Praça da Bandeira, esta edificação, construída em madeira em 1915, conhecida como Castelinho, é o prédio público mais antigo da cidade. A bela edificação centenária é um dos símbolos da cidade. Mesmo que temporariamente fechado para visitas, por se encontrar em processo de restauração, o Castelinho, tombado em 1988 pelo Patrimônio Histórico do Estado do Rio Grande do Sul, impressiona por seus detalhes arquitetônicos, de traços europeus.
Castelinho, Centro de Erechim

Na Avenida Sete de Setembro, também no Centro, encontra-se a Praça Jaime Lago, dotada de pracinha para as crianças, academia da terceira idade e um palco, onde frequentemente são realizados eventos e apresentações artísticas.
Praça Jaime Lago, Centro de Erechim

Em frente à Praça Jaime Lago e ao Colégio Estadual Haidee Tedesco Reali, outro veterano repousa, em forma de monumento: o avião North América T-6, utilizado antes em apresentações da Esquadrilha da Fumaça. O mesmo foi doado ao Município na década de 70 e passou a fazer parte da paisagem urbana, como um dos monumentos mais interessantes da cidade.
Avião na Praça Jaime Lago, Centro de Erechim

Recentemente revitalizado, o Parque Longines Malinowski, localizado na Rua Pernambuco e popularmente conhecido como Mato da Comissão, é uma das principais atrações da cidade. O parque conta com pracinha para as crianças, quiosques com churrasqueiras, banheiros limpos, além de uma área de vegetação com cerca de 24 hectares, na qual, pode-se até praticar caminhada por trilhas. A entrada é gratuita e a administração do parque ainda disponibiliza cadeiras dobráveis aos visitantes. O parque ainda conta com um moderno bicicletário, com 20 bicicletas disponíveis, além de uma ciclofaixa em seu entorno.
Parque Longines Malinowski, ou popular Mato da Comissão
Fonte: P.M. Erechim.

A noite de Erechim é agitada, com seus diversos bares, pub's e também com os tradicionais bailes de interior, ótimos para quem gosta de dançar ao som de uma música de banda. 
Uma atração de destaque, no Centro da cidade, para quem gosta de jogar, é o Strike Boliche Bar, localizado na Avenida Maurício Cardoso. Trata-se de um local com pistas de boliche, mesas de sinuca, telões, além de um ambiente agradável para um happy hour.  O estabelecimento funciona de terça a sexta, a partir das 17 horas e aos sábados e domingos, a partir das 14:30.
A cidade também conta com excelentes restaurantes, dentre os que servem o tradicional buffet, até as churrascarias e pizzarias.
Erechim vista do alto

No interior do município, também há atrações e belezas naturais, como o belo Vale dos Parreirais, às margens da rodovia BR-480, no caminho para Barão de Cotegipe. Neste roteiro, várias propriedades rurais disponibilizam bons passeios e até a degustação de uvas embaixo das parreiras. Uma ótima opção de turismo rural.
Também no interior do município, seguindo pela RS-477, na localidade de Linha 2, sentido à cidade de Áurea, e depois, por mais 6,5 Km por uma estradinha sem pavimentação, encontra-se a Cascata Nazzari, um parque com balneário e área de lazer. O parque, há cerca de 13 quilômetros do Centro, funciona no período de veraneio. Ver detalhes
Cascata Nazzari

Quem conhece Erechim, não esquece, sabe que irá carregar dali saudade, além de belas recordações! Veja mais sobre turismo na Capital da Amizade no site www.pmerechim.rs.gov.br/pagina/350/pontos-turisticos.
Veja também muitas fotos de todos os destinos visitados por Viciados em Estrada em nossa página no Facebook.
Se você gostou desta matéria, inscreva-se no link, no alto da tela e receba semanalmente novidades sobre destinos turísticos da nossa região. Lembre-se que, ao valorizar nossos destinos turísticos locais, além de se divertir e descobrir locais que não perdem em nada para destinos internacionais badalados, você contribui para o desenvolvimento local, gerando emprego e renda. Pense nisso!


Ir ao resumo



Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR